Como evitar lesões nos treinos

Como evitar lesões em treinos. Foto: Divulgação

Como evitar lesões em treinos. Foto: Divulgação

Precisamos levar em conta alguns aspectos indispensáveis para um treinamento seguro – a estrutura da academia, profissionalismo do treinador e, claro um equipamento a seguir o parâmetro de qualidade elevada. Estes preceitos favorecem um bom treino e evitam possíveis lesões como musculares, articulares e/ou nos casos mais graves ósseas.

Prevenir lesões é um trabalho em conjunto do atleta e seu treinador, os músculos e sistemas precisam ser estimulados e não danificados. A forma correta da realização dos exercícios, carga específica e acompanhamento técnico são mais do que recomendadas – são imprescindíveis para evitar lesões nos treinos.

Algumas lesões são silenciosas e acabam se transformando em um grande problema, mas é possível realizar um treino seguro e funcional – sem amplas preocupações.

Confira dicas de como evitar lesões

Avaliação Postural: a avaliação postural é um dos primeiros passos a serem observados antes de começar a treinar, seja um treino de musculação ou de artes marciais. O profissional irá avaliar sua estrutura física, o formato e sustentação da coluna vertebral, caso haja desequilíbrios um lado do corpo irá compensar o outro e as chances de acontecer uma lesão são bem maiores.

A correção dos possíveis desvios é corrigida através de seções de fisioterapia ou mesmo treinos funcionais, por isso a avaliação completa é essencial antes do início dos treinos.

Evite o Excesso de Carga: até mesmo super atletas do boxe ou MMA recebem um treinamento adequado sobre o excesso de carga, os treinos diários são preparatórios para se participar de uma boa luta. Podemos analisar a “luta do século”, por exemplo, entre o maior boxeador de todos os tempos e o nome mais famoso do MMA.

Floyd Mayweather Jr. vs. Conor McGregor uma disputa de título mundial que terá duração de 12 rounds, o show como assim é chamado acontece em Las Vegas, os atletas apresentam um preparo físico excelente, obtido dos treinos específicos e um cuidado extremo para evitar lesões. A carga é acompanhada por diversos preparadores físicos, outra vez – um profissional especializado faz toda a diferença.

Fortalecimento dos Músculos: é preciso focar no fortalecimento do core, ou seja, o conjunto de músculos que estabilizam o corpo. Após algum tempo de treino dedique parte de sua atividade a esta função, os músculos estabilizados não ficam “soltos” e as chances de lesioná-los é bem menor. Em treinos de luta as bandagens e luvas de onças protegem os punhos dos atletas – evitando mais uma vez uma lesão séria.

Na luta do século Floyd Mayweather Jr. e Conor McGregor utilizarão luvas de 10 onças, a espessura maior desta luva ocasiona a chance de atingir o adversário com maior velocidade e força – deixando o nocaute mais certeiro.

Equipamentos e Suplementos: Outros aspectos também contribuem evitando possíveis lesões, os atletas necessitam de roupas de treino adequadas, calçados que gerem estabilidade e alguns suplementos que auxiliem o corpo em um preparo mais pesado. O calção de boxe, kit de luvas para MMA, meias e calçados são equipamentos que todos os atletas de lutas utilizam, a qualidade deste material reduz significativamente o número de lesões.

Sabemos que equipamentos e suplementos de alto padrão requerem um certo investimento, por esse motivo recomendamos a compra deles com cupons de desconto do Picodi.com em lojas como a Americanas.com, Netshoes e Centauro. É possível baratear o valor final dos produtos escolhidos no carrinho de compras, veja aqui como conseguir um desses cupons.

Já os suplementos somente podem ser indicados pelo seu preparador físico ou mesmo nutricionista esportivo, seu histórico de treinos é levado em consideração nesta etapa, o treinador saberá qual marca e substância indicar.

Inspire-se na luta mais esperada de todos os tempos e comece um treino mais adequado para o seu perfil, o acompanhamento de um profissional alinhado com equipamentos de qualidade irá resultar em um excelente treino e preparo físico.

Deixe seu comentário