Mesmo antes de enfrentar Alexander Volkanovski no UFC 294, Islam Makhachev já expressava o seu desejo de migrar para a divisão dos meio-médios (até 77,1kg) e lutar com o atual campeão Leon Edwards. Entretanto, segundo o presidente do Ultimate Dana White, o russo possui condições de se destacar em uma nova categoria mas disse ser contra essa mudança acontecer agora.
“Acho que ele é talentoso o suficiente para vencer nos meio-médios, mas não vejo isso acontecendo tão cedo. Ele ainda tem alguns caras para lutar. Se ele defender o cinturão por mais um ano e quiser subir, por que não?”, disse Dana em coletiva de imprensa após o UFC 294.
Campeão peso leve desde outubro de 2022, Islam fez sua segunda defesa de cinturão contra Alexander Volkanovski, único desafiante que encarou até aqui, no UFC 294. Pouco depois da metade do primeiro round, o pupilo de Khabib acertou um chute brutal no australiano que foi à knockdown. Makhachev precisou de apenas mais alguns golpes até a interrupção do árbitro central que decretou sua vitória.
Com apenas 31 anos de idade, Islam possui 15 lutas na organização com apenas uma derrota sofrida, para o brasileiro Adriano Martins, em outubro de 2015. O russo possui um cartel no MMA de 25 triunfos e um revés como profissional do esporte.