Sem despedida de Belfort, UFC St. Louis abre calendário 2018 em clima melancólico

Evento que traria ultima luta de Vitor Belfort, perdeu grande atrativo, mas duelo entre pesos penas e duas brasileiras são os destaques

Stephens (esq.) e Choi (dir.) se enfrentam neste domingo. Foto: Reprodução / Twitter UFC Brasil

O Ultimate abre o calendário 2018 em clima melancólico neste domingo (14). O UFC Fight Night St. Louis, primeiro evento da franquia no ano, traria como destaque a luta de despedida de Vitor Belfort. Mas o Uriah Hall teve problemas no corte de peso e combate acabou cancelado. Com isso o show pode ter perdido grande parte de seu brilho para o público brasileiro.

Mesmo com a ausência de Belfort, o programa de lutas traz 11 duelos, duas brasileiras em ação e destaque para a disputa no peso pena entre Doo Ho Choi e Jeremy Stephens como atração principal.

Veja Também

Galeria: Relembre os principais momentos da carreira de Vitor Belfort
Vitor Belfort entra como zebra na última luta de sua carreira
Belfort coloca condição para deixar a aposentadoria: salário de US$ 10 milhões

O Brasil estará representado no UFC St. Louis pelas mulheres: Kalindra Faria, melhor atleta do país ranqueada no peso mosca, tentará se recuperar de derrota na estreia no Ultimate quando enfrentar Jessica Eye na porção preliminar. A peso galo Talita Bernardo está em situação semelhante e vai em busca de sua primeira vitória no UFC contra a mexicana Irene Aldana. O meio-médio Thiago Pitbull iria enfrentar Zak Cummings, mas seu adversário escorregou no banheiro durante o corte de peso e se machucou – a luta foi cancelada.

Finalmente, dois ranqueados em suas categorias mudarão de categorias em busca de dias melhores – Michael Johnson estreia no peso pena contra Darren Elkins, após boa passagem pelos leves; enquanto a musa Paige VanZant fará seu primeiro combate no peso mosca após derrota nos palhas – a norte-americana enfrenta Jessica Rose-Clark.

A luta principal

Em busca de uma chance pelo cinturão dos penas, Doo Ho Choi e Jeremy Stephens prometem um duelo agitado. O sul-coreano vem de derrota para Cub Swanson, em combate que foi eleito o mais emocionante de 2016. Jeremy Stephens, por sua vez, conquistou uma das maiores vitórias de sua carreira ao superar o ex-campeão peso leve do Strikeforce Gilbert Melendez.

Com o triunfo, “Lil’ Heathen” se reposicionou rumo a uma disputa de cinturão entre os penas. Se passar pelo “Korean Superboy”, Stephens pode ficar próximo de uma revanche com o campeão Max Holloway. Choi, por sua vez, corre contra o tempo – ele quer uma disputa de título antes de precisar se ausentar por dois anos em decorrência de serviço militar obrigatório na Coreia do Sul. Quem chegará lá primeiro?

Brasileiras em ação

Kalindra terá nova oportunidade (Foto:Reprodução/Facebook UFC)

Promessas do MMA brasileiro no peso galo e mosca, Talita Bernardo e Kalindra Faria não tiveram boas estreias no Ultimate. Mas o UFC St. Louis traz uma chance de redenção para as duas. Bernardo, que estreou com pouco tempo de preparo e fez luta dura na derrota para Marion Reneau, enfrenta a perigosa mexicana Irene Aldana, conhecida por marcante passagem no Invicta FC antes de assinar com o UFC. Uma vitória pode colocar a brasileira no ranking.

Já Kalindra foi ranqueada mesmo com derrota para Mara Romero Borella na sua primeira luta. Logo, um triunfo diante de Jessica Eye, ex-lutadora do peso galo e nome conhecido dentro do UFC, pode colocá-la perto do top-5 da categoria e de olho no cinturão em posse da campeã inaugural Nicco Montaño.

Ficha técnica do UFC St. Louis:

DATA E HORÁRIO: 14/01/2018, a partir das 20h50 (horário de Brasília)

LOCAL: Scottrade Center, St. Louis (EUA)

TRANSMISSÃO: Canal Combate

CARD PRINCIPAL

Peso pena: Jeremy Stephens x Doo Ho Choi

Peso mosca: Paige VanZant x Jessica Rose-Clark

Peso meio-médio: Kamaru Usman x Emil Meek

CARD PRELIMINAR

Peso pena: Darren Elkins x Michael Johnson

Peso meio-médio: James Krause x Alex White

Peso mosca: Kalindra Faria x Jessica Eye

Peso galo: Talita Bernardo x Irene Aldana

Peso galo: Kyung Ho Kang x Guido Canetti

Peso leve: Matt Frevola x Marco Polo Reyes

Peso palha: Danielle Taylor x JJ Aldrich

Peso pena: Mads Burnell x Michael Santiago

Notícias relacionadas