
Charles do Bronx mostra evolução em treino para enfrentar Holloway no UFC 326. Foto: Reprodução/Instagram/charlesdobronxs
Charles do Bronx está focado. O ‘Leão Embaçado’ tem luta marcada contra Max Holloway pelo cinturão ‘BMF’ no UFC 326, marcado para o dia 7 de março, em Las Vegas (EUA). Em vídeo recente, o brasileiro mostrou nos treinos como está sua evolução.
O UFC anunciou em dezembro de 2025 uma revanche aguardada entre dois dos nomes mais empolgantes da atualidade. Max Holloway colocará o cinturão simbólico ‘BMF’ em jogo contra Charles do Bronx na luta principal do UFC 326. Em contagem regressiva para o duelo, Charles segue seus treinos pesados.
O confronto acontece mais de dez anos após o primeiro encontro entre os dois. Em 2015, no UFC Saskatoon, no Canadá, Holloway saiu vencedor por nocaute técnico ainda no primeiro round, após Charles sofrer uma lesão no esôfago e não conseguir continuar no combate.
Holloway vive grande fase desde o retorno definitivo ao peso leve (até até 70,3 kg.). O havaiano conquistou o cinturão BMF com um nocaute histórico sobre Justin Gaethje nos segundos finais do UFC 300 e, posteriormente, defendeu o título na trilogia contra Dustin Poirier.
Do outro lado, Charles do Bronx chega embalado após finalizar Mateusz Gamrot na luta principal do UFC Rio, em outubro. Ex-campeão dos leves e dono dos recordes de finalizações e bônus na história do UFC, o brasileiro terá a chance de conquistar o cinturão BMF e, ao mesmo tempo, vingar a derrota sofrida no primeiro duelo contra Holloway.
Charles promove evento do UFC. Foto: Reprodução/Facebook/UFC
O apelido de Charles Oliveira, conhecido como Charles do Bronx, Charles do Bronxs ou simplesmente ‘do Bronxs’, significa literalmente “do Bronx”, visto que “Bronx” era uma gíria usada para favelas e bairros pobres. Charles revelou em entrevista a história do apelido.
“‘Bronx’ é porque é uma favela, certo? Periferia, de onde eu venho. ‘Do Bronxs’ surgiu praticamente quando fui lutar em um torneio (amador)… E me pediram para arranjar um apelido, eu era apenas Charles Oliveira. Quando íamos lutar em alguns campeonatos de jiu-jitsu, eles sempre diziam ‘olhem os caras do Bronx, da favela’. Então eu coloquei ‘do Bronxs'”, disse o lutador brasileiro em entrevista.
Charles do Bronx teve seu primeiro grande momento no topo do UFC ao disputar o cinturão vago dos pesos leves contra Michael Chandler, na luta principal do UFC 262, em 15 de maio de 2021. Mesmo após ser derrubado no primeiro round, o brasileiro se recuperou e venceu por nocaute técnico no início do segundo assalto, conquistando o título deixado vago após a aposentadoria de Khabib Nurmagomedov.
A conquista também marcou mais um recorde na carreira de ‘Do Bronx’, que passou a ser o atleta com o maior número de finalizações na história do UFC. O desempenho rendeu ainda o bônus de Performance da Noite, consolidando o brasileiro como campeão da categoria.
A primeira defesa de cinturão veio em dezembro do mesmo ano, no UFC 269, contra Dustin Poirier. Novamente superando dificuldades iniciais, Charles finalizou o ex-campeão interino com um mata-leão em pé no terceiro round, somando mais um bônus de Performance da Noite e ampliando seu recorde pessoal na organização.
Em 2022, Charles enfrentou Justin Gaethje no UFC 274, mas acabou sendo destituído do título ainda no dia da luta por não bater o peso. Mesmo assim, venceu Gaethje por finalização no primeiro round e se manteve como principal nome da divisão. O episódio ficou marcado pelo chamado “escândalo da balança”, após outros atletas do evento relatarem possíveis irregularidades no equipamento usado na pesagem.