Judô: Sarah Menezes conquista bronze no Circuito Europeu

A judoca Sarah Menezes conquistou a medalha de bronze na categoria ligeiro (- 48kg) no Circuito Europeu de judô, que está sendo realizado em Budapeste, na Hungria.

Os resultados no Circuito Europeu servirão para a Confederação Brasileira de Judô apontar os atletas que representarão o país nas categorias classificadas para os Jogos. Na semana passada, Sarah conquistou o sétimo lugar na Super Copa do Mundo de Paris.

Para chegar à medalha de bronze, Sarah fez seis lutas. Na primeira venceu por ippon a francesa Aurore Climence, vice-campeã da Super Copa do Mundo de Paris em 2007. Depois, passou pela espanhola Vanessa Arenas por yuko.

Na terceira luta, Sarah foi superada pela romena Alexandra Dumitru por ippon. Pela repescagem, começou vencendo Rada Abdrakhmano, da Rússia, por ippon e em seguida bateu a portuguesa Ana Hormigo por wazari.

Na disputa do bronze, superou a japonesa Mayumi Takara por koka. Takara tem no currículo conquistas de peso como o ouro na Super Copa do Mundo de Moscou 2005 e a prata na tradicional Copa Jigoro Kano 2007.

“Mais uma vez eu digo que tenho certeza que poderia ir melhor. Mesmo assim é um resultado muito bom. Eu me cobro muito e nunca penso em perder e quero sempre ser a melhor. Fiz todas as minhas lutas contra adversárias fortes e senti que precisarei trabalhar mais a parte de musculação quando retornar ao Brasil”, diz Sarah. “Espero que a minha medalha abra a porteira e dê força para toda a seleção”.

A principal conquista internacional de Sarah Menezes foi a medalha de bronze na Copa do Mundo de Belo Horizonte, em 2007. A atleta também tem os títulos de heptacampeã brasileira júnior e campeã sul-americana sênior.

A meio-leve Érika Miranda, classificada para os Jogos Olímpicos de Pequim, acabou na nona colocação na Hungria. Na repescagem, a atleta perdeu por wazari para a inglesa Sophie Johnstone e encerrou a sua participação. Já Ketleyn Quadros, que fora quinta colocada na Super Copa do Mundo de Paris, terminou também em nono. Na repescagem, Ketleyn superou a inglesa Faith Pitman por ippon, mas na luta seguinte acabou derrotada pela belga Julie Baeyens por Wazari e ficou com o nono lugar.

No masculino, a etapa da Copa do Mundo foi disputada em Leonding, na Áustria. O bicampeão mundial João Derly não conseguiu avançar muito. Apesar da vitória na estréia com um ippon sobre Jozef Krnac, da Eslováquia, Derly perdeu na luta seguinte para o italiano Nicola Casale e abandonou a competição na repescagem. O brasileiro sentiu dores no ombro e preferiu não seguir na competição.

Já o ligeiro Denílson Lourenço, que passou na primeira luta pelo bielorusso Siarhei Novikau por ippon, caiu diante do ucraniano Georgiy Zantaraya por yuko na repescagem e ficou em nono. Outro atleta que também acabou na mesma colocação foi o jovem Victor Penalber (-73kg). Sem conseguir evitar a derrota para o italiano Marco Maddaloni por wazari, caiu na repescagem.

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário