Diretor de Comissão diz que exame de Jones para drogas recreativas não deveria ter sido realizado

Bob Bennett classificou o teste no campeão dos meio-pesados do UFC como ‘falha administrativa’ da entidade

Jones (foto) tem oito defesas de cinturão consecutivas. Foto: Josh Hedges/UFC

Jones (foto) tem oito defesas de cinturão consecutivas. Foto: Josh Hedges/UFC

A notícia de que Jon Jones havia sido flagrado em um exame antidoping surpresa um mês antes do UFC 182 é apenas o início de uma polêmica que parece longe de acabar. Nesta quarta-feira (7), o diretor executivo da Comissão Atlética de Nevada, órgão que requisitou o teste, Bob Bennett, classificou o exame como uma “falha administrativa” e confirmou que o caso será revisto em uma reunião futura a ser realizada pela entidade.

Veja Também

Em exame feito no dia 4 de dezembro, Jones foi flagrado com a substância benzoilmetilecgonina, um dos principais princípios ativos da cocaína. No entanto, de acordo com o regulamento da WADA, a Agência Mundial Antidoping, que é seguido pela Comissão de Nevada, a substância não é banida no período fora de competição, ou seja, 12 horas antes do evento esportivo. Assim, Jones terá mantida sua vitória contra Daniel Cormier, bem como o cinturão dos meio-pesados do UFC.

PUBLICIDADE:

Justamente pelo fato de a comissão não ter autoridade para punir um atleta pelo uso de cocaína fora do período de competição, Bennett afirmou que o exame realizado foi uma “anomalia”. Segundo ele, a entidade não deveria ter requisitado o exame para drogas recreativas naquela data. “Aquilo foi uma anomalia que será abordada no dia 12 de janeiro. Não foi algo solicitado pela Comissão de Nevada. Aquilo parece ter sido uma falha administrativa”, afirmou Bennett, em entrevista ao site norte-americano “MMA Fighting”. Bennett também revelou que Jones foi testado e aprovado em um novo teste realizado duas semanas depois, apesar de que, na ocasião, o protocolo comum foi seguido – houve testes somente para substâncias como esteroides anabolizantes, e não para drogas recreativas.

A polêmica será debatida na próxima reunião da Comissão de Nevada, na próxima segunda-feira. O assunto será o 15º item a ser discutido na pauta da reunião, classificado como: “Discussão e possível ação no que diz respeito ao programa de testes antidoping da comissão no período fora de competição.”

PUBLICIDADE:

Ainda segundo a publicação norte-americana, o resultado positivo do exame de Jones foi conhecido no dia 23 de dezembro, data aproximada em que o UFC também foi notificado do ocorrido. Contudo, Jones teria tomado conhecimento do episódio apenas depois de sua luta contra Daniel Cormier.

Dentro do chamado “período de competição”, tanto Jones quanto Cormier foram testados por duas vezes: um exame de urina pouco antes da luta, e um exame de sangue e urina logo depois. Os resultados ainda não foram divulgados. Caso Jones teste positivo novamente para a mesma substância, ele estará sujeito às punições disciplinares da Comissão de Nevada, já que se trataria de uma infração por se tratar do período de competição.

PUBLICIDADE:

[vox id=”28432″]

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4