
K. Nurmagomedov (esq) aconselhou K. Chimaev. Foto: Reprodução/Instagram
Na luta principal do UFC 319, marcado para 16 de agosto, Khamzat Chimaev tem a missão dura de acabar com o reinado de Dricus Du Plessis na divisão peso médio (até 83,9kg) do Ultimate. O sul-africano faz sua terceira defesa de título e vem de uma sequência de vitórias sobre quatro ex-campeões, o que o torna um oponente perigoso para o ‘Lobo’. No entanto, para o compatriota do Cáucaso, Khabib Nurmagomedov, existe um caminho para o checheno conquistar o cinturão.
Em entrevista a Adam Zubayraev, Khabib Nurmagomedov apontou Dricus Du Plessis como um adversário perigoso devido ao seu estilo agressivo e incansável dentro do octógono. Mesmo sem grande precisão nos golpes, o sul-africano compensa com volume e movimentação constante, mantendo a pressão sobre seus oponentes durante toda a luta.
Veja Também
“Dricus é um adversário interessante. Ele é muito duro, vai pra briga. Não é muito preciso, mas golpeia bastante. Está sempre lançando socos e chutes o tempo todo. Ele solta muito volume e nunca fica parado.”, disse Khabib.
Khabib sugere trocação para Chimaev, mas alerta para risco de desgaste em luta prolongada
Na análise do ex-campeão, a melhor estratégia para Khamzat Chimaev seria apostar na trocação, especialmente no boxe, onde leva vantagem técnica sobre o rival. No entanto, forçar o ritmo nos primeiros rounds sem conseguir uma finalização pode se tornar um erro, já que isso exigiria muito fisicamente.
“Pessoalmente, eu aconselharia o Khamzat a trocar golpes com ele. Se colocarmos os dois em uma trocação de boxe puro, o Khamzat é melhor. Dá pra tentar forçar as coisas nos dois primeiros rounds, mas se você não finalizar, vai gastar muita energia.”, continuou o russo.
Um ponto de atenção destacado por Khabib é a falta de experiência de Khamzat em lutas de cinco rounds. Enquanto o checheno ainda não testou seu gás em disputas mais longas, Du Plessis já passou por esse tipo de situação, o que pode dar ao sul-africano uma vantagem importante caso o duelo se estenda até os momentos finais.
“O Khamzat nunca chegou aos rounds de campeonato. Por outro lado, aquele cara (Dricus) ele tem experiência de verdade.”, concluiu o ex-campeão peso leve (até 70,3kg).
Contratado pelo UFC desde 2020, Khamzat Chimaev chega à sua primeira disputa de cinturão invicto na carreira, com 14 vitórias, sendo 12 por interrupções. Ao longo de sua trajetória, o checheno nunca precisou lutar além do terceiro round.
Já Dricus Du Plessis soma 23 triunfos e apenas duas derrotas na carreira. O campeão tem 20 vitórias por interrupções e, em suas últimas três lutas, precisou dos chamados “rounds de campeonato” para sair vitorioso.
Reinier de Ridder quer a vaga de Khamzat Chimaev no UFC 319

Reinier De Ridder em vitória no UFC. Foto: Reprodução x/UFC News
Reinier de Ridder, recém-chegado ao UFC, já mira o cinturão dos médios. Escalado para o UFC Abu Dhabi no próximo sábado (26), o ex-campeão duplo do ONE FC vê a luta entre Dricus Du Plessis e Khamzat Chimaev, no UFC 319, como uma chance inesperada. Em entrevista ao Submission Radio, revelou torcer por uma desistência de Chimaev para assumir a vaga e disputar o título duas semanas após sua estreia.
“Eu ainda espero que o Khamzat desista de última hora. O UFC 319 é duas semanas depois da minha luta, então talvez a gente ainda tenha sorte.”, disse o ex-campeão do ONE FC.
A esperança de que o ‘Lobo’ desista da luta vem pelo histórico de lutas canceladas de Chimaev no UFC. Em sua trajetória o Checheno teve seis lutas canceladas sendo a maioria por conta de seu estado de saúde.
Leia Mais sobre: Dricus Du Plessis, Khabib Nurmagomedov, Khamzat Chimaev, UFC 319




Você precisa fazer login para comentar.