UFC 214: Cyborg vence Evinger por nocaute e conquista o cinturão peso pena

Com atuação segura, Cyborg não deu chances para Evinger, garantindo o cinturão no terceiro round da luta

C. Cyborg é a nova campeã peso pena do UFC (Foto: Reprodução Facebook UFC)

C. Cyborg é a nova campeã peso pena do UFC (Foto: Reprodução Facebook UFC)

Dia 29 de julho de 2017, Anaheim, Estados Unidos. Essa foi a data e local em que Cris Cyborg, enfim, entrou para o seleto grupo de campeões do UFC. Depois de muitos anos de espera, a curitibana escreveu seu nome na história do esporte ao nocautear Tonya Evinger ao 1m53s do terceiro round, triunfo que lhe rendeu o cinturão peso pena feminino da organização, em duelo que compôs o card principal do UFC 214.

Veja Também

Com uma atuação agressiva, como lhe é de costume, Cyborg não deu chances para Tonya, provando, mais uma vez, o motivo pelo qual é considerada por muitos como a melhor lutadora de MMA de todos os tempos. Essa foi a 18ª vitória da carreira da brasileira, (16ª por nocaute), que está invicta há 12 anos. Ela ainda tem uma derrota – em sua primeira luta como profissional – e uma luta sem resultado. No Ultimate, já são três resultados positivos, o primeiro em sua divisão de origem – os dois primeiros foram em peso casado, até 63,5kg.Tonya, por sua vez, que estreou na franquia, amargou a sexta derrota de seu cartel, que ainda conta com 19 triunfos e um no contest.

PUBLICIDADE:

“Muita coisa aconteceu na minha carreira, anteseu estava completamente louca no octógono, masagora aprendi a trabalhar com calma. Estou muito feliz por sair com o cinturão”, declarou Cyborg, em entrevista ainda no octógono.

A luta

Cyborg, como sempre, começou o duelo pressionando a rival, conectando fortes golpes na norte-americana, que sentiu. Evinger passou a circular no octógono, fugindo do raio de ação da brasileira. Tonya clinchou e conseguiu uma queda, mas Cris rapidamente levantou. A brasileira alegou ter recebido uma dedada no olho, interrompendo o combate. Após se recuperar, Cyborg voltou ‘caçando’ Tonya, mas não conseguiu ser contundente. A curitibana, mais uma vez, balançou a rival após acertar uma boa combinação de golpes, mas a americana demostrou raça o suficiente para sobreviver ao primeiro round.

PUBLICIDADE:

A segunda etapa começou com as duas se estudando, mas por pouco tempo. Cris acertou um bom golpe de queda em Tonya, que absorveu bem. Cyborg passou a ser mais cautelosa, arriscando poucos. Investindo nos chutes baixos, Cyborg seguia pontuando mais, porém sem muita efetividade. O ritmo seguiu o mesmo até o fim, com a brasileira pressionando a rival.

Cyborg voltou mais agressiva para a terceira etapa, conectando um forte golpe de direita em Tonya, que sentiu. Na sequencia, um chute alto derrubou a americana, que rapidamente voltou a ficar em pé. A curitibana seguiu perseguindo a rival, até que conectou uma forte sequênciade golpes em Evinger, que dessa vez não resistiu, sofrendo seu primeiro nocaute na carreira.

PUBLICIDADE:

Ex-campeão Robbie Lawler derrota Donald Cerrone em duelo violento

Lawler (dir) venceu Cerrone (esq) (Foto:Reprodução/Facebook UFC)

Lawler (dir) venceu Cerrone (esq) (Foto:Reprodução/Facebook UFC)

Sem lutar desde julho de 2016, quando perdeu o cinturão dos meio-médios (até 77kg) ao ser nocauteado por Tyron Woodley, Robbie Lawler voltou ao octógono com o pé direito. Com a postura agressiva de sempre, Ruthless derrotou Donald Cerrone por decisão unânime dos juízes (triplo 29×28), após 15 minutos de um combate violente e cheio de reviravoltas. Essa foi a 12ª vitória de Lawler no Ultimate, enquanto Cerrone perdeu a segunda seguida nos meio-médios, categoria na qual ainda soma quatro vitórias.

Volkan Oezdemir aplica nocaute relâmpago em Jimi Manuwa 

Oezdemir não tomou conhecimento de Manuwa (Foto: Reprodução/Youtube UFC)

Oezdemir não tomou conhecimento de Manuwa (Foto: Reprodução/Youtube UFC)

PUBLICIDADE:

Fulminante! Assim pode ser definida a vitória do meio-pesado Volkan Oezdemir, que não tomou conhecimento de Jimi Manuwa e nocauteou o inglês com apenas 42 segundos de luta, em duelo que abriu o card principal. Essa foi a terceira vitória em três lutas do suíço no UFC, que tem uma ascensão meteórica na companhia: em cinco meses, foi do anonimato ao 5º lugar da divisão até 93kg. Manuwa, por sua vez, perdeu a terceira em nove lutas na companhia, tendo interrompida uma sequência de dois triunfos.

CARD PRINCIPAL 

Peso meio-pesado: Jon Jones derrotou Daniel Cormier por nocaute técnico aos 3m10s do R3

Peso meio-médio: Tyron Woodley venceu Demian Maia por decisão unânime (50×45, 2x 49-46)

Peso pena: Cris Cyborg derrotou Tonya Evinger por nocaute técnico aos 1m53s do R3

Peso meio-médio: Robbie Lawler derrotou Donald Cerrone por decisão dos juízes (29×28, 29×28, 29×28)

Peso meio-pesado: Volkan Oezdemir derrotou Jimi Manuwa por nocaute técnico aos 42s do R1

CARD PRELIMINAR

Peso pena: Ricardo Lamas derrotou Jason Knight por nocaute técnico aos 4m34s do R1

Peso casado (63,5kg): Aljamain Sterling derrotou Renan Barão por decisão unânime dos juízes (29×28, 29×27, 30×26)

Peso pena: Brian Ortega derrotou Renato Moicano por finalização (guilhotina) aos 2m59s do R3

Peso pena: Calvin Kattar derrotou Andre Fili por decisão unânime dos juízes (30×27, 30×27, 30×27)

Peso palha: Alexandra Albu derrotou Kailin Curran por decisão unânime dos juízes (29×28, 29×28, 29×28)

Peso mosca: Jarred Brooks derrotou Eric Shelton por decisão dividida dos juízes (29×28, 28×29, 29×28)

Peso leve: Drew Dober derrotou Josh Burkman por nocaute aos 3m04s do R1

Leia Mais sobre: , , , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88