Com apoio de Dana White, organização que quer banir o TRT do MMA

Associação de Médicos Especialistas em Lutas divulgou um comunicado oficial sobre o assunto nesta segunda-feira (28)

V. Belfort (foto) é o principal atleta a fazer uso do TRT no elenco do UFC. Foto: Josh Hedges/UFC

V. Belfort (foto) é o principal atleta a fazer uso do TRT no elenco do UFC. Foto: Josh Hedges/UFC

A polêmica do Tratamento de Reposição de Testosterona (TRT) ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira (27). De acordo com o site do canal norte-americano “FOX Sports”, a Associação de Médicos Especialistas em Lutas (ARP) divulgou um comunicado condenando o uso do tratamento e pedindo a drástica limitação do seu uso nas artes marciais mistas. Segundo a organização, a necessidade de reposição hormonal por atletas diagnosticados com hipogonadismo no MMA é “extremamente rara” e portanto a liberação só seria feita em casos excepcionais, onde ficasse comprovada tal carência.

“O uso de esteroides de qualquer tipo, incluindo testosterona, aumenta significamente os problemas de saúde para lutadores e seus oponentes. Usar TRT nas lutas pode também criar uma desvantagem injusta e contraditória para a integridade do esporte. Consequentemente, a ARP apoia a eliminação geral da terapia de reposição hormonal no esporte”, diz um trecho do comunicado divulgado pela ARP.

PUBLICIDADE:

Ainda segundo a “FOX Sports”, o empenho da ARP tem um aliado de peso: o presidente do UFC Dana White. Para o presidente, se o atleta precisa de TRT, já é a hora de pensar em encerrar sua carreira. “Se você precisa de TRT, então provavelmente está muito velho para lutar. Você deveria se aposentar”, disse Dana, que comentou o caso de Vitor Belfort, principal atleta da organização que se submete ao tratamento. “Ele (Vitor) me deixa louco. Nós não estávamos com uma relação muito boa há alguns meses só por causa dessa história de TRT. Eu acho que é injusto, disse que testaríamos ele todos os dias e fizemos isso. Ele cumpriu tudo e tem estado nos limites que deveria”, concluiu.

O TRT já é o tema central da anunciada luta entre Vitor Belfort e Chris Weidman, pelo título dos médios. Antes mesmo do agendamento da data do duelo, que já está confirmado para a cidade de Las Vegas (EUA), a solicitação para uso do tratamento de reposição hormonal por Belfort tem dominado o noticiário envolvendo a disputa de cinturão. A Comissão Atlética do Estado de Nevada, no entanto, já declarou que o brasileiro não deve ter o pedido atendimento com facilidade, já que impõe severas restrições ao Tratamento de Reposição de Testosterona.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4