Alex Poatan entra para o seleto grupo de campeões brasileiros nos meio-pesados; veja lista

Brasileiro consegue feito de nomes como Vitor Belfort e Glover Teixeira ao chegar ao topo do mundo

Alex Poatan fez ainda mais história no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/@ufc

Alex Poatan fez ainda mais história no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/@ufc

Alex Poatan entrou para a história do MMA ao conquistar o cinturão dos meio-pesados (93kg.) do UFC na noite de sábado (11/11), em Nova York. Ele nocauteou Jiri Prochazka no segundo round e se tornou o primeiro homem brasileiro a ser campeão em duas categorias diferentes da organização. Antes, ele já havia sido campeão dos médios (84 kg), ao derrotar Israel Adesanya em 2022.

Com o feito, Poatan se juntou a um seleto grupo de brasileiros que já foram campeões mundiais na categoria até 93 kg em PRIDE e Ultimate. Os outros são: Wanderlei Silva (2001/2003), Vitor Belfort (2004), Maurício Shogun (2005 e 2010), Lyoto Machida (2009) e Glover Teixeira (2021). Alex também se igualou a Amanda Nunes, que é a única mulher brasileira a conseguir dois cinturões do UFC, nos galos (61,2kg.) e nos penas (65,7kg.).

PUBLICIDADE:

Veja Também

Alex Poatan nocauteou Israel Adesanya no UFC 281 (Foto: Twitter/UFCEspañol)
nocautes Alex Poatan apagado após nocaute de Israel Adesanya. Foto: Reprodução/Instagram
Alex Poatan em vitória no UFC 291. Foto: Reprodução/Instagram

A luta entre Poatan e Prochazka foi intensa e equilibrada. No primeiro round, o brasileiro acertou bons golpes, mas foi derrubado pelo tcheco, que mostrou resistência e agressividade.

No segundo round, porém, o brasileiro aproveitou uma brecha e conectou dois socos que levaram o tcheco ao chão. Em seguida, ele aplicou uma série de cotoveladas que obrigaram o árbitro a interromper o combate.

PUBLICIDADE:

Alex Poatan no MMA

Poatan comemorou muito a vitória e também desafiou Adesanya para uma trilogia, já que cada um tem uma vitória sobre o outro. “Eu quero resgatá-lo. Ele é importante para a minha carreira. Ele me fez crescer como lutador”, disse Poatan.

PUBLICIDADE:

O brasileiro, que tem 36 anos, começou sua carreira no kickboxing, modalidade na qual também foi campeão em duas categorias no GLORY. Ele estreou no MMA profissional em 2015 e no UFC em 2021. Das nove vitórias que tem no MMA, sete foram por nocaute. Ele é considerado um dos lutadores mais explosivos e perigosos da atualidade.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89