A sinceridade de Junior Cigano: ansiedade, angústia e os ‘fantasmas’ que o assombravam na carreira de lutador

Brasileiro expressa alívio ao comentar maior facilidade em lidar com ansiedade; atleta se apresenta nesta sexta-feira (8) contra Fabricio Werdum

Junior Cigano se prepara para estreia no MMA sem luvas. Foto: Reprodução/Instagram

Próximo de realizar aguardada estreia no MMA sem luvas, Junior Cigano adotou postura sincera e falou sobre os ‘fantasmas’ que o assombravam durante toda carreira como lutador. Vítima de ansiedade e angústia às vésperas dos confrontos, o brasileiro relembrou dificuldade vivida ao longo dos anos enquanto era prejudicado pelos sentimentos negativos.

“Acho que é comum, mas sou bastante ansioso, sou muito ‘sentimento’. As pequenas coisas acabo fazendo delas muito grandes, psicologicamente (falando) acaba ficando muito pesado e sempre foi assim, minha vida e minha carreira inteira”, disse Cigano em entrevista ao ‘Sexto Round’.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Júnior Cigano x Fabrício Werdum. Foto: Reprodução/Instagram/@Gamebredfc
Junior Cigano é ex-campeão do UFC

Apesar da declaração, Cigano destacou que para revanche contra Fabricio Werdum, sua mente está protegida da ansiedade pela primeira vez na carreira.

“Talvez, essa (luta) da maneira que eu tenho abordado, a ajuda que eu tive de um amigo próximo que me ajudou bastante nesse sentido, se tudo ocorrer como eu pretendo que corra e eu acho que vai, porque eu estou tendo sucesso na aplicação de tudo que eu tenho pensado; essa será a primeira vez que vou lutar apenas contra o meu adversário, sem lutar comigo”, afirmou.

PUBLICIDADE:

Junior Cigano foi derrotado por Ciryl Gane na última luta pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Dificuldade antes de última luta no UFC

“Na minha última luta do UFC, pela pressão de tudo as coisas acabam virando uma bola de neve e pesa. Eu estava no vestiário, meu pensamento era: ‘vamos acabar logo com isso porque eu quero ir logo para casa ficar com a família’ em um momento importante daqueles, onde você não está confortável, acaba sendo bastante negativo”, revelou Cigano.

PUBLICIDADE:

Dilema em trabalhar com psicólogos

“Desde o início (problemas com ansiedade), mas sempre trabalhei com isso: psicólogos. Sempre foi interessante o trabalho com psicólogos profissionais. Mas sou um cara que se você chega para mim e me dá um conselho ou fala alguma relacionada a atitude que eu deva tomar, mas sem saber nada da minha vida e não ter participado de nada, eu entendo, mas não absorvo. (…) sempre foi assim com os profissionais, no início sempre era legal, várias coisas que eu começava a trabalhar e me dedicar (…) só que chegava em um momento que a coisa caia na mesmice, por justamente eu não ter barreira para expor meus medos e tudo e eu acabava abandonado a terapia porque não íamos a lugar algum”, explicou.

Junior Cigano é ex-campeão peso pesado do UFC. Foto: Reprodução/Facebook UFC

Solução para o problema

“No caso do meu amigo (que ajuda na questão psicólogica), ele já me conhecia. Viramos amigos há anos, mas ele já me conhecida da luta, acompanhava muito e sabe muito de mim. É um cara dedicado. Eu sinto que é um ótimo amigo. E ele (falou): ‘ah, vamos fazer umas conversas , eu gosto desse assunto e eu estudo, então acho que posso te ajudar porque te conheço’. E deu muito certo, porque tudo o que falava e a gente abordava, era realmente voltado ao o que eu vivia, sou e passei. Ele conhece profundamente muita coisa e acabou sendo mais fácil de absorver o que era trabalhado (…) hoje consigo me livrar (dos ‘fantasmas’) quando eles veem”, finalizou Cigano.

PUBLICIDADE:

Escalado para luta principal do Gamebred Bareknuckle MMA, Cigano protagoniza revanche contra Fabricio Werdum nesta sexta-feira (8), em Jacksonville, Flórida (EUA). Recuperado de lesão sofrida em sua última luta contra Yorgan De Castro, o atleta busca derrotar novamente compatriota e alcançar 22 vitória na carreira.

Leia Mais sobre: , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89