Boxe: Maskaev e Peter decidem cinturão dos pesados em Cancun

Pela primeira vez a cidade de Cancun, no México, será cede da disputa de um cinturão mundial de boxe da categoria pesado. Neste sábado, o russo Oleg Maskaev enfrenta o nigeriano Samuel Peter para definir quem será o campeão pelo Conselho Mundial de B

oxe (CMB).

Maskaev era o dono do cinturão dos pesados até o ano passado. No entanto, não pôde colocar o título em disputa devido a uma lesão nas costas que o deixou parado durante quase um ano.

Dessa maneira, Samuel Peter foi convocado a disputar um cinturão interino contra o americano Jameel McCline em outubro de 2007 e garantiu o título após vencer o confronto na decisão por pontos.

De acordo com o presidente do Conselho Mundial de Boxe, José Sulaimán, a condição de campeão mundial de Maskaev foi respeitada, mas foi necessário ser colocado em disputa um título interino para “evitar que a divisão continuasse congelada”.

Longe dos Estados Unidos
A categoria pesado já teve disputas históricas de campeonatos mundiais em outros países além dos Estados Unidos. Em 1974, Mohamed Ali e George Foreman protagonizaram no Zaire um dos confrontos mais lembrados do boxe. Na ocasião Ali venceu em oito assaltos.

No ano seguinte, foi a vez de Ali derrotar Joe Frazier nas Filipinas em outra luta histórica. Em 1990, Mike Tyson deu início ao declínio de sua carreira ao perder o título mundial para James “Buster” Douglas em uma luta em Tóquio, no Japão.

O próprio russo Maskaev manteve em casa o título do Conselho Mundial de Boxe, em dezembro de 2006, contra Peter Okhello, de Uganda. Essa foi a primeira disputa mundial de pesos pesados no país.

Deixe seu comentário