Com a presença de Whindersson Nunes, primeira edição do Favela Champions tem grandes lutas e muita emoção

Evento reuniu cerca de 250 jovens atletas moradores de comunidades para competição de boxe, jiu-jitsu, muay thai e luta livre esportiva

Whindersson Nunes atuou como mestre de cerimônia do Favela Champions (Fotos: Matheus Araújo e Rogério Brunelli)

A Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio, recebeu neste domingo (29) a primeira edição do Favela Champions, competição de boxe e artes marciais para jovens moradores de comunidades. Cerca de 250 meninas e meninos de 14 a 17 anos participaram do evento organizado pela Luta Pela Paz. Embaixador do projeto, o lutador, ator, comediante e influenciador Whindersson Nunes marcou presença, foi o mestre de cerimônias das finais e entregou as medalhas aos atletas no pódio.

As lutas aconteceram em quatro modalidades: boxe, jiu-jitsu, luta livre esportiva e muay thai. Na parte da manhã ocorreram as fases classificatórias e, à tarde, foram disputadas as finais das categorias, repletas de emoção. Os presentes contaram ainda com outras atrações, como demonstração de técnicas de judô, inclusão de pessoas com deficiência, apresentação de grupo de dança da Maré, além de uma área kids e praça de alimentação.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Luiz Claudio Yabna N'Tchalá FMS Fight Night 2
Francis Ngannou boxe Instagram Top Rank

O acesso ao evento foi solidário, com a doação de 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas a famílias de crianças e jovens atendidos pela Luta pela Paz (LPP) na favela Nova Holanda, na Maré.

PUBLICIDADE:

“A proposta era unir jovens de diversas comunidades. Infelizmente, existe uma divisão muito acentuada na sociedade e a Luta Pela Paz sempre teve essa ideia de união, de paz, de ter todo mundo junto. E acho que hoje a gente conseguiu alcançar um pouco isso. Reunimos jovens de diferentes comunidades, todos com energia positiva, apoiando seus amigos, seus colegas de equipe. Acredito que esse primeiro objetivo foi alcançado. Já tenho várias ideias para quem sabe fazer um evento ainda maior no futuro. Com certeza esse Favela Champions foi o primeiro de muitos. Ter o Whindersson aqui foi muito importante, assim como todos os apoiadores, patrocinadores e essa galera fantástica da Maré que veio para cá para apoiar como sempre fazem. Foi um evento muito bonito”, disse o fundador da Luta pela Paz, o antropólogo e ex-pugilista inglês Luke Dowdney.

Favela Champions reuniu cerca de 250 meninas e meninos (Fotos: Matheus Araújo e Rogério Brunelli)

PUBLICIDADE:

“Gostei muito de ter tido essa oportunidade de lutar o Favela Champions. Estou muito feliz com a minha performance e agora vou seguir treinando para voltar ainda melhor. Foi um dia inesquecível para mim”, disse Matheus Maceió, atleta de 16 anos atendido pelo Maré Unida e medalhista de prata no jiu-jitsu no Favela Champions.

O Favela Champions é uma ação do projeto Maré Unida, que visa contribuir para o desenvolvimento do potencial de crianças, adolescentes e jovens da Maré através do esporte e da educação. O projeto também promove a qualificação das práticas de educadores socioesportivos e organizações atuantes no Rio de Janeiro, usando o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano. O Maré Unida, assim como o Favela Champions, é realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro e mídia oficial Band e Band News FM.

“Viver esse evento é uma emoção muito grande. Eu fui um jovem atendido pela Luta Pela Paz e hoje estou aqui, sendo um dos idealizadores disso tudo, podendo devolver e levar para os jovens de hoje um pouco do que recebi. Conheci a Luta Pela Paz com 14 anos, lá na Maré. E o boxe mudou a minha vida. Agora é a vez de outros meninos terem a sua oportunidade. Que eles possam ocupar esse lugar de protagonismo, um lugar que poucas pessoas oriundas de comunidades conseguem acessar”, declarou Roberto Custódio, coordenador esportivo da Luta Pela Paz.

PUBLICIDADE:

Sobre a Luta pela Paz

A Luta pela Paz trabalha em comunidades afetadas pela desigualdade social e violência, fazendo com que jovens possam se desenvolver, alcançar o melhor de seu potencial e construir uma sociedade mais inclusiva. Fundada e sediada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, a entidade está presente em 25 países por meio de suas academias e da aliança de parceiros treinados com a metodologia criada pela organização. Apenas em 2022, mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens participaram de nossos programas.

São 23 anos de atuação, ultrapassando a marca de 250 mil pessoas impactadas positivamente em todo o mundo. Multipremiada no cenário internacional, a Luta pela Paz forma atletas e profissionais de diversas áreas no esporte, como treinadores e gestores, impulsionando o ecossistema esportivo nacional.

Nas comunidades onde a Luta Pela Paz trabalha, muitos jovens não têm acesso a direitos básicos e enfrentam diversas barreiras para o seu desenvolvimento, além dos altos níveis de violência que também os afetam desproporcionalmente. Reconhecendo os jovens como agentes de mudança, a organização enfrenta esses desafios por meio de três eixos estratégicos: apoiando os jovens diretamente por meio das academias, formando uma aliança de organizações e educadores parceiros treinados em sua metodologia própria, e com incidência política através de atuação em coletivos e redes que visam contribuir para a defesa de direitos e o aprimoramento de políticas públicas.

Nas “Academias”, a organização apoia diretamente os jovens a desenvolverem seu potencial por meio de programas integrados baseados na metodologia dos Cinco Pilares: Boxe e Artes Marciais, Educação, Empregabilidade, Suporte Social e Liderança Juvenil. Na “Aliança”, desenvolve um trabalho de compartilhar conhecimento e apoiar organizações comunitárias e educadores físicos ao redor do mundo para o fortalecimento de programas voltados para jovens. E em “Coletivos”, utiliza uma metodologia de impacto coletivo buscando integrar atores locais, governo e organizações para apoiar os jovens em seu desenvolvimento.

A Luta pela Paz atua globalmente apoiando jovens por meio de Academias no Rio de Janeiro e em Londres, da Aliança com parceiros treinados presentes em mais de 25 países e nas comunidades através de Coletivos, onde trabalha com elaboração e implementação de soluções colaborativas de desenvolvimento de jovens e prevenção da violência.

Em 2021, a Luta pela Paz ampliou as suas atividades no Brasil, chegando a novos territórios nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte. Por meio de parcerias com prefeituras, governos estaduais, empresas públicas e privadas, desenvolveu projetos na Grande Vitória (ES); Recife (PE); Fortaleza e Sobral (CE); Canaã dos Carajás e Parauapebas (PA), além da continuidade do trabalho realizado em São Paulo e Guarulhos (SP) desde 2021.

Ainda em 2022, o eixo Aliança estendeu o trabalho de treinamento para a comunidade de países de língua portuguesa, começando por Cabo Verde. Trabalhando pelo protagonismo juvenil e em conexão com lideranças locais, atores públicos e privados, a Luta pela Paz tem mostrado que é possível chegar a soluções conjuntas para a prevenção da violência em diferentes regiões do mundo.

Esse é um trabalho contínuo e qualquer pessoa pode contribuir com o trabalho desenvolvido pela instituição. As doações podem ser feitas por meio do site lutapelapaz.org.

Leia Mais sobre: ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89