Inconsistência nos resultados de antidoping pode inocentar Anderson Silva, diz site

Segundo site do ex-campeão BJ Penn, que reproduziu depoimento do jornalista especializado Larry Pepe, duas amostras colhidas ao mesmo tempo apresentaram resultados diistintos em dois laboratórios norte-americanos

A. Silva (foto) é esperado na Comissão Atlética de Nevada a partir das 19h (horário de Brasília). Foto: Josh Hedges/UFC

A. Silva (foto) só deve ser julgado em agosto. Foto: Josh Hedges/UFC

Após quase seis meses de muita especulação, pouca informação e diversos adiamentos da audiência disciplinar na Comissão Atlética de Nevada, o caso de doping de Anderson Silva, flagrado em dois exames antes e depois da luta contra Nick Diaz no UFC 183, pode sofrer uma grande reviravolta e o Spider pode terminar até mesmo inocentado.

Veja Também

Pelo menos é isso o que garante o site norte-americano “BJPenn”, de propriedade do ex-campeão havaiano do Ultimate. Segundo a publicação, que se baseou no depoimento do jornalista de MMA e bodybuilding Larry Pepe, um dos exames nos quais Anderson foi flagrado teve uma segunda amostra, colhida no mesmo momento da original, enviada a outro laboratório e o resultado foi negativo. Diante disso, a defesa do Spider alegaria inconsistência nos resultados para pedir a diminuição da pena do atleta ou, quem sabe, até mesmo sua absolvição.

PUBLICIDADE:

“Uma fonte me informou que há conflito nos resultados do exame feito no dia da luta. O teste feito pelo laboratório SMRTL (Sports Medicine Research and Testing Laboratory) foi positivo, mas o Laboratório Quest fez um exame em uma amostra coletada na mesma noite e Anderson testou negativo. A amostra B da SMRTL está sendo testada, mas os resultados ainda não foram divulgados. De qualquer forma, eu acredito que a equipe de Anderson Silva vai usar a inconsistência dos resultados dos dois laboratórios para desqualificar o teste positivo do SMRTL, além de citar um outro exame no qual ele testou negativo do dia 19 de janeiro, na audiência junto à Comissão Atlética, sob alegação de que os resultados não são confiáveis ou, outra alternativa, que sua sentença seja reduzida”, disse Larry.

O SMRTL é uma laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA) e já esteve envolvido em outras polêmicas com resultados de testes distintos com o Laboratório Quest. O caso mais recente foi o de Nick Diaz, também visando o UFC 183, que viu sua mesma amostra testar tanto positivo, no Quest, quanto negativo, no SMRTL, para maconha. Além disso, o Laboratório Quest foi um dos pivôs da polêmica envolvendo o veterano Cung Le, flagrado no antidoping e suspenso por 12 meses, mas inocentando pouco depois devido a problemas na execução dos testes.

PUBLICIDADE:

Apesar da intitulada “inconsistência nos resultados” do exame pós-luta de Anderson Silva, este não foi o único teste no qual o brasileiro foi flagrado. No dia 9 de janeiro, cerca de três semanas antes do UFC 183,  Anderson foi submetido a um exame surpresa e testou positivo para esteroides anabolizantes. Os resultados, porém, demoraram a ser divulgados, e o caso só veio a público nos dias que sucederam a vitória do Spider sobre Nick Diaz.

Atualmente, Anderson Silva está suspenso temporariamente pela Comissão Atlética de Nevada, após ser flagrado duas vezes em exames antidoping pelo uso de esteroides anabolizantes e ansiolíticos, antes e depois do UFC 183. Recentemente, o Spider pediu novo adiamento para a audiência disciplinar que vai definir o seu futuro, e agora deve enfrentar o julgamento somente em agosto.

PUBLICIDADE:

[vox id=”29238″]

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4