LUTADORES QUE SE APOSENTARAM EM 2023

Ex-campeão do UFC e do PRIDE, a lenda dos meio-pesados se despediu do MMA com derrota para Ihor Potieria no UFC 283, no Rio de Janeiro.

Mauricio Shogun      (27-14-1)

O mesmo evento marcou a despedida do também ex-campeão dos meio-pesados, derrotado em disputa de cinturão contra Jamahal Hill.

Glover Teixeira        (33-9)

Considerado por muitos o maior peso pesado da história, o 'Último Imperador' se despediu em fevereiro, com derrota para Ryan Bader no UFC 290.

Fedor Emelianenko       (40-7-1NC)

Ex-campeão e um dos recordistas de defesas de cinturão no peso leve do UFC, Bendo se despediu com derrota para Usman Nurmagomedov no Bellator 292.

Benson Henderson           (30-12)

Peso leve com quase 15 anos de WEC/UFC, Raphael deixou as luvas no octógono após derrota para Davey Grant no UFC Las Vegas, em março.

Raphael Assunção         (28-10)

Um dos atleta mais populares do UFC, 'Gamebred' fez o anúncio da aposentadoria após derrota para Gilbert Durinho no UFC 287, em Miami, sua cidade natal.

Jorge Masvidal       (19-6)

Três vezes desafiante ao cinturão dos penas do UFC, o norte-americano pendurou as luvas após derrota para Eddie Alvarez em guerra no BKFC.

Chad Mendes        (18-5)

A maior lutadora de todos os tempos deixou as luvas e os cinturões no octógono após defender o título peso galo contra Irene Aldana no UFC 289, no dia 10 de junho.

Amanda Nunes         (23-5)

Ex-campeão dos meio-médios, Lawler encerrou a carreira com chave de ouro comnocaute brutal sobre Niko Price no UFC 290, em julho.

Robbie Lawler  (30-16-1NC)

Ex-desafiante ao cinturão dos penas, o 'Zumbi' protagonizou uma das despedidas mais emocionantes do ano na derrota para Max Holloway em Singapura, em agosto.

Zumbi Coreano         (17-8)

Lenda do ONE Championship, a ex-campeã peso átomo se aposentou aos 27 anos após a trágica morte de sua irmã mais nova Victoria Lee

Angela Lee      (17-3)

Bicampeão peso leve da PFL, o 'Gângster Canadense' anunciou a aposentadoria após a conquista do segundo título, em novembro.

Olivier Aubin-Mercier              (21-5)