ESPECIAL TUF: as novidades do programa e o futuro do reality show

UFC continua com expansão internacional do programa, além de realizar edição que coroará nova campeã

Julianna Peña

Peña (foto) foi a primeira mulher campeã do TUF. Foto: Divulgação/UFC

Mantendo uma média de duas edições anuais nos Estados Unidos, fora as temporadas internacionais, o TUF retornou ao formato de gravação única e edição em episódios – após a única experiência ao vivo do “TUF Live”, que deixou os atletas confinados por mais de três meses. As principais novidades recentes no reality show ficaram por conta do The Ultimate Fighter 18, exibido no segundo semestre de 2013.

O TUF 18 foi o primeiro da história a ter o comando técnico feminino, a cargo das rivais Miesha Tate e Ronda Rousey, e também a primeira edição a sagrar uma mulher como campeã. O posto de primeira vencedora da história do programa ficou com a norte-americana de ascendência venezuelana Julianna Peña, que ficou famosa por fazer a treinadora rival Ronda Rousey chorar após sua vitória sobre a veterana Shayna Baszler na fase quartas de final.

PUBLICIDADE:

Além do TUF Brasil 3 e do TUF Nations: Canadá vs Austrália, que já se encontram em exibição atualmente, o primeiro semestre de 2014 ainda contará com a 19ª temporada do reality show, sob o comando técnico de B.J. Penn e Frankie Edgar. O programa já foi gravado e estreia na TV norte-americana já no próximo dia 16 de abril. O evento final, que além da decisão do torneio do reality receberá também o fim da trilogia entre Penn e Edgar, também já foi agendado e acontece no dia 6 de julho, em Las Vegas.

LEIA TAMBÉM: O surgimento da ideia que mudaria o destino do UFC

PUBLICIDADE:

Porém, é mesmo o segundo semestre de 2014 que reserva as maiores novidades para o The Ultimate Fighter. É após o meio do ano que será produzida a primeira edição com atletas exclusivamente latino-americanos do reality show. O “TUF Latino América” ainda não tem data oficial para estrear, mas já se sabe que deve ser gravado em Las Vegas, com final no México.

A organização pretende convocar 16 lutadores de língua espanhola que sejam residentes nos seguintes países: Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os candidatos devem ter entre 21 e 34 anos e ter um mínimo de três lutas profissionais de MMA.

PUBLICIDADE:
UFC enfim irá ao México em novembro de 2014. Foto: Divulgação/UFC

Final do TUF América Latina será no México. Foto: Divulgação/UFC

Além disso, meses mais tarde, caberá ao TUF 20 inaugurar a categoria peso palha feminina no UFC e conferir à vencedora o cinturão inaugural da divisão até 52,1 kg. Com o campeão peso leve Anthony Pettis e o desafiante Gilbert Melendez como treinadores, a 20ª edição do TUF estreia em setembro na TV a cabo norte-americana.

LEIA TAMBÉM: Com Brasil, Austrália e China, TUF desbrava o mundo

PUBLICIDADE:

Já no Brasil, as incertezas são grandes. Apesar das garantias por parte do UFC de que o acordo com a Rede Globo para a manutenção do The Ultimate Fighter Brasil na TV aberta permanece inalterado, dúvidas com relação ao futuro do programa no país ainda pairam. Isso porque os números de audiência do reality têm caído, a estreia do TUF Brasil 3 foi a pior das três edições nacionais, e o show tem sido cada vez mais empurrado na grade de programação da emissora carioca – primeiro pelo Big Brother Brasil e agora pelo novo reality show da casa, o “SuperStar”.

Apesar disso, mesmo com percalços em seu caminho, o The Ultimate Fighter segue sendo um dos carros-chefes do UFC ao redor do planeta. Cada vez mais inserido nos planos de expansão global da organização, o reality show se prepara para completar dez anos em janeiro de 2015, praticamente a metade do tempo de vida do próprio Ultimate.

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88