Vitor Belfort: ‘A briga entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen me envergonha’

Em longo desabafo, carioca falou sobre o mau exemplo dos técnicos e não poupou sequer a TV

Briga entre Wand (esq.) e Sonnen (dir.) incomodou V. Belfort. Foto: Instagram/Reprodução

Briga entre Wand (esq.) e Sonnen (dir.) incomodou V. Belfort. Foto: Instagram/Reprodução

A briga entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen nas gravações do TUF Brasil 3, exibida no programa veiculado no último domingo (13), segue sendo o centro das discussões no MMA brasileiro. Após diversas manifestações de fãs e cronistas especializados, bem como das partes envolvidas, foi a vez de Vitor Belfort, um dos maiores expoentes do esporte no país, dar seu parecer sobre a confusão. Em uma longo texto divulgado por mei de seu perfil oficial no Instagram, Belfort criticou duramente o comportamento dos treinadores e afirmou que se sente envergonhado pelo ocorrido.

VÍDEO: Reveja na íntegra a briga entre Wand e Sonnen no TUF

PUBLICIDADE:

Um dos principais pontos abordados na publicação de Vitor, que chegou a dividir o comando técnico com Wanderlei na primeira edição do TUF Brasil, foi o mau exemplo dado tanto por Wand quanto por Sonnen na altercação. Segundo Belfort, as artes marciais mistas possuem um amplo conjunto de regras para o duelo esportivo, além de demandarem uma conduta reta também fora do octógono. O “Fenômeno” também não poupou a televisão, e afirmou que a veiculação de tais imagens na mídia pode ter impulsionado ainda mais a violência.

MAIS: Auxiliar de Sonnen acusa produção do TUF de provocar briga entre Sonnen e Wand

PUBLICIDADE:

Confira abaixo, na íntegra, o desabafo publicado por Vitor Belfort sobre a briga entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen:

As artes marciais entraram na minha vida para significar disciplina e respeito. E isso aconteceu quando eu tinha apenas 8 anos, quando comecei a praticar judô. Vejo a responsabilidade dos meus “heróis esportivos”, que influenciaram minha carreira e por isso sempre me senti na obrigação de retribuir, sendo um atleta que representasse o esporte com a mesma disciplina e respeito que me ensinaram quando comecei, há quase 30 anos atrás. A briga de Wanderlei Silva e Chanel Sonnen no programa TUF Brasil me envergonha. Primeiro, porque o MMA não é briga, é luta de pessoas preparadas dentro de um octógono. Isso é o que eu faço. Eu não brigo, eu luto. Segundo, não há mais espaço, em um esporte como o MMA, para aceitar este comportamento, quando a própria modalidade tem regras claras para atitudes antidesportivas fora dos ringues. Terceiro, e o mais importante, o MMA não pode, jamais, influenciar comportamentos em que a discussão termine em agressão como se aquilo fosse o modelo adequado de comportamento. Milhões de jovens sofrem a violência dentro e fora da escola, a televisão não pode ser propulsora deste comportamento e, menos ainda, os atletas devem representar qualquer atitude violenta por descontrole, seja lá a provocação que for. Os lutadores de MMA devem, urgentemente, estar cientes que seu comportamento dentro e fora dos octógonos pode influenciar milhões de pessoas para o bem e para o mal. Eu escolhi influenciar para o bem, porque o MMA escolheu também este caminho. Qualquer coisa fora disso já deixou de ser MMA. É briga. E isso, definitivamente, não me representa.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88