Quem é Rafael Fiziev? Rival de Charles do Bronx no UFC Rio, lutador superou bullying, trocou de país e já foi policial

Ex-policial e vítima de intolerância religiosa, lutador deixou o Quirguistão para perseguir o sonho de brilhar no UFC

Rafael Fiziev em entrada no UFC. Foto: Reprodução/Instagram @rafaelfiziev

Rafael Fiziev em entrada no UFC. Foto: Reprodução/Instagram @rafaelfiziev

PUBLICIDADE:

Anunciado como o adversário de Charles do Bronx na luta principal do UFC Rio, no dia 11 de outubro, Rafael Fiziev pode não ser tão popular entre os fãs brasileiros, mas está longe de ser um nome qualquer. Atualmente número 10 do ranking dos leves (até 70,3kg), o quirguiz naturalizado azeri tem uma trajetória marcada por superação, talento e mudanças drásticas de vida até se consolidar como um dos atletas mais perigosos da divisão.

Veja Também

Charles do Bronx venceu Michael Chandler no UFC 309. Foto: Instagram / Charles do Bronx
Charles do Bronx em vitória sobre K. Lee no UFC Brasília. Foto: Reprodução/UFC
Charles do Bronx é uma das estrelas brasileiras no UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Conhecido pelo seu muay thai técnico e explosivo, Fiziev não chega ao Rio de Janeiro apenas como coadjuvante: ele quer estragar a festa do ex-campeão e apagar a euforia do torcedor local. E o SUPER LUTAS conta quem é o lutador disposto a ‘calar’ o Brasil.

Infância no vilarejo, bullying e início nas lutas

Rafael Fiziev adolescente e1695409288588

Aos 16 anos, Rafael Fiziev já colecionava títulos no muay thai (Foto: Instagram)

Nascido em 5 de março de 1993, em Korday, no Cazaquistão, Rafael Fiziev cresceu em um vilarejo simples, ajudando o pai — de origem azeri — no pastoreio de vacas e touros. Ainda criança, sua família se mudou para Bishkek, capital do Quirguistão, em busca de melhores oportunidades.

PUBLICIDADE:

A transição para a cidade, no entanto, não foi fácil. No primeiro dia de aula na escola nova, Rafael sofreu bullying e apanhou de colegas de classe. Foi o ponto de virada. Motivado pela vontade de se defender, ele se matriculou em uma academia de muay thai, sem imaginar que aquela decisão mudaria sua vida para sempre.

Em apenas dois meses de treinos, conquistou sua primeira medalha. Poucos anos depois, já colecionava títulos mundiais amadores: foi campeão mundial em 2007, vice em 2009 e campeão novamente em 2011.

PUBLICIDADE:

“Se alguém me bateu, eu queria bater de volta. Foi assim que comecei no muay thai. Em pouco tempo, ganhei medalha de prata e depois me tornei campeão mundial”, contou Fiziev ao Countdown UFC 286.

Tentativa como policial e mudança radical para a Tailândia

fiziev

Fiziev (dir) desvia de chute FOTO: Reprodução

Mesmo com o sucesso no esporte, Fiziev chegou a se formar na Academia de Polícia do Quirguistão, obtendo um diploma em Direito e exercendo a função por um curto período. No entanto, sentiu-se frustrado com o sistema policial do país e decidiu mudar de rumo.

Com apoio do pai, largou a profissão e se mudou para Phuket, na Tailândia, para focar 100% na carreira nas artes marciais mistas.

“A polícia lá não gira em torno de justiça. Muitos colegas meus acabaram na cadeia. Eu decidi tentar o UFC por cinco anos. Se não desse certo, eu voltaria para a polícia”, relatou em entrevista ao BT Sport.

Intolerância religiosa e nova nacionalidade

R. Fiziev em vitoria no UFC

R. Fiziev com a bandeira do Azerbaijão em vitória no UFC. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

Originalmente representante do Quirguistão, Fiziev passou a lutar pelo Azerbaijão em 2021. A mudança veio após alegações de discriminação religiosa. Devoto do islamismo xiita, o lutador afirma que ele e sua família foram alvos de intolerância em seu país de criação. Ele se tornou o primeiro atleta azeri da história a competir no UFC.

“Havia criminalização. As autoridades não intervinham. Não havia apoio público. Eu não me sentia em casa”, desabafou o atleta nas redes sociais.

Estilo agressivo e carreira no UFC

Rafael Fiziev estreou no UFC em abril de 2019, e desde então construiu uma reputação como um dos strikers mais técnicos e perigosos da divisão. Suas lutas costumam ser intensas e premiadas: já recebeu bônus de Luta da Noite e Performance da Noite em sete oportunidades.

Em junho de 2025, voltou ao octógono após três derrotas consecutivas e superou Ignacio Bahamondes por decisão unânime no UFC Baku, no Azerbaijão. Foi uma vitória importante para retomar a confiança e reafirmar sua presença entre os melhores da categoria.

Vida pessoal e curiosidades

Rafael Fiziev posa com esposa e filho. Foto: Reprodução/Instagram

Rafael Fiziev posa com esposa e filho. Foto: Reprodução/Instagram

Fora do octógono, Rafael é um homem de família. Casado e pai de dois filhos, prefere manter sua vida pessoal discreta, mas ocasionalmente compartilha momentos com os filhos em suas redes sociais.

Outro fato curioso: o lutador é apaixonado por ferraria artesanal e costuma confeccionar armas de aço frio em seu tempo livre.

Próxima parada: Rio de Janeiro

Rafael Fiziev chega ao UFC Rio com a missão de atrapalhar o retorno de Charles do Bronx ao Brasil após quase cinco anos. E se depender de sua história de superação e coragem, não será apenas mais um no caminho do brasileiro.

Mesmo sem o mesmo carisma de Do Bronx com o público, Fiziev traz consigo um histórico que merece atenção e respeito. Em sua carreira, o lutador conta com retrospecto de 13 triunfos e quatro reveses, além de vitórias contra nomes como Rafael dos Anjos, Renato Moicano e King Green.

SUPER LUTAS no Google News

Leia Mais sobre: , , ,