Cinco motivos para assistir o UFC 210 neste sábado

Entre no clima do UFC 210 e saiba porque você não pode deixar de acompanhar

Comier (esq.) e Johnson (dir.) fazem luta principal do UFC 210. Foto: Josh Hedges

Comier (esq.) e Johnson (dir.) fazem luta principal do UFC 210. Foto: Josh Hedges

O Ultimate desembarca em Buffalo (EUA), neste sábado (8), para o UFC 210. Na luta principal da noite, Daniel Cormier coloca seu cinturão em jogo contra Anthony Johnson, que terá pela segunda vez a oportunidade de chegar ao lugar mais alto da categoria. O duelo trata-se de uma revanche, já que o atual campeão já venceu o desafiante em 2015, no UFC 187.

O evento contará ainda com a participação dos brasileiros Thiago Pitbull e Charles do Bronx, que buscam retornar ao caminho das vitórias.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Na segunda luta mais importante da noite, o ex-campeão peso médio Chris Weidman tenta encerrar a má fase de duas derrotas seguidas contra o embalado Gegard Mousasi, que vem de quatro triunfos consecutivos. Ainda no card principal, os brasileiros Thiago Pitbull e Charles do Bronx entram em ação contra Patrick Côté e Will Brooks, respectivamente.

Para você entrar no clima do UFC 210, o SUPER LUTAS preparou cinco motivos para você assistir o evento.

PUBLICIDADE:

1 – Cormier x Johnson valendo cinturão – Parte 2

D. Cormier (esq) encara A. Johnson (dir) antes da revanche (Foto: Josh Hedges/UFC)

D. Cormier (esq) encara A. Johnson (dir) antes da revanche (Foto: Josh Hedges/UFC)

Desde que Jon Jones foi flagrado em um exame antidoping e retirando de cena, o protagonismo da categoria dos meio-pesados passou a ser dividido entre dois nomes: Daniel Cormier e Anthony Johnson, que já se enfrentaram em maio de 2015, quando o atual campeão levou a melhor e finalizou no terceiro round. Agora, passados 23 meses, a dupla volta a se encontrar para definir, mais uma vez, quem é o melhor do mundo até 93kg. A disputa, inclusive, poderia ter acontecido em dezembro passado, mas uma lesão de DC adiou os planos.

PUBLICIDADE:

Desde que conquistou o cinturão, Cormier subiu no octógono apenas duas vezes, tendo realizado uma única defesa de título. O combate em questão foi contra Alexander Gustafsson. Após 25 minutos de bastante emoção e equilíbrio, Cormier garantiu o posto de número 1 na decisão dividida dos juízes. Na sequência, Daniel esteve perto em duas ocasiões de realizar a aguardada revanche contra Jon Jones. Primeiro no UFC 197, mas uma nova lesão o impediu de atuar, e depois foi a vez do rival abandonar o barco faltando apenas três dias para a luta, sendo substituído por Anderson Silva, a quem Cormier derrotou sem muitas dificuldades.

Johnson, por sua vez, se manteve mais ativo que o oponente, tendo entrado em ação em três oportunidades. O desfecho foi o mesmo em todas as oportunidades: oponentes nocauteados – Jimi Manuwa, Ryan Bader e Glover Teixeira, respectivamente. Em seu último desafio, inclusive, precisou de apenas 13 segundos para apagar o brasileiro com um único golpe, reafirmando seu status de um dos lutadores mais perigosos do mundo. Neste sábado, terá uma segunda chance de provar que não é um ‘homem do quase’, e pode, sim, chegar ao lugar mais alto do pódio.

2 – Fases opostas, objetivo único

Weidman (esq) e Mousasi (dir) estão de olho no cinturão dos médios (Fotos: UFC/Montagem: Super Lutas)

Weidman (esq) e Mousasi (dir) de olho no cinturão dos médios (Foto: UFC/ Super Lutas)

PUBLICIDADE:

Há pouco mais de um ano, as realidades de Chris Weidman e Gegard Mousasi eram completamente opostas as que vivem hoje. O primeiro ainda reinava na categoria dos médios, enquanto o segundo vinha de uma derrota frente ao superestimado Uriah Hall. Hoje, no entanto, o cenário se inverteu.

Atravessando a pior fase da carreira, Weidman não sente o sabor da vitória desde maio de 2015, quando nocauteou Vitor Belfort no UFC 187. De lá para cá, perdeu sua invencibilidade e foi nocauteado em duas oportunidades: contra Luke Rockhold, quando foi destronado, e frente a Yoel Romero, em novembro passado. Um terceiro tropeço seguido coloca a credibilidade do ‘All American’ em xeque, portanto voltar a vencer é essencial se o carrasco brasileiro ainda quiser se manter relevante na elite.

Mousasi, por sua vez, vive um momento mágico. Desde que foi surpreendido por Hall, emplacou quatro resultados positivos: Thales Leites, Thiago Marreta, Vitor Belfort e se vingou do ‘Homem Ambulância’. O detalhe é que do quarteto, apenas Thales sobreviveu durante os 15 minutos. Aos 31 anos, o armênio-holandês tem a chance de mostrar que pertence à nata do peso, fazendo valer, enfim, toda a expectativa criada em torno de seu nome.

3 – Thiago Pitbull em busca de recuperação 

Pitbull vem de duas derrotas consecuitvas. (Foto: Buda Mendes/ UFC)

Pitbull vem de duas derrotas consecuitvas. (Foto: Buda Mendes/ UFC)

Um dos brasileiros mais experientes atuando no Ultimate, Thiago Alves, o Pitbull, está longe de ser o lutador que há quase oito anos teve a oportunidade de conquistar o título mundial dos meio-médios, quando foi derrotado por Georges St. Pierre no UFC 100. Hoje a realidade é outra, e o cearense luta para voltar a ser relevante até 77kg.

