Morre Glória Maria; relembre como a consagrada jornalista ajudou no ‘boom’ do MMA no Brasil

Vítima de complicações de um câncer de pulmão, ícone da comunicação participou de cobertura histórica do Pride em 2003

Glória Maria participou da cobertura do Pride no Japão, em 2003. Foto: Reprodução/Instagram

O anúncio da morte da consagrada repórter Glória Maria, nesta quinta-feira (2), é um golpe histórico no jornalismo brasileiro. Vítima de complicações de um câncer de pulmão, o ícone da comunicação teve papel importante para a difusão do MMA no país tupiniquim. Em 2003, a profissional participou da cobertura histórica do extinto Pride, no Japão, tendo como grandes estrelas Wanderlei Silva e Rodrigo Minotauro.

Antes, considerado um esporte marginalizado, o ‘vale-tudo’, como era chamado na época, foi tema de reportagem especial no tradicional ‘Fantástico’, informativo ligado à Rede Globo. Com exibição em TV aberta, os atletas, tal qual a modalidade, puderam ser desmistificados na visão de parte preconceituosa da época.

PUBLICIDADE:

Anos se passaram e a reportagem que, há 20 anos, apresentou ao Brasil os lendários ‘Wand’ e Minotauro, rendeu frutos. Hoje, o MMA é um esporte consolidado no mundo e oferece aos fãs possibilidades de lotar ginásios, como ocorrido em janeiro de 2023, na Jeunesse Arena, pelo UFC 283.

Em 2012, em evento do Ultimate, também em território carioca, a repórter se reencontrou com Rodrigo e falou, com exclusividade ao ‘Portal do Vale Tudo’, sobre o avanço da modalidade cerca de 10 anos depois.

PUBLICIDADE:

“É inacreditável. Vi esse estádio (HSBC Arena, na época) lotado, com todo mundo gritando. Todo tipo de gente. Todo mundo torcendo, as pessoas vibrando. Não tinha um lugar vazio. É inacreditável para quem viu isso 10 anos atrás. O talento, quando tem gente genial, como você (Minotauro), é claro que as portas se abrem. Quando se tem paixão no que está fazendo, as pessoas veem. É uma luta dura? É. Exige coragem, mas não é uma coisa para matar. Não é violência”, disse Glória, na entrevista.

Além de ajudar na difusão das artes marciais mistas, Glória Maria teve outros marcos ao longo de mais de 50 anos de carreira. A jornalista foi a primeira a se apresentar ao vivo em TV a cores, no ‘Jornal Nacional’.

PUBLICIDADE:

Como entrevistadora, a lenda da comunicação também teve papel de destaques. Entre convidados de renome estão personalidades como os astros da música, Freddie Mercury e Michael Jackson.

A equipe SUPER LUTAS lamenta a morte de Glória Maria. Em nome da imprensa, agradecemos os anos de serviços prestados e reconhecemos o valor histórico da repórter para a comunicação.

Leia Mais sobre: , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89