“Sempre fui extremamente regrado com minha alimentação e preocupado em nunca usar nada que fizesse mal ao meu corpo e ao meu desempenho dentro do octógono. E não foi diferente dessa vez. Jamais tive a intenção de trapacear. Tenho quase 30 lutas na carreira, sendo grande parte pelo UFC. Já fui submetido a diversos exames de surpresa e nunca houve nada de errado. Além disso, eu sabia que passaria por testes após a luta na Austrália porque isso é padrão do UFC. Tenho a consciência limpa, mas aceito a punição. As regras existem para todos e têm que ser cumpridas”, desabafou Toquinho, em nota enviada à imprensa.
“Já consultei meu médico e passei para ele tudo o que utilizei de suplemento alimentar na minha preparação para a luta e os resultados dos exames. Quero saber exatamente o que aconteceu para essa taxa de testosterona ter dado fora do normal no meu organismo”, completou o lutador.
Treinador de Toquinho, Murilo Bustamante, também garantiu a inocência de Rousimar. Para ele, o peso médio não teve a intenção de burlar as regras do UFC, mas não deixou de dar um puxão de orelha ao atleta mineiro.
“O Rousimar é um dos caras mais regrados com alimentação, preparação física e tudo o que envolve sua profissão. Mas, se acusou algo errado, é porque, em algum momento, houve um descuido. Então, esse caso tem que servir de exemplo para todos os outros lutadores. O cuidado com tudo o que é ingerido tem que ser redobrado. Os exames estão cada vez mais rigorosos e por isso a preocupação com os alimentos e suplementos tem que ser maior também”, disse Bustamante.
Com a suspensão, Toquinho, que vem de duas derrotas consecutivas no Ultimate, só poderá voltar as competições em setembro de 2013