Sem ser flagrado com substâncias ilícitas, Yair Rodriguez acaba suspenso pela USADA por motivo curioso

Peso pena acaba púnico e ficará seis meses afastado das lutas por não divulgar paradeiro para testes recorrentes

Y. Rodriguez acabou suspenso por seis meses por não atualizar informações de paradeiro. Foto: Reprodução/Instagram

Atual número quatro do peso pena (até 65,7kg.), Yair Rodriguez entrou para a lista de atletas punidos pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos). O que surpreende, no caso, é que o atleta não foi flagrado pelo uso de substâncias proibidas. O mexicano foi suspenso por seis meses depois de não declarar seu paradeiro aos profissionais, dificultando os testes recorrentes da entidade. Em nota divulgada nesta quinta-feira (3), a USADA explicou o ocorrido.

Veja Também

brandon-moreno UFC México

“Rodriguez não atualizou as informações sobre seu paradeiro e não estava disponível para testes nos locais fornecidos em seus arquivos sobre localização em três ocasiões. Ele acumulou uma falha em cada um dos três primeiros trimestres de 2020. O acúmulo de três falhas de paradeiro dentro de um período de 12 meses constitui uma violação de política sob a Política Antidoping do UFC”, afirmaram.

PUBLICIDADE:

“Como todos os atletas do UFC, Rodriguez, 28 anos, é membro do Grupo de Testes Registrados do UFC e, portanto, está sujeito a certas responsabilidades sobre o paradeiro, que lhe permitem ser localizado para testes. A informação sobre o paradeiro é um componente crucial de um programa eficaz de testes fora de competição, porque permite às organizações antidoping realizar coletas de amostras sem aviso prévio, o que ajuda a manter a dissuasão e detecção eficaz de doping”, encerraram.

Grande promessa para a divisão liderada por Alexander Volkanovski, em outubro, Yair completou um ano sem se apresentar profissionalmente. O atleta não perde desde 2017 e vem de vitória sobre Jeremy Stephens.

PUBLICIDADE:

O lutador esteve envolvido na negociação para enfrentar o atual número três no ranking, Zabit Magomedsharipov, em um dos confrontos mais aguardados da história recente da categoria. O embate, no entanto, acabou não acontecendo em 2020 e, pelo visto, seguirá adiado pela companhia.

Com 28 anos, Rodriguez, hoje, soma 16 apresentações como profissional no MMA. No esporte desde 2011, o mexicano conquistou 13 triunfos, tem dois reveses e um confronto sem resultado.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4