Amado por todos? Entenda quando Alex Poatan passou a ser admirado pelo rival Israel Adesanya

A história dos dois notáveis do UFC criou ambiente para uma rivalidade emblemática convertida em amizade inusitada

Poatan x Adesanya

Poatan (esq.) em encarada com Adesanya (dir.). Foto: Reprodução / Twitter

Nascida entre duas estrelas do peso médio (até 83,9kg.) na ocasião, a rivalidade de Alex Poatan e Israel Adesanya motivou cenas marcantes na história recente do MMA. Agora, um lutador vive a glória na divisão superior e o outro pode estar frente a frente com o feio rosto da decadência. Os novos ares sopraram vitórias, derrotas e – surpreendentemente – harmonia para os dois.

Veja Também

Poatan x Adesanya

Contudo, os fãs das artes marciais mistas devem se questionar em que momento desta caminhada os atletas diametralmente opostos chegaram numa proximidade tal que possibilita até desejarem treinar juntos. Nada é mais remediador que o tempo…

PUBLICIDADE:

Rivalidade

A rivalidade estre Adesanya (esq.) e Poatan (dir.) nasceu no kickboxing. Foto: Reprodução/YouTube FREESTYLEBENDER

Alex Poatan e Israel Adesanya já se enfrentaram em quatro lutas. Não é pouco. Dois duelos foram no kickboxing. Quando faziam parte do plantel do Glory of Heroes, o brasileiro venceu as duas batalhas. Uma vitória veio por decisão e a outra pela via que se tornaria uma constante nos encontros dos dois: o nocaute.

PUBLICIDADE:

No MMA, Poatan tirou o nigeriano do trono de campeão ao nocauteá-lo no UFC 281, em 2022. Cinco meses depois, já em 2023, Adesanya teve a oportunidade da revanche. Não desperdiçou. O troco veio com mais um nocaute nesta história. E, a exemplo do primeiro duelo no Ultimate, no segundo round. Assim, Alex Poatan conheceria sua primeira e única derrota na organização. Apesar de cogitada, uma trilogia entre os dois no UFC não passou de mera especulação.

Nos meandros das colisões no octógono e depois de empatarem na maior organização de MMA do mundo, muita provocação. O ‘trash talk’ passou a ser a tônica da relação de lutadores que não costumam lançar mão de golpes verbais com todos os adversários. As alfinetadas eram criativas, com direito a roupa de Pikachu, referências de filmes e envolvimento do nome de familiares.

PUBLICIDADE:

Surpreendente reconciliação

Adesanya (esq.) e Poatan (dir.) conversam após UFC 287. Foto: Reprodução / Instagram

Adesanya (esq.) e Poatan (dir.) conversam após UFC 287. Foto: Reprodução / Instagram

A única vitória de Adesanya sobre o rival declarado veio no UFC 287. Depois de muito ‘disse me disse’ na fight week, o inusitado ocorreu: um encontro após o evento, com direito a abraço e a manifestação da vontade do nigeriano de passear no Brasil.

Mesmo sem lutas marcadas após o episódio, os destinos de Alex Poatan e Israel Adesanya insistiam em se cruzar. O brasileiro e o nigeriano se encontraram mais uma vez em 2023, e num clima descontraído. Os dois usaram as redes sociais para mostrar o encontro inesperado no aeroporto.

PUBLICIDADE:

“Último dia na Australia, agora chegando em Los Angeles e olha só quem encontro aqui, advinha, uma chance: erraram…. Israel Adesanya. Chama!”, disse Poatan ao filmar o então campeão dos médios na fila. Adesanya brinca de se esconder e depois cumprimenta Poatan.

Adesanya filmou de sua perspectiva o encontro com Poatan, e escreveu que sua vida parece um videogame.

Mas as ocasiões amistosas não impediram episódios provocativos. Como, por exemplo, no fim de 2023, quando Israel Adesanya publicou um vídeo nas redes sociais imitando um golpe típico do seu antagônico. O gesto foi interpretado por alguns fãs como uma provocação, mas também houve quem visse como um reconhecimento da habilidade de Poatan.

O segundo semestre de 2024 foi uma dose incisiva do melhor remédio – o tempo – para os dois. Adesanya deixou a pose inimiga de uma vez por todas de lado e se sentiu a vontade para prever a vitória de Alex Poatan sobre Khalil Rountree, rememorando a potência do chute do brasileiro.

“Esse chute na perna, mano. Se você olhar para essa parte do pé dele, é como a parte de trás de um martelo, porque é com isso que ele te chuta. Ele não precisa girar o quadril. Quando ele te acerta, por causa da densidade óssea dele e das pernas longas, é uma sensação diferente. Já fui chutado por kickboxers a vida inteira, mas quando Poatan te atinge, a sensação se espalha por toda a panturrilha.”, disse o ex-campeão ao ‘JRE MMA Show’.

Em outra oportunidade, Israel conteve um fã que criticou Poatan com a resposta ‘Ele é muito bom, mostre respeito a ele. Ele é realmente bom. Eu já o venci, então você pode ser meu fã’.

Personagem na história dos outros

Bastava Alex Poatan estar escalado para Israel Adesanya emitir uma opinião sobre a luta. Aliás, ser questionado sobre sua opinião. Até que no UFC 307, no duelo do paulista contra Rountree, decidiu dar um basta nesta narrativa. E acabar com a rivalidade junto.

“Se Khalil vencer, vai ser como ‘bem, alguém já fez isso’, e aí eles podem parar de me encher o saco. Vão lidar com isso agora, vão ter essa história. A minha história com o Alex acabou”, disse Adesanya.

Lógico, as perguntas não cessaram. Mas as respostas não vieram mais carregadas de ódio. ‘The Last Stylebender’ já recebeu uma das consultas para o próximo duelo de Poatan, contra Ankalaev. O retorno foi curto, claro e direto: ‘Chama!’, disse Israel.


Relação amistosa

Talvez o que possa ser considerada a ‘bandeira branca’ definitiva desta ‘guerra’ foi hasteada no último final de semana, no UFC 312, em Sydney, na Austrália.

Adesanya Poatan UFC 312

Adesanya e Poatan lado a lado no UFC 312 (Foto: Instagram)

Alex Poatan – que foi ao evento servir como corner de Sean Strickland na disputa de cinturão dos médios contra Dricus du Plessis – e Adesanya – que recebeu uma homenagem e foi introduzido ao Hall da Fama do UFC por sua luta contra Kelvin Gastelum – se encontraram na arena, sentaram lado à lado, tiraram fotos e gravaram vídeos. Rolou até um convite do brasileiro para treinarem juntos.

Em um desses momentos, compartilhado por Israel Adesanya em vídeo publicado no seu canal oficial no YouTube, Alex Poatan surpreendeu e fez uma proposta ao nigeriano, o convidando para uma ‘parceria’ de treinos e afirmando que ambos têm muito a aprender um com o outro.

“Chama ou não chama? Fala para ele que podemos pensar em uma parceria. Temos muito para aprender um com o outro. Tenho muitas coisas para falar para ele, vai ser legal. Ele tem muitas coisas para falar para mim também”, disse Poatan a Plínio Cruz, seu treinador, que repassou o recado, em inglês, para Adesanya.

VÍDEO: Veja o momento do convite de Alex Poatan a Israel Adesanya

Leia Mais sobre: , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 104 Resultados do UFC 313 Resultados do UFC Vegas 103 Resultados do UFC Seattle Resultados do UFC Las Vegas 102