Veterano do MMA, Bob Sapp anuncia aposentadoria aos 40 anos

Apesar de cartel negativo, norte-americano marcou história em combate contra Minotauro e vitórias sobre Hoost no K-1

Sapp (foto) se aposentou do MMA. Foto: Divulgação

Sapp (foto) se aposentou do MMA. Foto: Divulgação

O veterano Bob Sapp anunciou sua aposentadoria do MMA aos 40 anos de idade. Apesar de seu cartel negativo, com 18 derrotas e 11 vitórias, o gigante norte-americano foi figura relevante no mundo das artes marciais na década passada, tendo participado de alguns momentos que ficaram para a história das lutas.

Ex-jogador profissional de futebol americano no final da década de 1990, Sapp fez sua primeira luta de MMA já no PRIDE, evento japonês que, na época, era o mais importante do planeta. Após bater rapidamente Yoshihisa Yamamoto e Kiyoshi Tamura, “The Beast”, como é conhecido, foi escalado para enfrentar o campeão dos pesados, Rodrigo Minotauro, em luta que não seria válida pelo título.

PUBLICIDADE:

O combate aconteceu em agosto de 2002, no PRIDE Dynamite, que foi um dos maiores eventos de MMA já realizados. Mais de 90 mil pessoas compareceram ao Estádio Nacional de Tóquio para assistir à luta, que impressionou pela diferença de tamanho entre os lutadores, já que o norte-americano pesou 160 kg contra 104 kg do brasileiro.

Após quase 15 minutos de domínio intenso de Sapp, Minotauro conseguiu fazer valer o seu jogo de jiu-jitsu: ele raspou o norte-americano e finalizou com um armlock, em luta que marcou história para os fãs e a comunidade do MMA (vídeo abaixo).

PUBLICIDADE:

Depois disso, ainda em 2002, Sapp também passou a atuar no evento de trocação K-1. Seus principais feitos foram as duas vitórias conquistadas contra o lendário Ernesto Hoost, sendo as duas delas por nocaute técnico. A segunda, inclusive, era válida pelas quartas-de-final do GP anual, mas Sapp não pôde prosseguir no torneio por lesão. O próprio Hoost foi seu substituto e acabou conquistando seu quarto e último título.

Porém, seu momento de glória nas artes marciais não durou muito tempo. Entre 2008 e 2013, Sapp acumulou 16 derrotas, contra apenas duas vitórias no MMA. A atuação do lutador foi alvo de diversas críticas, já que boa parte de suas derrotas aconteciam em questão de segundos, sem que houvesse nenhum golpe que parecesse relevante a ponto de encerrar um combate. Sua última luta no MMA foi em agosto de 2013, em Fortaleza, no Ceará, quando perdeu para Edson Conterrâneo em 35 segundos.

PUBLICIDADE:

O anúncio de sua aposentadoria foi feito ao podcast “Submission Radio”. “Agora, perto do fim da minha carreira, tive de tomar uma decisão. Eu precisava ajudar os outros, o que significa que eu daria algum de meu dinheiro para lutadores que apareceram antes de mim para pagar suas contas médicas para aqueles que sofreram danos cerebrais. O mesmo com alguns pro-wrestlers”, explicou Sapp, que já afirmou no passado que o veterano Gary Goodridge é um dos lutadores a quem ajuda.

Além disso, Sapp afirmou que dinheiro não será problema para sua aposentadoria: “Tenho a habilidade de ser meu próprio contador, e, quando você tem mais de US$ 10 milhões, não há mais a necessidade de entrar no ringue”, completou.

Confira abaixo o histórico combate entre Rodrigo Minotauro e Bob Sapp em 2002:

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88