Injeção que Anderson tomou é parecida, mas não provocou doping

Anti-inflamatório Dexalgen tem características semelhantes, porém não pode se converter em Drostanolona e em Androsterona, substâncias encontradas nos exames do Spider

A. Silva (foto) fez sua primeira publicação nas redes sociais após ser flagrado no antidoping. Foto: Josh Hedges/UFC

A. Silva (foto) aguarda seu julgamento junto a NSAC, que está marcado para maio. Foto: Josh Hedges/UFC

Durante o terceiro episódio do The Ultimate Fighter Brasil 4, exibido na madrugada do último domingo (19), foi ao ar o momento em que Anderson Silva recebe a tão aguardada notícia de seu doping. Durante a cena, na qual conversa por telefone com seu empresário Ed Soares e posteriormente com o preparador físico Rogério Camões, o Spider nega o uso de substâncias ilegais Drostanolona e Androsterona, mas admite ter tomado injeções do anti-inflamatório “Dexalgen”. A princípio, imaginou-se que o uso do medicamento pudesse ter uma relação com o teste positivo do lutador, mas a relação está completamente descartada.

Veja Também

Quem garante isso é a farmacêutica Maria Eline Matheus, que, em entrevista ao site do canal “ESPN Brasil”, explicou que a composição do “Dexalgen” até é semelhante a das substâncias pelas quais o Spider foi flagrado no exame, mas que não é e nem pode se transformar nelas.

PUBLICIDADE:

“O Dexalgen é classificado como anti-inflamatório esteroidal (AIES) porque contém a substância Dexametasona, que pertence a família dos corticosteróides, mais especificamente, aos glicocorticóides, estes, sim, apresentando efeito anti-inflamatório. Além dela, o remédio contém também a vitamina B12, extremamente importante como um ‘combustível’ bioquímico, e a dipirona, um excelente antitérmico-analgésico, mas desprovido de efeito anti-inflamatório”, contou Marie Eline. “As substâncias Drostanolona e Androsterona são esteroides anabolizantes, ou seja, apresentam uma estrutura molecular esteroidal semelhante à Dexametasona. Mas a molécula da dexametasona não se transforma em Drostanolona e em Androsterona“, completou.

Por isso mesmo, a tendência é que a estratégia da defesa de Anderson Silva se concentre na contaminação acidental por meio de suplementos ou outras substâncias que o lutador possa ter ingerido durante sua preparação para o UFC 183, como o próprio Spider deu a entender em algumas das raras vezes em que falou publicamente após o escândalo. O julgamento de Anderson, que está suspenso temporariamente pela Comissão Atlética de Nevada, foi adiado pela segunda vez e deverá acontecer somente no mês de maio. Na ocasião serão discutidas eventuais punições ao lutador, que podem incluir multa em dinheiro, suspensão das atividades relacionadas ao MMA e a reversão da vitória sobre Nick Diaz em um No Contest (luta sem resultado).

PUBLICIDADE:

Doping de Anderson Silva

No dia 3 de fevereiro, poucos dias após vencer Nick Diaz no UFC 183, foi anunciado que Anderson Silva havia testado positivo para os esteroides anabolizantes drostanolona e androsterona em exame antidoping surpresa realizado no dia 9 de janeiro. Um segundo exame, feito no dia 19 do mesmo mês, não apresentou nenhum traço de substância ilegal. No exame pós-luta, no entanto, Anderson voltou a testar positivo para anabolizantes e, além disso, também para dois ansiolíticos, Oxazepam e Temazepam, remédios geralmente usados para combate da insônia e distúrbios do sono.

[vox id=”29238″]

PUBLICIDADE:
Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88