Treinador brasileiro exalta promessa russa do UFC: ‘Tudo para ser campeão’

Ricardo Cachorrão, treinador de jiu-jítsu de Zabit Magomedsharipov, exaltou as qualidades técnicas do russo

Cachorrão (esq) é professor de jiu-jitsu de Zabit (dir) (Foto:Reprodução/ZabitMagomedsharipov)

Cachorrão (esq) é professor de jiu-jitsu de Zabit (dir) (Foto:Reprodução/Arquivopessoal)

O nome é difícil de se pronunciar, mas é bom guardar na memória. Com apenas duas lutas no UFC, o peso pena Zabit Magomedsharipov vem impressionando pelas performances dominantes no maior octógono do mundo, de onde saiu com duas vitórias por finalização, a mais recente contra Sheymon Moraes no UFC China, realizado no último sábado (25).

Veja Também

Em entrevista ao site do canal Combate, Ricardo Cachorrão, treinador de jiu-jítsu de Zabit, não poupou elogios ao pupilo. De acordo com o brasileiro, o russo, embora ainda não esteja em seu auge, tem totais condições de conquistar o cinturão do UFC em um futuro próximo.

PUBLICIDADE:

“Salvo um incidente, uma lesão dessas que acabam acontecendo, o vejo no mínimo lutando pelo título. Mas acho que ele tem tudo para ser campeão. Mas, mesmo com toda essa habilidade e essa característica única, ainda é um diamante bruto. Não está totalmente lapidado, e isso demora alguns anos. A gente também vai conhecendo o cara melhor, pegando a confiança dele, entendendo melhor a língua, e ele aprendendo inglês. Acho que ele tem muito a melhorar ainda”, declarou Ricardo.

Cachorrão, que dá aulas na Ricardo Almeida Jiu-Jítsu, em Nova York (EUA), revelou que Magomedsharipov chegou à equipe há pouco mais de um ano para ajudar em um camp de Frankie Edgar. Ao mostrar suas habilidades na academia, os treinadores não tiveram dúvidas: o russo já era uma realidade no MMA.

PUBLICIDADE:

“Para uma das lutas do Edgar, ele trouxe o Zabit pela primeira vez, e isso já tem mais de um ano. O Zabit gostou e ficou aqui uns três meses. Ele é um daqueles caras que quem vê imediatamente reconhece o talento. A gente tem aqui caras como o Frankie Edgar, Marlon Moraes, Edson Barboza e Eddie Alvarez, todo mundo mais ou menos dentro do peso que todo mundo dá para treinar um com o outro, e realmente não estava acostumado a ver alguém de fora dar duro nos nossos caras. O Zabit desde o primeiro treino que deu aqui impressionou não só pela técnica, mas pela criatividade e pelas habilidades que são intangíveis. Ele não cansa, não tem medo, e ouve bem apesar da barreira da língua, já que não fala inglês muito bem”, disse Cachorrão, que completou exaltando ainda mais a diversidade de Zabit na hora da luta, podendo controlar o combate em qualquer área.

“No treino é mais ou menos aquilo que a gente vê na luta. Ele vem do striker, a especialidade dele é o Wushu-Sanda, aquele kickboxing chinês em que os caras dão queda. Mas ele é do Daguestão, onde parece que já nascem sabendo wrestling. (…) Ele tem um wrestling muito bom e um striker muito criativo, é um lutador muito inteligente e fácil de trabalhar. Não só tem muita habilidade, mas ele tem muitos atributos físicos e ouve bem. Ensino uma posição de jiu-jítsu a ele e daqui a pouco estou vendo rolar com os caras e tentando fazer. Às vezes faz, às vezes não faz, porque é muito difícil ficar com o jiu-jítsu afiado, eles treinam duas ou três vezes por semana só exclusivamente isso. Mas a melhor maneira de descrevê-lo – eu e o Mark sempre falamos isso – é: foi o primeiro cara que chegou aqui sendo um lutador de artes marciais mistas completo. Ele é bom em tudo, não é um pouco de tudo, ele é excelente em tudo. Até no chão ele é diferente. A gente já viu isso nas duas lutas (no UFC), a habilidade de dominar tanto em pé como no chão, tanto no wrestling como conseguindo duas finalizações com performances da noite. Realmente é muito impressionante, mas todo mundo que treina com o Zabit aqui desde que ele chegou já esperava isso”, concluiu.

PUBLICIDADE:

Zabit Magomedsharipov, de 26 anos, tem um cartel profissional com 14 vitórias e apenas uma derrota, em 2013. Desde então, já são 10 triunfos consecutivos, incluindo os dois no UFC e o cinturão dos penas do ACB, importante organização russa de MMA.

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88