Adesanya faz luta inteligente, controla Vettori e mantém cinturão dos médios no UFC 263

Em sua volta à divisão de origem, nigeriano domina italiano vence por pontos na luta principal; atleta se recupera da derrota para Jan Blachowicz nos meio-pesados

I. Adesanya (esq.) derrotou M. Vettori (dir.) e manteve o cinturão dos médios. Foto: Reprodução/Instagram

Venceu a técnica. Na luta principal do UFC 263, realizado neste sábado (12), em Glendale (EUA), Israel Adesanya provou mais uma vez o motivo de ser um dos nomes de maior prestígio na história recente do Ultimate. Na revanche contra Marvin Vettori, o nigeriano atuou de forma inteligente e dominou o oponente por cerca de 25 minutos. Ao fim de cinco rounds, o atleta foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes, mantendo o título dos médios (até 83,9kg.).

Veja Também

Havia curiosidade por parte dos entusiastas do esporte para saber como Israel se sairia após sofrer a primeira derrota na carreira. Em março, o nigeriano subiu aos meio-pesados (até 93kg.) para tentar conquistar o segundo título na empresa, mas acabou superado por Jan Blachowicz.

PUBLICIDADE:

Cerca de três meses depois, Adesanya retornou à categoria na qual é campeão desde 2019 e provou ter abstraído bem o resultado negativo. Afiado nas esquivas e eficiente no controle de quedas de Vettori, o campeão abusou dos contragolpes e não deu chances à estratégia do italiano.

Com o resultado positivo, Israel mantém sua invencibilidade no peso médio. Agora, o atleta chegou à sua terceira defesa de título.

PUBLICIDADE:

Mais uma vítima de Adesanya, Vettori não conseguiu repetir a boa atuação de 2018. No primeiro encontro com Israel, em 2018, o italiano conseguiu equilibrar o duelo e acabou perdendo na decisão dividida dos juízes.

A luta

O duelo começou com Adesanya tomando a iniciativa com um chute baixo. Com outro chute, desta vez na linha de cintura, o campeão tentava controlar a distância no confronto. Vettori arriscou uma combinação de socos, mas Israel se desviou com eficiência. Marvin respondeu com dois chutes baixos no campeão, mas o nigeriano não acusou o golpe. Adesanya voltou a chutar, mas acabou surpreendido pelo adversário, que segurou suas pernas e levou o duelo para o chão. Por cima, o italiano buscava as transições, enquanto Israel se arrastava até as grades para tentar se levantar. O campeão conseguiu se levantar, mas passou a ser pressionado contra as grades. O nigeriano conseguiu se desvencilhar e o duelo voltou a ser disputado no centro do octógono. Adesanya seguiu apostando nos chutes e o desafiante continuava caminhando para frente. O italiano tentava encurralar o campeão com combinações de socos, mas Adesanya seguia afiado nas esquivas. No minuto final, Israel insistia em minar a base do rival e Marvin continuava buscando os contra-ataques.

PUBLICIDADE:

Na segunda etapa, o campeão voltou a dar o primeiro golpe, com um chute na perna direita do italiano. Vettori caminhava para frente e tentava pressionar o campeão contra as grades. O desafiante conectou um jab e direto limpos no rosto e Israel, mas o campeão não acusou o golpe. Adesanya se encostou na grade, abaixou a guarda e provocava o oponente, que lançava golpes no vazio. Pouco mais de um minuto do assalto, Marvin partiu para as pernas do nigeriano, que abriu a base e impediu a queda. O italiano seguia fazendo força, mas Adesanya conseguiu se afastar. No centro do octógono, Israel aguardava os ataques do adversário para contundir no contragolpe. Israel continuava induzindo o oponente ao erro, obrigando o desafiante a soltar ataques que não o atingiam. Mesmo desperdiçando ataques, o italiano continuava perseguindo o campeão pelo octógono. Adesanya, no entanto, pontuava sempre que o adversário lançava um golpe. Perto do minuto final, Vettori pressionou o campeão contra as grades, mas Israel se defendia bem. Israel voltou a se afastar e tentou surpreender o oponente com um chute alto, que parou na guarda do rival. A etapa acabou com os combatentes aceitando a trocação franca no centro do octógono.

