VÍDEO: Quem foi maior? Ícones do MMA comparam legados de José Aldo e Alexander Volkanovski

Lutadores e comentaristas determinam a grande lenda do peso pena na história das artes marciais mistas

O novo show de Alexander Volkanovski dentro do Ultimate voltou a levantar a dúvida: o australiano ultrapassou o legado de José Aldo no peso pena (até 65,7kg.) do MMA? Com exclusividade ao SUPER LUTAS, ícones do esporte ‘entraram na briga’ e apontaram argumentos para determinar quem é o maior na história da categoria.

Ex-lutador e comentarista oficial no ‘UFC Fight Pass’, Carlão Barreto foi direto ao apontar seu palpite sobre o maior astro da história dos penas.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Israel Adesanya e Dricus Du Plessis no octógono do UFC 290 (Foto: Instagram/UFC)

“Essas polêmicas sobre quem foi o maior sempre fazem parte do bate-papo dos fóruns sobre MMA. José Aldo já foi ultrapassado por Volkanovski? Na minha humilde opinião, não. Não é só a questão numérica. Ele (Volkanovski) ainda precisa construir um legado, sedimentar seu nome por anos e anos, como José Aldo fez. Aldo é o primeiro campeão nos penas do UFC. Atletas se inspiraram no Aldo. Inclusive, está no ‘Hall da Fama’. Alexander Volkanovski pode chegar no nível de José Aldo? Sem dúvida”, afirmou Barreto.

Ex-campeão do Pride e UFC, Maurício Shogun também analisou o cenário para os ícones do MMA.

PUBLICIDADE:

“Na minha opinião, o maior peso pena de todos os tempos é José Aldo. Ele reinou por muitos anos”, disse Shogun.

Analista no ‘Canal Combate’, Luciano Andrade apontou seu panorama para a ‘disputa’ envolvendo o brasileiro e o australiano.

PUBLICIDADE:

“Mais do que argumentos numéricos, quantas vitórias cada um teve, quantas derrotas, isso conta. Sendo que Aldo teve mais derrotas e mais vitórias. O mais importante é analisar o auge de cada lutador. Quantas vitórias por cinturão e defendendo o cinturão o lutador teve? Quem ele enfrentou? O nível dos adversários que eles enfrentaram na ocasião do combate. Uma coisa é você enfrentar um grande nome da história no auge, e outra coisa é derrotá-lo já decadente. O peso das vitórias não é o mesmo. Para mim, o melhor peso pena de todos os tempos ainda é José Aldo. São os dois melhores, sem discussão. Em terceiro, eu colocaria o (Max) Holloway, quarto, Patrício Pitbull e quinto, Conor McGregor. Pelo andar da carruagem, tudo indica que Volkanovski tem condições de superar o Aldo”, declarou.

Ícone do jiu-jitsu e antigo detentor do cinturão dos médios no extinto WEC (World Extreme Cagefighting), Paulão Filho também apontou seu favorito.

“Vamos por números. Um, tem nove defesas de cinturão, que é nosso querido José Aldo. O Volkanovski está na quinta. Aldo veio de um grande evento, que é o WEC, batendo em todo mundo. Não sei a história do Volkanovski. Sei que lutou em diversas categorias e se encontrou em uma divisão. Enquanto ele não bater o título do Aldo, não posso considerar o melhor peso pena do planeta”, disse.

PUBLICIDADE:

Representante dos médios (até 83,9kg.) do UFC, Rodolfo Vieira lançou sua análise e previsão.

“(O melhor) é José Aldo, em termos de números. Ele defendeu nove vezes, você conta no dedo o atleta que consegue um feito desse. Mas o Volkanovski está bem colado e acredito que vai passar. Fazer o que está fazendo não é para qualquer um. Também pelo fato de ter lutado com o Islam (Volkanovski) na categoria de cima (leves) e, na minha visão, ter ganhado, para mim, é diferenciado, fantástico”, encerrou.

 

Leia Mais sobre: , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89