WWE e a Arábia Saudita: uma relação controversa que poderá não sobreviver à pandemia

País Árabe, famoso por restringir direitos humanos, tem um acordo de longo prazo com a WWE para realização de eventos

WWE e o retorno a Arabia Saudita. Foto: Divulgação

A WWE é uma marca global com fãs em todo o mundo. Nos últimos anos, o Oriente Médio se estabeleceu como um destino popular para esportes e entretenimento internacionais de primeira classe. Portanto, era inevitável que a WWE não se ramificasse na região, levando seus shows e estrelas para uma parte do mundo com muitos fãs e muito mais dinheiro.

A primeira exibição no mercado do Oriente Médio ocorreu em 2012, quando o Raw World Tour parou na capital dos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi. Desde então, mais três shows foram realizados em Abu Dhabi e um no vizinho Dubai, em 2016.

PUBLICIDADE:

No entanto, a presença da WWE na região foi mais forte na Arábia Saudita, com um total de oito shows até agora no país. Depois de três shows no programa Smackdown, a WWE e a Arábia Saudita assinaram uma parceria de 10 anos em março de 2018, comprometendo a empresa a longo prazo com a nação mais populosa e mais rica do mundo árabe. O contrato descreve que serão realizados dois shows por ano na Arábia Saudita.

Embora os Emirados Árabes Unidos possuam um histórico questionável em relação aos direitos humanos e recebam uma boa quantidade de críticas, ainda assim é um país moderno e progressivo, com uma considerável comunidade de expatriados e uma longa história em sediar eventos globais. Portanto, levar a WWE para os Emirados nunca foi considerado uma jogada controversa.

PUBLICIDADE:

A censura estrita da Arábia Saudita

A Arábia Saudita, no entanto, tem muitas polêmicas. O país possui algumas das leis de censura e estilo de vida mais estritas do mundo. Mídia, notícias e entretenimento são estritamente censurados para aderir às regulamentações do governo islâmico, além disso, as pesquisas na Internet são bloqueadas ao tentar visitar sites que o governo considera “imorais”.

Para certos conteúdos nos sites, como entretenimento adulto, isso não é uma surpresa, entretanto, também existem bloqueios nos serviços de notícias de certos países que são vistos como inimigos pela Arábia Saudita, como Israel, Irã e Catar. Quanto a jogar em cassinos online ou assistir emissoras estrangeiras, esqueça: as redes privadas virtuais são ilegais e não conseguem se conectar. A Arábia Saudita censurou até mesmo a Netflix.

PUBLICIDADE:

Não é de se surpreender, portanto, que qualquer evento internacional que decida ir ao país seja acusado de pegar dinheiro e ajudar o Estado a utilizar o esporte para limpar a sua imagem, usando, assim, programas de esportes e entretenimento para fornecer uma fachada de modernidade, quando na realidade, muitas leis e modos de vida sauditas permanecem extremamente opressivos.

Assim, provou para a WWE, que se viu exposto e envolvido em muitos dos problemas pelos quais a Arábia Saudita ganhou seu status de um dos piores países do mundo em direitos humanos.

Os direitos das mulheres na Arábia Saudita – ou melhor, a falta de direitos – receberam críticas em todo o mundo, com uma série de leis bárbaras destinadas a reprimir as mulheres do país. Pra você ter uma ideia, somente em junho de 2018, as mulheres tiveram permissão legal para dirigir.

PUBLICIDADE:

O caso Khashoggi

A WWE logo se viu no centro de uma tempestade quando a Arábia Saudita proibiu lutadoras de participar de seus shows. Embora isso tenha sido muito ruim, quando Triple H, vice-presidente executivo da WWE, se posicionou para defender a Arábia Saudita, causou insatisfação e apenas aumentou as acusações de que a WWE estava priorizando dinheiro em detrimento da moral.

Depois de tentar adicionar uma partida feminina – Alexa Bliss x Natalya – ao cartão Super ShowDown em junho de 2019, que foi rejeitado pelo governo saudita, a WWE finalmente conseguiu a aprovação quatro meses depois no Crown Jewel, onde Natalya enfrentou Lacey Evans. Mas, mesmo assim, condições precisaram ser seguidas, pois as duas lutadoras usavam bodies e camisetas em vez de seus trajes típicos.

Embora tenha havido alguns feedbacks negativos sobre a natureza da primeira partida feminina na Arábia Saudita, mesmo assim foi amplamente elogiada como um momento de grande avanço para a WWE e o próprio país.

No entanto, nenhuma publicidade positiva gerada pela partida poderia compensar a expectativa da Crown Jewel, com a Arábia Saudita no meio de uma crise diplomática após o assassinato do cidadão saudita e importante jornalista Jamal Khashoggi na embaixada saudita em Istambul, apenas um mês antes do show.

Políticos dos EUA pediram à WWE que cancelasse o evento e vários lutadores de alto nível, incluindo Daniel Bryan e John Cena se retiraram em protesto. Mas, em outro movimento que não deu certo, Stephanie McMahon insistiu que o show iria adiante como uma “decisão de negócios”. Outro momento moral sobre a WWE.

Hora de encerrar?

A controvérsia em torno do evento Crown Jewel continuou após o show, quando um avião fretado, composto por lutadores e funcionários da WWE, teve a decolagem negada e ficou parado na pista por seis horas. Embora a linha oficial das autoridades sauditas tenha explicado que foi devido a questões mecânicas do avião, isso foi facilmente refutado. Em vez disso, foi relatado que o príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman ordenou a parada do avião em resposta a Vince McMahon, exigindo que o feed ao vivo do pay-per-view fosse cortado pela incapacidade da Arábia Saudita de pagar suas taxas.

O evento mais recente da WWE na Arábia Saudita, o Super ShowDown de fevereiro, ocorreu sem nenhuma das controvérsias e escândalos anteriores, mas o programa em si foi universalmente criticado por estar abaixo da média.

Então, apenas duas semanas depois, a WWE e a Arábia Saudita se viram no meio de ações judiciais pelo fracasso em divulgar pagamentos referentes a milhões de dólares.

Então, o que espera a WWE na Arábia Saudita? Com a pandemia de coronavírus paralisando os eventos internacionais, é improvável que a empresa retorne ao país para seu segundo show em 2020.

No entanto, com a tensão aumentando entre as autoridades sauditas, um número crescente de lutadores se afastando e controvérsias a cada momento, uma pausa prolongada antes de decidir o futuro relacionamento da WWE com o país pode ser bem-vinda.

A parceria com a Arábia Saudita foi, sem dúvida, um sucesso financeiro para a empresa. Mas a que preço?

 

 

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4