Invicto em 30 lutas no boxe profissional, Esquiva Falcão terá sua primeira disputa de cinturão mundial. Em suas redes sociais, o brasileiro confirmou a disputa do título vago do peso médio (até 72,6kg.) pela IBF (Federação Internacional de Boxe) contra Vincenzo Gualtieri. O confronto acontece em 1º de julho, na Alemanha, ‘casa do adversário’.
Profissional no boxe desde 2014, Falcão tem traçado uma trajetória de sucesso na modalidade. Para chegar à sonhada luta pelo cinturão, o brasileiro acumulou 30 vitórias, sendo 21 por nocaute.
Além do retrospecto positivo como profissional na ‘nobre arte’, o capixaba também brilhou nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Pelo torneio, o brasileiro conquistou a medalha de prata.
Aos 33 anos, Esquiva pode integrar um seleto grupo de pugilistas brasileiro. Caso conquiste o cinturão diante de Gualtieri, o capixaba se tornará o sétimo atleta de seu país a assumir um título de nível mundial.
O último compromisso de Falcão aconteceu em maio de 2022. Na ocasião, o lutador bateu o argentino Cristian Fabian Ríos, ampliando sua invencibilidade no esporte.