
Kamaru Usman não luta desde 2023. Foto: Reprodução/Instagram
Próximo da data para lutar pela primeira vez em quase dois anos, Kamaru Usman passou a última década divindo o octógono com os melhores lutadores do mundo. Por mais que tenha nomes conhecidos e respeitados em seu cartel, o Pesadelo Nigeriano nutriu por algum tempo uma animosidade com um atleta com o qual nunca teve a oportunidade de enfrentar: Dricus Du Plessis, atual rei da divisão dos médios (até 83,9 kg.).
Neste contexto, o ex-campeão dos meio-médios (até 77,1 kg.) explicou como o sentimento surgiu e relembrou das declarações de Du Plessis sobre a representatividade do continente africano no Ultimate durante conversa com Israel Adesanya nesta quarta-feira (11), no podcast ‘Young Man Ramble‘.
“Quando você chega e já tem três reis africanos, por que todo o seu processo de pensamento não é tipo: ‘Cara, eu quero ser o quarto campeão africano?’ Você escolheu entrar nos holofotes pensando: ‘Aquele cara e aquele cara não moram mais aqui. Eles não são campeões africanos de verdade.’ E essa foi a única coisa que me incomodou”, afirmou Usman.
Israel Adesanya e Dricus Du Plessis em encarada no UFC 290 (Foto: Instagram/UFCANZ)
De fato, as declarações do sul-africano foram de encontro à amizade entre Usman, Adesanya e Francis Ngannou, que à época se orgulhavam de representar o continente, muito embora não vivessem mais em países do local. Du Plessis viveu uma intensa rivalidade com o ex-campeão dos médios (até 83,9 kg.) por conta disso.
No entanto, o Pesadelo Nigeriano garantiu não ter cultivado a rixa e hoje passa a enxergar o lutador de forma diferente. Para ele, toda a situação partiu de um interesse midiático de Dricus.
“Mas eu realmente acho que ele é um cara legal. Nas vezes que o encontrei, foi um cara legal. Obviamente, quando se está na mídia e está animado, talvez ele não quisesse dizer da forma como falou e a mídia foi junto. Ele viu uma oportunidade de lutar pelo título, criou uma história e aproveitou. Agora, temos quatro campeões africanos na história, e terão outros”, concluiu.