
Poatan encara adversário antes da luta. Foto: Reprodução/Instagram/UFC_Brasil
Alex Poatan sofreu uma dolorosa derrota no octógono do UFC Casa Branca, realizado neste domingo (14), no entanto sua maior dor de cabeça vem de fora do octógono. Nocauteado por Ciryl Gane na luta coprincipal do evento, o brasileiro é alvo de denúncias de agressão sexual, perseguição e abuso doméstico.
De acordo com a reportagem da ‘CBC News’, publicada no dia 14 de junho, às alegações partem de sua ex-namorada, Merle Christine. A alemã entrou com um processo por violência doméstica em Miami, em julho de 2025, buscando medidas de proteção contra o atleta.
Segundo a matéria, documentos judiciais mostram que Merle afirmou que Poatan apresentou comportamento controlador ao longo do relacionamento, que durou cerca de um ano. Entre as acusações estão encontros sexuais coercitivos, perseguição, vigilância constante e um episódio em que, segundo ela, o lutador a conteve à força e a impediu de sair.
A ex-companheira do brasileiro também relatou que o comportamento do mesmo teria se tornado mais agressivo após ela se mudar para a casa dele. Ainda de acordo com Merle, amigos de Poatan a teriam pressionado a permanecer no relacionamento por interesses financeiros.
“No momento em que entrei pela porta dele, o comportamento mudou. Quando ele soube que eu abri mão de tudo por ele, tudo mudou”, afirmou Merle à CBC News.
“Ele é uma máquina de dinheiro”, completou, ao explicar sua decisão de deixar a relação.
Vale destacar que, após a derrota de Poatan, Christine compartilhou em seus stories no Instagram a matéria que trouxe o caso à tona.
Ainda segundo a CBC News, Alex Poatan negou todas as acusações durante depoimento prestado às autoridades, em janeiro. A estrela do UFC afirmou que nunca agrediu a ex-parceira e contestou a alegação de cárcere.
“A porta estava aberta. Ela poderia ter saído quando quisesse”, declarou sob juramento.
Ciryl Gane venceu Alex Poatan no UFC Casa Branca. Foto: X / UFC News
Dentro do octógono, Alex Poatan não conseguiu repetir o desempenho que o consagrou nas categorias dos médios (até 83,9 kg) e meio-pesados (até 93 kg). Diante de Ciryl Gane, o brasileiro teve dificuldades para encontrar a distância e acabou dominado pela movimentação do francês.
Na segunda etapa, Poatan foi atingido por um jab preciso que o levou ao chão. Na sequência, Gane conectou cotoveladas contundentes, forçando a interrupção do combate e decretando a vitória por nocaute técnico.