Para Wanderlei Silva, exames antidoping surpresa são ‘contra a Constituição’

"Cachorro Louco" se se posicionou contrário às drogas para melhora de desempenho, mas citou exemplo de anti-inflamatórios e analgésicos

Wand (foto) anunciou sua aposentadoria dias antes da punição da NSAC. Foto: Josh Hedges/UFC

Wand (foto) está aposentado e em litígio com o Ultimate. Foto: Josh Hedges/UFC

Em maio do ano passado, Wanderlei Silva se recusou a realizar um exame antidoping surpresa e acabou banido para sempre do MMA pela Comissão Atlética de Nevada. Desde então, o “Cachorro Louco”, que anunciou sua aposentadoria do MMA profissional, vem travando uma verdadeira guerra contra o UFC, para conseguir a liberação de seu contrato com a organização, e também com o órgão regulador, a fim de reverter sua punição. Em mais um capítulo da batalha, Wand não fugiu da polêmica e se posicionou contrário aos testes sem aviso prévio, apelando inclusive para uma possível inconstitucionalidade do ato.

Veja Também

“Eles estão tirando nossos direitos como cidadãos. O exame precisa ser feito no dia da competição. Você precisa estar no mesmo nível de seu adversário no dia da luta. Isso vai contra a Constituição. Não existe essa lei. Eles não são atletas e não sabem pelo o que nós passamos para poder lutar e dar show”, disse Wand, em entrevista ao site norte-americano “MMA Fighting”. “Ouvi falar de algumas coisas que a Comissão fez aos lutadores. Parece que eles apareceram às 6h50 na casa de um campeão para testá-lo. Que m… é essa? É uma piada? Também ouvi dizer que eles fizeram um atleta famoso tirar toda a roupa na frente de todo mundo para testá-lo. O que é isso? Estamos sendo violados”, completou.

PUBLICIDADE:

Wand se disse expressamente contra o uso de esteroides anabolizantes ou outras drogas para aumento de performance (as PEDs), mas disse discordar da restrição a outros medicamentos, como analgésicos ou anti-inflamatórios. “Se eu vou lutar hoje, preciso estar limpo hoje. Existem anti-inflamatórios e analgésicos que são considerados doping, mas não são. Sou contra esteroides, eles são ruins. Mas o lutador tem o direito de fazer o que quer fora do período de competição. É o direito dele. Você não pode se intrometer na vida dele e tirar seu sangue para ver o que ele anda fazendo. Sou contra qualquer tipo de droga e esteroides, mas o atleta tem o direito a uma vida privada. Ele precisa estar limpo no dia da competição. Fora desse dia, é a vida dele”, decretou.

Aos 38 anos, Wanderlei Silva possui um cartel de 35 vitórias, onze derrotas, um empate e uma luta sem resultado. Ex-campeão do extinto PRIDE, Wand não luta desde 2013, quando nocauteou Brian Stann na luta principal do UFC Japão. No Ultimate desde 2007, Wanderlei não chegou a fazer sua despedida oficial do octógono, pois o duelo contra o treinador rival no TUF Brasil 3 Chael Sonnen jamais saiu do papel. Atualmente, o “Cachorro Louco” tenta um recurso contra a decisão da Comissão Atlética de Nevada de bani-lo para sempre do MMA no estado, e consequentemente em diversas outras regiões que seguem as resoluções do principal órgão regulamentador do esporte.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88