‘Quase todo mundo usa substâncias para a performance’, diz Rickson Gracie

Lenda do jiu-jitsu apoia aumento de fiscalização com substâncias proibidas e lamenta doping de Anderson: ‘Ele sempre fez muito pelo esporte’

rickson-gracie1

R. Gracie (foto) lamentou doping de A. Silva. Foto: Divulgação

Nos últimos meses o noticiário do MMA vê com frequência a divulgação de novos casos de doping envolvendo lutadores de destaque. Só neste ano dois dos maiores nomes da história do UFC, Jon Jones e Anderson Silva, tiveram problemas com substâncias proibidas – o campeão dos meio-pesados foi flagrado com cocaína, enquanto que o brasileiro teve detectados em seu corpo anabolizantes e ansiolíticos. Apesar do cenário assustador, o veterano Rickson Gracie considera que são poucos os atletas que não se utilizam de nenhum tipo de doping.

Veja Também

Em entrevista ao site do canal “Combate”, Rickson, lenda do jiu-jitsu e do Vale-Tudo, disse apoiar o aumento da fiscalização sobre substâncias proibidas no MMA. “Quase todo mundo usa certos tipos de substâncias para a performance. As pessoas fazem isso fora ou dentro do ciclo. A quantidade de lutadores que são pegos usando substâncias ilegais está ficando dentro de uma normalidade do que existe atualmente. É chato, mas não é uma coisa que você diz ‘é o único que fez, tem que ser crucificado’. É uma coisa que não deve ser feita, mas quanto mais rigor e controle, melhor para o futuro do esporte”, comentou.

PUBLICIDADE:

Rickson lamentou o episódio envolvendo Anderson Silva, embora tenha evitado fazer qualquer tipo de julgamento sobre o ex-campeão. “Foi uma pena que isso tenha acontecido e tirado o brilho da volta dele. É um cara que sempre fez muito pelo esporte. Eu não tenho condições de avaliar de forma profunda para analisar a conduta, o moral do negócio. Vejo, simplesmente, que foi uma coisa que poderia não ter acontecido, mas que será resolvida da melhor maneira para manter o Anderson na melhor posição que ele puder ter como profissional”, analisou.

O faixa preta reconheceu que antigamente o cenário era ainda mais propício para o uso de drogas proibidas. “Antigamente havia menos controle, o olho médico não estava tão em cima. Agora, a peneira está mais eficiente no sentido de pegar todos os tipos de drogas que as pessoas usam. A coisa está ficando difícil em termos de burlar a fiscalização. Temos de lidar com isso em todos os aspectos, sempre pensando em controlar melhor e promover um esporte saudável para os atletas e para a audiência de uma forma geral”, comparou.

PUBLICIDADE:

Por fim, Gracie disse ter certeza de que já enfrentou pelo menos um lutador que utilizava algum tipo de substância proibida. “Se eu falar o nome, vou praticamente acusar os adversários de estarem usando uma coisa que eu não tenho certeza. É algo fora da ética lançar o nome, acho que não é saudável falar. Graças a Deus, esse tipo de suporte químico que os adversários tentaram usar contra mim nunca resolveu”, brincou.

[vox id=”29238″]

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88