Com duas derrotas consecutivas para Carlos Condit e Jim Miller (como peso leve), Pitbull não sabe o que é vencer desde janeiro de 2015. Na ocasião, nocauteou Jordan Mein e, consequentemente, deu indícios de que poderia reconquistar o brilho do passado. No UFC desde 2005, o currículo é recheado com 13 resultados positivos e oito negativos, sempre chamando atenção pelo muay thai afiado e estilo agressivo.

Para voltar ao caminho das vitórias, terá que superar outro veterano e ex-desafiante: o canadense Patrick Côtê, que também busca dar a volta por cima, após ser nocauteado por Donald Cerrone no ano passado. Na teoria, o confronto tem tudo para ser empolgante para os fãs, e deve definir quem irá se reerguer na carreira.

4 – Para espantar a má fase

Do Bronx atravessa fase delicada no UFC (Foto: Josh Hedges/UFC)

Do Bronx atravessa fase delicada no UFC (Foto: Josh Hedges/UFC)

Assim como seu compatriota meio-médio, Charles do Bronx também vive uma fase delicada. Com três derrotas nas últimas quatro lutas, somado ao histórico de problemas de peso, o craque do jiu-jítsu corre sério risco de demissão em caso de um novo revés. A briga com a balança, inclusive, foi determinante para que o brasileiro retornasse ao peso leve.

Número 9 no ranking dos penas, Do Bronx, no Ultimate desde 2010, sempre intercalou entre bons e maus momentos, somando nove resultados positivos e sete negativos, o que lhe rendeu o status de ‘porteiro’ da elite, uma vez que sempre se complicou quando pegou adversários melhores ranqueados. Contra Will Brooks, terá a chance de provar, mais uma vez, que merece estar entre os melhores.

Mas não pense que será fácil. Ex-campeão dos leves do Bellator, Brooks é considerado um lutador completo, eficiente em pé e no chão. Vindo de derrota para Alex Cowboy, o norte-americano também precisa provar seu valor, o que deve render, na teoria, uma luta animada contra o atleta da Chute Boxe São Paulo.

5 – Prospectos em ação 

Jury (esq), Usman (centro) e Strickland (dir) lutarão no UFC 210 (Fotos: UFC/Montagem: Super Lutas)

Jury (esq), Usman (centro) e Strickland (dir) lutam no UFC 210 (Foto: UFC)

Além dos quatro destaque acima, há alguns nomes interessantes para ficarmos de olho na porção preliminar, especialmente três deles, sendo que dois duelam entre si.

O primeiro é o prospecto Myles Jury. Participante do TUF 15, o ex-peso leve e agora peso pena fez sua estreia no Ultimate em 2012, com uma finalização sobre Chris Saunders. Em seguida, emplacou mais cinco triunfos, incluindo nomes como Michael Johnson, Diego Sanchez e Takanori Gomi, mantendo-se invicto e 100% na carreira, com 15 vitórias. A boa fase, contudo, foi interrompida com dois tropeços diante de Donald Cerrone e Charles Oliveira. Agora, contra o limitado Mike De La Torre, Jury, aos 28 anos, tentará recuperar o prestígio de outrora.

O duelo meio-médio entre Kamaru Usman e Sean Strickland poderia perfeitamente figurar na porção principal do show, principalmente por se tratar de dois lutadores considerados o futuro da divisão.

Campeão do TUF 21, Usman não sabe o que é perder na companhia. Com quatro vitórias, a mais recente sobre o brasileiro Warlley Alves, o nigeriano rapidamente saiu do anonimato para figurar entre os 15 melhores do mundo até 77kg – está na 11ª posição do ranking. Com atuações dominantes e um porte físico avantajado para o peso, Kamaru segue dando passos largos rumo à elite.

Strickland, por sua vez, já sentiu o gosto amargo da derrota no UFC, porém somente uma vez, o único revés de sua carreira, inclusive. Desde 2014 na franquia, triunfou em cinco das seis vezes que subiu ao octógono, sendo brecado apenas por Santiago Ponzinibbio. Fora do ranking e com um cartel 18-1, o norte-americano de apenas 26 anos sabe que obter sucesso em seu próximo desafio representará um lugar entre os 15 melhores.

Ficha técnica do UFC 210

DATA E HORÁRIO: 08/04/2017, a partir de 19h15 (horário de Brasília)

LOCAL: KeyBank Center, Buffalo, Estados Unidos

TRANSMISSÃO: Canal Combate

CARD PRINCIPAL

Peso meio-pesado: Daniel Cormier x Anthony Johnson

Peso médio: Chris Weidman x Gegard Mousasi

Peso palha: Cynthia Calvillo x Pearl Gonzalez

Peso meio-médio: Thiago Pitbull x Patrick Côté

Peso leve: Will Brooks x Charles do Bronx

CARD PRELIMINAR

Peso pena: Myles Jury x Mike de la Torre

Peso meio-médio: Kamaru Usman x Sean Strickland

Peso pena: Shane Burgos x Charles Rosa

Peso meio-pesado: Patrick Cummins x Jan Blachowicz

Peso leve: Josh Emmett x Desmond Green

Peso leve: Gregor Gillespie x Andrew Holbrook

Peso galo: Katlyn Chookagian x Irene Aldana

Peso mosca: Magomed Bibulatov x Jenel Lausa

 

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4