Atual campeão meio-pesado (até 93kg) da PFL, Rob Wilkinson não vai defender o título da categoria. O australiano foi flagrado em exame antidoping feito após a vitória sobre o brasileiro Thiago Marreta no primeiro evento da temporada de 2023, em abril. A informação foi divulgada inicialmente pelo site norte-americano ‘MMAmania.com’.
Rob Wilkinson estava escalado para enfrentar Ty Flores na luta co-principal da PFL 4 2023, evento que acontece no dia 8 de junho, em Atlanta, nos Estados Unidos. Com o flagra no exame antidoping, o australiano foi retirado do evento e do restante da temporada da PFL. Flores agora enfrenta Dan Spohn.
A suspensão de Rob Wilkinson por doping é a quinta entre os meio-pesados da PFL na atual temporada. O australiano se junta a Thiago Marreta, seu adversário em abril, Krzysztof Jotko, Will Fleury e Mohammad Fakhreddine, flagrados no início do mês. Além deles, os pesos pesados (até 120,2kg) Bruno Cappelozza, Cezar Mutante e Rizvan Kuniev e os penas (até 65,7kg) Alejandro Flores e Daniel Torres também foram suspensos.
Após passagem sem sucesso pelo UFC entre 2017 e 2018, Rob Wilkinson se tornou rapidamente um dos nomes de maior destaque na PFL, organização na qual chegou em 2022 e soma cinco vitórias e quatro nocautes em cinco lutas.