UFC 187: Após longa espera, Belfort finalmente desafia Weidman pelo cinturão dos médios

Brasileiro e norte-americano faz luta co-principal do evento encabeçado por Daniel Cormier x Anthony Johnson, disputando o cinturão vago dos meio-pesados

Belfort (dir.) e Weidman (esq.) finalmente vão duelar no octógono. Foto: Brendon Magnus/UFC

Belfort (dir.) e Weidman (esq.) finalmente vão duelar no octógono. Foto: Brendon Magnus/UFC

A luta principal do UFC 187, que acontece neste sábado (23) em Las Vegas (EUA), é entre Anthony Johnson e Daniel Cormier, mas os fãs brasileiros só têm olhos para um duelo: a luta co-principal da noite entre Vitor Belfort e Chris Weidman. Mas também pudera. Além de ser a chance de mais um cinturão para o Brasil na maior organização de MMA do planeta, o duelo vem sendo antecipado há quase um ano e meio.

AO VIVO: Acompanhe o UFC 187 e a luta entre Vitor Belfort x Chris Weidman

PUBLICIDADE:

Belfort foi anunciado como adversário de Weidman logo após a vitória do norte-americano na revanche contra Anderson Silva, a qual assistiu da primeira fila, em dezembro de 2013. O Tratamento de Reposição de Testosterona (TRT), ao qual o brasileiro se submetia à época, acabou sendo a causa de sua saída da luta original, agendada para maio de 2014. Após apresentar níveis hormonais elevados em um exame, o “Fenômeno” viu o tratamento ser proibido e, de quebra, perdeu a chance de disputar o título para o compatriota Lyoto Machida.

Veja Também

Passada a defesa de cinturão de Chris Weidman contra Lyoto, em julho do ano passado, Vitor resolveu sua situação com a Comissão Atlética de Nevada e um novo duelo pode ser agendado, desta vez para dezembro de 2014. A segunda tentativa da disputa, no entanto, foi suspensa após Weidman se lesionar durante os treinos. Uma terceira data para o confronto, fevereiro de 2015, também acabou cancelada, após nova lesão do norte-americano

PUBLICIDADE:

Depois de tantas adversidades, Belfort e Weidman finalmente vão dividir o octógono e o prêmio não poderia ser maior: o cinturão dos pesos médios do Ultimate. Caso fature o título, Belfort se tornaria somente o terceiro atleta na história a ostentar cinturões em duas categorias diferentes (ele já foi campeão dos meio-pesados em 2004) – os outros dois são BJ Penn e Randy Couture. Além disso, Vitor também conquistou um título do GP dos pesos pesados com apenas 19 anos, em 1997.

A tensão após tamanha antecipação ficou evidente na pesagem oficial, quando Weidman e Belfort trocaram ofensas durante a encarada e o campeão não poupou o rival em entrevista logo após a passagem pela balança. “Eu deixei o Vitor em paz esse tempo todo com os testes antidoping, mas mas quando veio esse resultado do exame de Testosterona (em que Vitor apareceu com níveis maiores que Weidman)… Eu sou 10 anos mais novo que esse cara, olha os níveis dele! Ele continua trapaceando e amanhã a noite ele vai pagar”, disparou o norte-americano, ao comentarista oficial Joe Rogan.

PUBLICIDADE:

No duelo de estilos, os principais analistas apontam as maiores chances para Belfort nos rounds iniciais, quando o brasileiro ainda terá força e explosão suficientes para conseguir um nocaute sobre o rival. Já para Weidman, o caminho das pedras é tido como a manutenção da longa distância, já que o norte-americano leva a vantagem na envergadura por 10 cm, e o controle de Vitor no jogo de quedas.

Cormier e Johnson disputam cinturão vago por J. Jones

Johnson (esq.) e Cormier (dir.) disputarão o cinturão após a saída de J. Jones. Foto: Brendon Magnus/UFC

Johnson (esq.) e Cormier (dir.) disputarão o cinturão após a saída de J. Jones. Foto: Brendon Magnus/UFC

A luta principal do UFC 187 prometia ser o duelo entre o dominante campeão Jon Jones e o renovado, e ameaçador, desafiante Anthony Johnson. Porém, após mais uma enorme polêmica envolvendo o nome de “Bones”, ele acabou perdendo seu título e, de quebra, o lugar no card deste sábado, cedendo o posto justamente a um de seus maiores rivais, Daniel Cormier, que agora duela contra Johnson pelo título vago da divisão até 93 kg.

PUBLICIDADE:

Ao contrário dos rivais do evento co-principal, ou mesmo da última disputa de cinturão na divisão de meio-pesados entre Jon Jones e Daniel Cormier, o clima entre os adversários foi ameno durante toda a preparação e os ânimos acirrados devem mesmo ficar para o octógono, quando Johnson e DC disputam o tão sonhado cinturão do Ultimate.

Sapo faz duelo de grande rivalidade com “Homem Ambulância”

Hall (esq.) e Sapo (dir.): clima esquentou na encarada. Foto: Reprodução

Hall (esq.) e Sapo (dir.): clima esquentou na encarada. Foto: Reprodução

Segundo representante brasileiro no card em Las Vegas (EUA), o mineiro Rafael Sapo terá pela frente o participante do TUF 17 Uriah Hall, que ganhou fama no reality show com o apelido de “Homem Ambulância” – devido aos nocautes brutais aplicados sobre seus adversários no torneio do programa. Na pesagem oficial ficou claro que a rivalidade entre Sapo e Hall anda acirrada, e os adversários trocaram ofensas e até empurrões quando estiveram frente a frente.]

[vox id=”26913″]

Confira abaixo a ficha técnica do UFC 187:

DATA E HORÁRIO: 23/05/2015, a partir das 20h (Horário de Brasília);

LOCAL: MGM Grand Garden, Las Vegas (Nevada), Estados Unidos;

TRANSMISSÃO: Canal Combate (Card completo), Rede Globo (Reprise, a partir de 1h20 da madrugada).

CARD PRINCIPAL

Meio-pesados: Anthony Johnson x Daniel Cormier;

Médios: Chris Weidman x Vitor Belfort;

Leves: Donald Cerrone x John Makdessi;

Pesados: Travis Browne x Andrei Arlovski;

Moscas: Joseph Benavidez x John Moraga;

CARD PRELIMINAR

Moscas: John Dodson x Zach Makovsky;

Meio-médios: Dong Hyun Kim x Josh Burkman;

Médios: Uriah Hall x Rafael Sapo;

Palhas: Rose Namajunas x Nina Ansaroff;

Meio-médios: Mike Pylex Colby Covington;

Leves: Islam Makhachev x Leo Kuntz;

Moscas: Justin Scoggins x Josh Sampo.

Leia Mais sobre: , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88