UFC Fight Night 32: Belfort e Hendo duelam com autorização para uso do TRT

Rivais na luta principal do UFC Fight Night 32, lutadores são adeptos do polêmico tratamento de reposição hormonal

V.Belfort (esq.) e D.Henderson (dir.) se enfrentam neste sábado (9). Foto: Weimer Carvalho/UFC

V.Belfort (esq.) e D.Henderson (dir.) se enfrentam neste sábado (9). Foto: Weimer Carvalho/UFC

Um dos assuntos mais polêmicos no meio das Artes Marciais Mistas, o Tratamento de Reposição de Testosterona, está novamente em voga durante o UFC Fight Night 32, que acontece neste sábado (9) em Goiânia (GO). Isso porque os protagonistas da luta principal da noite, Vitor Belfort e Dan Henderson, são adeptos do tratamento e foram autorizados a usá-lo no evento.

Ambos os atletas possuem um histórico com o TRT, tendo feito uso do método em outras lutas anteriormente. Neste sábado, porém, Hendo e Belfort foram os únicos atletas a conseguirem a liberação da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) para a reposição hormonal.

PUBLICIDADE:

O TRT é uma tratamento de reposição do hormônio testosterona, prescrita geralmente para lutadores acima dos 35 anos (que, pela idade, têm baixa produção hormonal) ou diagnosticados com hipogonadismo. Assim, eles podem alcançar a concentração hormonal permitida pela regulamentação vigente, algo que não seria possível por vias naturais.

O processo não é aceito por todas as comissões atléticas do MMA, e também é proibido em outros esportes. No caso dos esportes de combate, o uso regulamentado é permitido devido aos prejuízos ao atleta causados pela baixa concentração hormonal – como perda de capacidade física, fadiga, problemas com o sono e até depressão. Quando um atleta é autorizado a fazer uso do TRT, ele passa por exames regulares, a fim de avaliar se não há ganho hormonal excessivo no tratamento – o que é considerado doping.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4