Logo nos segundos iniciais do terceiro round, Vettori partiu para as pernas e conseguiu derrubar o campeão. Por baixo, o nigeriano se grudava ao adversário, que buscava a montada. Em posição de vantagem, Marvin golpeava o nigeriano de cima para baixo. Longe das grades, Israel tentava resistir ao mau momento. Passado pouco mais de um minuto, Vettori arriscou o mata-leão, mas Adesanya se defendeu e conseguiu reverter a posição. O campeão se levantou, enquanto o oponente permanecia no chão. O italiano ensaiou uma chave de calcanhar, mas o nigeriano saiu bem e o duelo voltou a se disputado de pé. Após o momento de tensão, Adesanya balançou o desafiante com um upper de direita. O italiano seguia caminhando para frente e chegou a conectar um soco limpo no rosto do campeão. O confronto seguia tenso, com possibilidade de nocaute para as duas partes. Com um chute baixo, Israel desequilibrou o adversário. O italiano respondeu com um cruzado, mas o cronômetro zerou.

A quarta etapa começou com Israel mais agressivo, com combinações de socos e chutes. O italiano não deixava os ataques sem resposta, mas Adesanya fez valer a fama de sua ótima esquiva. O desafiante voltou a buscar as pernas, mas Israel se defendia, com as costas nas grades. O italiano forçou, conseguiu a queda, mas recebeu a invertida do oponente. Adesanya não quis saber de lutar no chão e permitiu que o oponente se levantasse. No centro do octógono, o campeão abaixava a guarda e se arriscava sempre que o oponente soltava seus socos. Próximo ao minuto final, Adesanya conectou uma boa sequência de cruzados no rosto do desafiante. O italiano respondia com chutes, mas a vantagem seguia com o campeão. Nos segundos finais, o italiano voltou a buscar uma queda. Com as costas na grade, o nigeriano se protegia e impedia os avanços do oponente. O assalto acabou sem ação por parte dos atletas.

PUBLICIDADE:

Para o último round, Vettori precisava ir para o tudo ou nada. No entanto, o nigeriano tomou a iniciativa, com uma sequência de chutes. Marvin voltou a insistir na queda e, como nas etapas anteriores, o campeão fazia um bom trabalho de defesa. O italiano fazia forças, mas o campeão quebrava a postura do adversário. O líder da divisão se afastou, mas o desafiante seguia caminhando para frente. No centro do octógono, Vettori soltava jabs, mas Adesanya se esquivava. Os minutos passavam e Israel administrava o resultado, apostando nos contra-ataques. Perto do minuto final, Vettori voou nas pernas do adversário e conseguiu desequilibrar o campeão. Adesanya se levantou e usava a grade para fazer postura. Sem muita ação, a torcida passou a vaiar os lutadores, que praticamente não golpeavam. O árbitro separou os atletas e o duelo voltou a ser disputado no centro do octógono. O campeão lançou uma combinação de socos, seguida de um chute alto. Marvin continuava caminhando para frente, mas sem efetividade nos ataques. O italiano tentou mais uma queda, mas não havia mais tempo.

Resultados do UFC 263

CARD PRINCIPAL 

Peso médio: Israel Adesanya derrotou Marvin Vettori na decisão unânime dos juízes (50-45, 50-45, 50-45) – Luta por cinturão

Peso mosca: Brandon Moreno finalizou Deiveson Figueiredo com um mata-leão a 2m26s do R3 – Luta por cinturão

Peso meio-médio: Leon Edwards derrotou Nate Diaz na decisão unânime dos juizes (49-46, 49-46, 49-46)

Peso meio-médio: Belal Muhammad derrotou Demian Maia na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)

Peso meio-pesado: Paul Craig derrotou Jamahal Hill por nocaute técnico a 1m59s do R1

CARD PRELIMINAR

Peso leve: Brad Riddell derrotou Drew Dober na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso meio-pesado: Eryk Anders derrotou Darren Stewart na decisão unânime dos juizes (29-27, 29-28, 29-27)

Peso mosca: Lauren Murphy derrotou Joanne Calderwood na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Peso pena: Movsar Evloev derrotou Hakeem Dawodu na decisão unânime dos juízes (29-27, 29-27, 29-27)

Peso galo: Pannie Kianzad derrotou Alexis Davis na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 30-27)

Peso leve: Terrance McKinney derrotou Matt Frevola por nocaute a 7seg. do R1

Peso pena:  Steven Peterson derrotou Chase Hooper na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 30-27)

Peso leve: Fares Ziam derrotou Luigi Vendramini na decisão dividida majoritária dos juízes (29-28, 28-28, 29-28)

Peso pesado: Carlos Boi derrotou Jake Collier na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4