Vitória sobre TJ Dillashaw pode fazer Aljamain Sterling dar ‘a volta por cima’ na carreira; entenda

Caso bata o ex-campeão da divisão, o atual líder dos galos mostra que não chegou ao título por um acaso e que possui condições de escrever seu nome na história

A. Sterling vibra na pesagem do UFC 280 (Foto: Instagram/@ufc)

O aguardado confronto contra TJ Dillashaw no UFC 280, que acontece nesse sábado (22), pode marcar uma reviravolta na carreira de Aljamain Sterling. Antes criticado e diminuído por fãs e pela imprensa especializada, o dono do cinturão dos galos (até 61,2kg) terá a oportunidade, diante de TJ Dillashaw, de dar a volta por cima e, finalmente, se tornar um campeão querido e respeitado pelo povo. Entenda a situação.

Veja Também

Demian Maia Charles do Bronx horizontal

 O início da ‘crise’

Yan (dir.) acerta joelhada ilegal em Sterling. Foto: Reprodução / Twitter

PUBLICIDADE:

UFC 259. Março de 2021. Aljamain desafiava o então campeão Petr Yan em duelo válido pelo cinturão dos galos. O russo vencia o combate no início do quarto round, quando, de forma não intencional, acertou uma joelhada ilegal no norte-americano, que caiu alegando sentir fortes dores. O árbitro interrompeu o combate e, imediatamente, desclassificou o russo, o que condecorou Sterling como novo campeão dos galos, naquele momento.

A reação do norte-americano no momento foi de incredulidade e lamentação. Ao receber o cinturão das mãos de Dana White, Sterling chegou a jogá-lo no chão e chorar copiosamente, alegando que não desejava se tornar campeão daquela forma melancólica. Porém, em seguida, o que se viu foram diversas acusações de fãs e da mídia sobre um possível ‘fingimento’, pois, aparentemente, o ‘Funk Master’ sentiu que sua situação não estava boa no duelo.

PUBLICIDADE:

Entretanto, nos dias que se sucederam após a luta, Sterling passou a adotar outra postura. Deixou de lado a lamentação por ser campeão em um anticlímax e passou a culpar Yan por supostamente ‘não saber as regras’ e golpeá-lo com uma joelhada ilegal. O norte-americano também fez questão de mostrar a seriedade do momento complicado que passava e comunicou em suas redes sociais que precisava passar por um procedimento cirúrgico na região das costas/coluna. A revanche iria demorar um pouco mais do que o normal.

A revanche

A. Sterling e P. Yan na aguardada revanche (Foto: Reprodução/Instagram)

PUBLICIDADE:

Durante os poucos mais de 12 meses que transcorreram de recuperação para Aljamain Sterling, Petr Yan teve tempo para fazer mais um combate e se manter ativo. Em outubro de 2021, o russo bateu Petr Yan no UFC 267, em Abu Dhabi (EAU), e se tornou campeão interino da divisão. O tratamento do seu rival norte-americano chegava ao fim e a hora do acerto de contas se aproximava.

No UFC 273, que aconteceu no último mês de abril, finalmente Sterling e Yan subiram ao octógono para o acerto de contas. Porém, diferente do primeiro embate, o norte-americano se apresentou bem e mostrou suas verdadeiras habilidades ao russo. Após 25 minutos de uma verdadeira guerra, o ‘Funk Master’ saiu vitorioso na decisão dividida dos juízes e se manteve como campeão linear da divisão até 61,2kg. Dessa vez sem o título questionado. A rivalidade chegava ao fim, pelo menos por um tempo.

A redenção (?)

A. Sterling e TJ Dillashaw na primeira encarada antes do UFC 280 (Foto: Reprodução/Youtube)

PUBLICIDADE:

O duelo contra TJ Dillashaw no UFC 280 representa muito mais do que uma ‘simples’ defesa de título para Sterling. Um triunfo sobre um dos maiores nomes da história da divisão pode significar um recomeço ou ‘volta por cima’ na carreira do norte-americano. Batendo a lenda da categoria, Aljamain prova que não é o rei da categoria apenas por um golpe (ilegal) de sorte ou por um encaixa de estilos que o favoreceu contra Yan. Com a manutenção do cinturão, o ‘Funk Master’ mostra que é ‘de verdade’, pode fazê-lo ganhar o reconhecimento e o carinho dos fãs e que possui totais condições de construir um legado nessa faixa de peso.

Aljamain Sterling conseguirá se manter como dono do cinturão da divisão até 61,2kg? A resposta você confere no próximo sábado (22), à partir das 11hs (Horário de Brasília) no UFC 280 e o SUPER LUTAS trará para você o que de melhor acontecer no evento, com equipe IN LOCO em Abu Dhabi (EAU). A cobertura conta com o patrocínio da Rooobet.

Mudança fatal? Makhachev ignora alerta e pode ter fim trágico nos meio-médios!

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89