Pugilista na juventude, Mandela recebe homenagens de lutadores após falecimento

Diversos atletas do MMA se manifestaram após a morte do ativista dos direitos raciais e ex-presidente da África do Sul

Nelson Mandela praticou boxe em sua juventude. Foto: Divulgação/AP

Nelson Mandela praticou boxe em sua juventude. Foto: Divulgação/AP

A notícia da morte do ex-presidente sul-africano e ativista pela igualdade racial Nelson Mandela causou comoção global na noite desta quinta-feira (05). Pugilista na sua juventude, Mandela ficou conhecido, entre outras coisas, por usar o esporte para unificar o povo de seu país-natal. Após o falecimento de “Madiba”, como era conhecido na África do Sul, a comunidade do MMA também prestou sua homenagem ao ganhador do Prêmio Nobel da Paz.

“Perdemos um grande líder e exemplo pra todos os negros do mundo”, escreveu Anderson Silva, lembrando do aspecto racial e da luta de Mandela contra o regime do apartheid, de segregação racial. “Ele é o verdadeiro símbolo da liberdade”, lembrou Vitor Belfort. Royce Gracie classificou Mandela como um “grande homem”. O peso médio Rafael “Sapo” Natal também sobre a importância do ex-presidente sul-africano. “Se alguém me representa ou representou, esse é Nelson Mandela”, afirmou.

PUBLICIDADE:

Atletas de outros países também se manifestaram. “Descanse em paz Mandela. Uma das pessoas mais importantes da nossa época, um verdadeiro lutador”, publicou o sueco Akira Corassani. “Descanse em paz”, disseram Kelvin Gastelum, campeão do TUF 17, e Alistair Overeem. O presidente do UFC Dana White também se manifestou. “Descanse em paz Nelson Mandela”, escreveu o dirigente, juntamente com uma imagem do líder político. Assim como os demais, o ex-lutador e hoje comentarista do Ultimate Kenny Florian lamentou a morte de Mandela e afirmou que “sua memória vive”.

Na noite desta quinta-feira (05), em Pretória (Africa do Sul), Nelson Mandela faleceu aos 95 anos. “Madiba” foi vítima e lutou contra o regime do apartheid em seu país, que durou entre 1948 e 1993. O ativista passou 27 anos preso pelo regime, tendo sido solto somente em 1990. Mandela participou ativamente do processo de reconstrução democrática de seu país e elegeu-se presidente em 1994, ocupando o cargo até 1999. Em seu pronunciamento oficial, o atual presidente sul-africano Jacob Zuma declarou: “Ele está agora a descansar. Ele está agora em paz. A nossa nação perdeu o seu maior filho. O nosso povo perdeu um pai”.

PUBLICIDADE:

Erro de arbitragem favoreceu Poatan? Ex-campeão causa polêmica e detona nocaute no UFC 300

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88