Cuba trabalha para continuar no topo do Boxe Olímpico em Pequim

Apesar das deserções, a seleção cubana de boxe olímpico espera manter sua tradição nos Jogos de Pequim. O boxe cubano conquistou metade das medalhas de ouro que o país possui na história de todas as Olimpíadas. Mas, 5 medalhas certas para o boxe não fazem mais parte da seleção.

Durante os jogos latinos na Venezuela, em 2006, os campeões olímpicos do boxe Yan Barthelemí, Yuriorkis Gamboa e Odlanier Solís desertaram do país sul-americano rumo à Alemanha, aonde assinaram contrato profissional com a Arena Box-Promotion, e hoje têm tratamento de estrelas. O melhor lutador amador do mundo, Guillermo Rigondeaux e o campeão mundial dos médio-ligeiros Erislandy Lara foram deportados de volta á Cuba depois de uma tentativa sem sucesso de deserção durante o Pan do Rio de Janeiro, no ano passado, e estão impedidos de lutar boxe em seu país natal. É muito provável que nunca mais vejamos nenhum dos dois, muito menos calçando luvas.

O dirigente esportivo José Ramón Fernández em entrevista ao jornal cubano Granma, garante que Cuba poderá se classificar em todas as categorias no pré-olímpico de boxe: “O esporte cubano trabalha e luta para ficar nos mesmos lugares no ranking dos últimos Jogos que participou, ou seja, entre a oitava e a décima colocações.”, disse o dirigente em entrevista traduzida e publicada pela agência Reuters.

PUBLICIDADE:

É triste saber que o boxe olímpico perdeu quase metade de seu principal time, incluindo o melhor pugilista olímpico do mundo atualmente. Comparando ao futebol, a equipe Olímpica de Cuba seria o Brasil sem 5 titulares, incluindo Kaká, eleito o melhor jogador do mundo atualmente. Mais triste ainda é ver o sistema falido de governo em Cuba impedir o sucesso de seus pugilistas.

É mais preocupante ainda o estado em que Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux podem se encontrar neste momento, simplesmente porque não temos nenhuma informação de como anda a vida deles atualmente. S pudessem tornar-se profissionais, nenhum desses mesmos desertores precisaria fugir de seu país, e poderiam continuar a tradição de Cuba no amadorismo, dando espetáculo no ringue, antes de tentarem a sorte como profissionais.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88