UFC descarta contratação de participante do TUF por conta de foto racista

Tyler Manawaroa, membro do reality show Canadá x Austrália, postou imagem insultando criança negra antes de entrar no programa

Tyler Manawaroa (foto) não vai ser contratado pelo UFC por postagem racista. Foto: Divulgação/UFC

Tyler Manawaroa (foto) não vai ser contratado pelo UFC por postagem racista. Foto: Divulgação/UFC

Tyler Manawaroa, participante do reality show The Ultimate Fighter: Canadá x Austrália, não vai ser contratado pelo UFC independentemente de seu desempenho no programa de televisão.

Há um ano e meio, o lutador postou em sua conta na rede social Instagram uma foto com dizeres racistas. A imagem mostrava uma criança negra dentro de um carrinho de supermercado, com a legenda “acostume-se a ficar atrás de grades”, além de outros termos ofensivos.

PUBLICIDADE:

A postagem somente veio à tona graças a outro participante do reality show, o canadense Kajan Johnson. O lutador encaminhou a imagem ao treinador da equipe do Canadá, Patrick Côté, perguntando se ele fazia ideia que havia um racista dentro da casa. Côté respondeu de forma sucinta: ‘Uau! Que perdedor!’

O UFC rapidamente se posicionou sobre o assunto, lamentando a postagem e já descartando uma futura contratação de Manawaroa. Veja abaixo o comunicado da organização, enviado ao site norte-americano Bleacher Report:

PUBLICIDADE:

“O UFC contratou uma empresa de investigação na Austrália para verificar o passado dos potenciais participantes do The Ultimate Fighter Nations. Infelizmente, a verificação não abrangeu todo o histórico de Tyler Manawaroa nas redes sociais. O UFC se compromete a ter um ambiente que seja livre de discriminações. Consequentemente, o UFC notificou Manawaroa que, independentemente de sua participação no programa de televisão, a organização não irá oferecê-lo um contrato para competir no UFC.”

Depois de a polêmica ter estourado, Manawaroa, descendente de maoris (povo nativo da Nova Zelândia), apagou a imagem e desculpou-se pelo ocorrido. Porém, era tarde demais:

PUBLICIDADE:

“Postei uma imagem no Instagram que ofendeu as pessoas. Minhas desculpas! Como vocês podem imaginar, essa nunca foi a intenção. Como pessoa de pele escura que sou, tendo já lidado com racismo durante toda a minha vida, eu estava fazendo uma piada com o estereótipo de que todas as pessoas escuras vão para a cadeia. Isso, obviamente, não é verdade. Daí vem a ironia. Eu apaguei a imagem e me desculpe por ter ofendido a todos.”

Manawaroa tem 19 anos de idade e está invicto após dez lutas no MMA profissional. Com os acontecimentos, essa pode ser a primeira vez na história do The Ultimate Fighter em que o campeão não será contratado pelo UFC, já que o lutador foi classificado para as semifinais do programa.

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88