Departamento dos Estados Unidos faz alerta a lutadores do UFC por supostos laços com ditador checheno

Nomes como Kamaru Usman, Henry Cejudo e Justin Gaethje são alguns dos atletas acusados de relação amistosa com o polêmico Ramzan Kadyrov

Ramzan Kadyrov é um líder checheno e entusiasta do MMA. Foto: Reprodução/Instagram

O Departamento de Estado dos Estados Unidos (DoS), divulgou um comunicado que pode ser relacionado a algumas estrelas do Ultimate. Em nota publicada pelo ‘MMA Junkie’, a entidade que trata das relações exteriores, sugeriu que indivíduos evitem viagens à Chechênia. A proposta se dá na intenção de evitar laços com o ditador Ramzan Kadyrov, líder checheno aliado ao presidente russo Vladimir Putin. Recentemente, atletas do UFC tiveram supostas imagens divulgadas próximos ao político.

Recentemente, circularam nas redes sociais imagens em que Kamaru Usman, Henry Cejudo e Justin Gaethje dividiam um momento de lazer, em um clube de tiros, com Kadyrov. Após repercussão, representantes do ‘MMA Junkie’ divulgaram um comunicado do Departamento dos Estados Unidos, que analisou o incidente.

PUBLICIDADE:

“Reiteramos que cidadãos dos Estados Unidos não deveriam viajar à Rússia e, aqueles que estão na Rússia, deveriam retornar imediatamente. Nossas restrições de viagem à Rússia permanecem no ‘Nível 4’. Alguns fatores incluem: ‘potencial invasão da Ucrânia pelas forças militares russas ou risco aos cidadãos norte-americanos por funcionários da segurança do governo russo; detenção de norte-americanos por parte do governo russo; aplicação arbitrária da lei local; capacidade limitada da embaixada norte-americana para ajudar cidadãos dos Estados Unidos na Rússia”, explicaram.

Em nota divulgada pelo ‘MMA Junkie’, o portal publicou um trecho de um comunicado exposto pelo ‘The New York Times’. No texto, a entidade trata exclusivamente de atletas ligados ao UFC.

PUBLICIDADE:

“O Departamento dos Estados Unidos está ciente do envolvimento de Kadyrov com representantes chechenos do Ultimate”, admitiu a organização, fazendo a primeira referência a atletas diretamente ligados ao Ultimate.

Tratado como aliado a Vladimir Putin, chefe russo que lidera seu país na guerra contra a Ucrânia, Ramzan Kadyrov se envolveu em polêmica recente com Dana White. Após o empate entre Jan Blachowicz com Magomed Ankalaev, o político chegou a acusar o ‘chefão’ do Ultimate de ter relacionado ideologias com o resultados do UFC.

PUBLICIDADE:

Líder checheno, Kadyrov coleciona polêmicas ao longo dos anos. Em março de 2022, a repórter Sandra Cohen, em matéria vinculada ao ‘G1’, tratou Ramzan descreveu o político como figura aterrorizante.

“Ele cultiva a reputação sanguinária de líder autoritário em vídeos postados nas redes sociais: está ligado a execuções, ao uso de torturas e a um leque de violações de direitos humanos, além de uma ferrenha campanha contra os direitos dos homossexuais”

Em meio à polêmica por supostas imagens ao lado de Ramzan, Justin Gaethje chegou a se desentender com um internauta. Após ser acusado de ser ‘flagrado’ junto ao político, o lutador do UFC negou o laço com o checheno.

“Nunca me encontrei com o cara. Vá se fod#”, escreveu Justin, no Twitter.

PUBLICIDADE:

Na sequência, o internauta divulgou a imagem que circula na rede social. Em resposta, o ex-campeão interino dos leves (até 70,1kg.) rebateu.

“Você está dizendo que todos os russos são iguais? Fui ao aniversário de um garoto. Também sou um entusiasta de armas”, encerrou.

Leia Mais sobre: , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89