Fedor Emelianenko é uma lenda, mas qual lugar o russo ocupa entre os melhores do MMA?

Equipe do SUPER LUTAS opina sobre o posto do ícone do esporte no ‘Panteão’ das artes marciais mistas

Fedor é ‘escoltado’ por lendas do MMA no dia de sua aposentadoria. Foto: Reprodução/Instagram

No último sábado (4), os fãs de MMA puderam acompanhar o ‘último ato’ de Fedor Emelianenko, um dos maiores nomes na história do esporte. Embora tenha sido superado por Ryan Bader em disputa de cinturão no Bellator 290, o russo teve todas as pompas e regalias dignas de uma lenda da modalidade. Aposentado aos 46, o ‘Último Imperador’ deixa um questionamento: qual é o lugar do atleta no ‘Panteão’ das artes marciais mistas?

Na tentativa de solucionar o ‘mistério’, a equipe do SUPER LUTAS apontou suas opiniões sobre o legado que Emelianenko deixa para o MMA. Assim, cada membro do time opinou sobre a posição do combatente entre os maiores representantes do esporte em todos os tempos.

VH GONZAGA (REDATOR E REPÓRTER): para não ser apedrejado, inicio minha análise garantindo que considero Fedor um dos 10 atletas mais importantes na história do MMA. No entanto, algumas ressalvas são necessárias.

Um lutador se manter invicto por 10 anos em um tempo que as regras da modalidade visavam mais o entretenimento dos fãs do que a integridade do atleta, é de se respeitar. O ‘Último Imperador’, porém, sempre poderá ser questionado – independente de para quem seja direcionada a responsabilidade – sobre o fato de não ter competido no UFC.

Asseguro o lugar de Fedor entre os 10 principais representantes do esporte. Não escalo, no entanto, a lenda russa como maior peso pesado de todos os tempos, por exemplo. Para mim, Stipe Miocic foi maior e fez mais ao longo de sua trajetória no MMA, enfrentando alto nível de competição do Ultimate.

No início dos anos 2000, Fedor foi absoluto e, certamente, um dos homens mais temidos do mundo em sua época. O atleta, porém, encontrou dificuldades quando encarou adversários tempos depois de deixar os ringues orientais. Ainda com idade para competir em alto nível, acabou sendo vítima de Fabrício Werdum, Antônio Pezão e Dan Henderson.

Lenda, mas não o melhor de todos.

LAERTE VIANA (REPÓRTER, YOUTUBE): tenho uma opinião bastante impopular sobre o Fedor. Acho ele um dos grandes da história. Tenho todo respeito por ele, mas não acho que ele seja o maior, nem peso pesado. Colocaria Stipe Miocic na frente dele.

Cartel por cartel, Fedor enfrentou os grandes da história, mas Miocic repetiu o feito no UFC. Também enfrentou os melhores. Venceu geral, o Daniel Cormier, por exemplo, duas vezes, em uma época em que o esporte era muito mais evoluído, não só na questão do doping, mas geral.

Colocaria Miocic, em número de feitos, como o melhor peso pesado da história.

FERNANDO KELER (REDATOR E REPÓRTER): As discussões sobre os melhores de todos os tempos e as comparações entre lutadores de épocas diferentes são complicadas e muitas vezes cruéis e injustas. Dito isso, Fedor Emelianenko precisa estar na prateleira mais alta do “Olimpo do MMA”.

Fedor permaneceu dez anos invicto na divisão dos pesos pesados, onde qualquer mínimo desvio de atenção pode custar muito caro. O russo fez isso enfrentando os melhores e maiores nomes de sua geração. O tempo foi cruel, é verdade, mas não apaga a história. Se é preciso apontar o maior peso pesado de todos os tempos, eu aponto para Fedor Emelianenko.

IGOR RIBEIRO (REDATOR E REPÓRTER): Fedor Emelianenko entra, na minha opinião, entre os cinco maiores lutadores do mundo. Ele ocupa o mesmo patamar de atletas como Jon Jones, Anderson Silva, Georges St-Pierre e Khabib Nurmagomedov. É o maior peso pesado da história.

O ‘Último Imperador’, no entanto, não precisou do UFC para se passar como um dos lutadores mais aterrorizantes. Seu olhar frio no auge, os duros adversários e a invencibilidade de dez anos no PRIDE fazem com que ele esteja em outro patamar. Boa aposentadoria, Fedor. Como foi bom te ver!

MIGUEL ÂNGELO (NARRADOR): sem dúvida, Fedor Emelianenko foi o peso pesado mais importante na história do MMA. 10 anos de domínio no ‘Rings’, no Japão, no ‘Pride’. Vencendo todos os GP’s, as lutas que ele fez, foi muito impactante para a história do MMA. Sempre vencendo a nata do esporte.

Foi um dos grandes que não foram para o UFC e mostrou que existe vida fora do Ultimate. É importante quando se trata dele.

No meu top 10, entre os maiores nomes na história do MMA, estaria na sexta ou sétima colocação.

GABRIEL FARELI (REDATOR E REPÓRTER): com todo respeito a qualquer opinião contrária que possa existir dos meus amigos de SUPER LUTAS nesse texto, não dá para falar de top-3 da história do MMA sem citar o nome de Fedor Emelianenko em qualquer colocação desse ranking.

Foram 23 anos de trajetória profissional, sendo destaque por onde passou. Campeão dos extintos Strikeforce e Pride, dois dos maiores eventos de artes marciais mistas do mundo, até então. O ‘Último Imperador’ ficou pouco mais de 10 anos invicto e durante esse intervalo, bateu nomes históricos do esporte como Rodrigo Minotauro (duas vezes), Mark Coleman, Kevin Randleman, Renato Babalu, Mirko Cro Cop, Mark Hunt, Tim Sylvia e Andrei Arlovski.

Fedor, obrigatoriamente, tem que estar em qualquer lista de discussão que se questione os três maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Mas, na história da divisão dos pesados, aí não dá para discutir. O ‘Último Imperador’ é o ‘GOAT’ da categoria.

LÉO GUIMARÃES (REDATOR E REPÓRTER): colocar os lutadores em suas devidas ‘prateleiras’ sempre será uma tarefa árdua e difícil. Dessa vez, chegou a hora de eleger o lugar que Fedor Emelianenko ocupa entre os principais nomes no MMA. Com um cartel invejável, o russo bateu grandes nomes do esporte, de forma convincente e assustadora, isso é inegável. Mas, para mim, faltaram alguns testes na trajetória do ‘Último Imperador’, consequentemente atrapalhando a comparação com outros atletas.

Fedor foi um excelente lutador e seus resultados falam por si só. Na época do PRIDE, ele era o homem a ser batido. Mas devido a evolução das artes marciais e a tudo e todos que passaram desde do seu auge, em uma escala do primeiro ao quinto, dos melhores nomes de todos os tempos, o russo ocupa o quarto lugar.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *