Judô: Brasileiros conquistam medalhas na Super Copa de Hamburgo

Os medalhistas olímpicos Tiago Camilo e Leandro Guilheiro conquistaram para o Brasil duas medalhas de bronze ontem na Super Copa do Mundo de Hamburgo, na Alemanha. Tiago, campeão mundial e prata nos jogos de Sydney 2000, venceu na disputa do terceiro lugar da categoria meio médio (-81kg) o russo Ivan Nifontov por yuko. Já Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004, subiu ao pódio com uma vitória entre os leves (-73kg) sobre canadense Nick Tritton por koka.

Publicidade

Os resultados no Circuito Europeu servirão para a Confederação Brasileira de Judô apontar os atletas que representação o país nas categorias classificadas para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Hoje, competem Edinanci Silva (-78kg), Priscila Marques (+78kg, Leonardo Leite (-100kg) e Walter Santos (+100kg).

“Ainda não rendi tudo o que posso, mas sei também que o momento para estar na melhor forma não é agora. Fico satisfeito com o resultado porque consegui mostrar um ótimo poder de reação. Antes eu me abalava muito quando perdia numa semifinal e ficavam sem chances de lutar pelo ouro, mas desta vez tive forças e fique feliz com meu resultado. A minha categoria é sempre muito equilibrada e já esperava fazer disputas duras”, diz Tiago Camilo.

Publicidade

Para conquistar a medalha de bronze, Leandro Guilheiro fez sete lutas. Na primeira rodada venceu o russo Denis Mukhin por ippon. Na luta seguinte, outro ippon sobre o esloveno Saso Jereb. No terceiro combate, Leandro Guilheiro foi derrotado por Rasul Bokiev, do Tajiquistão, num ippon. Pela repescagem, o brasileiro estreou contra o grego Aris Kotanidis e conquistou mais uma vitória por ippon. Na segunda disputa na repescagem, venceu com outro ippon o bielorusso Aliaksandr Stsiashenka. Na decisão da repescagem, bateu o suíço David Papaux por ippon. Na decisão do bronze, vitória por koka sobre o canadense Nick Tritton.

Já Tiago Camilo competiu cinco vezes. Camilo deu início à sua campanha na Super Copa do Mundo de Hamburgo com uma vitória por ippon sobre o inglês Thomas Davis. Com outro ippon, Tiago passou por Victor Bivol, da Moldávia. Na decisão da chave derrotou com um ippon o alemão Nick Hein. Na semifinal, foi superado com um koka pelo coreano Jae-Bum Kim. Na disputa do bronze, um yuko no russo Ivan Nifontov.

Publicidade

Após a Super Copa do Mundo de Hamburgo, o Brasil disputa nos dias 1 e 2 de março as Copa do Mundo de Praga (masculino) e Varsóvia (feminino).

Publicado por
divulgacao