Resenha SUPER LUTAS – UFC 290

O evento realizado no último sábado (08) em Las Vegas (EUA) entregou um dos melhores cards do ano com destaque para as vitórias de Volkanovski e Pantoja

Alexander Volkanovski celebra vitória no UFC 290. Foto: Reprodução/Instagram

O histórico UFC 290 ficará para sempre na memória dos fãs de MMA. Das 13 lutas programadas para a T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA), apenas quatro foram para as papeletas dos juízes, com destaques para as disputas de cinturão que terminaram com vitórias de Alexander Volkanovski e Alexandre Pantoja, além da consolidação de um novo desafiante no peso médio (até 83,9kg). O SUPER LUTAS traz um resumo do espetacular evento realizado no último sábado (08).

Veja Também

UFC - Dana White em coletiva de imprensa após o UFC 290. Foto: Reprodução/YouTube @ufc
Alexander Volkanovski é o campeão dos penas do UFC. Foto: Reprodução/Instagram @alexvolkanovski / Jon Jones

Volkanovski x Rodriguez

A divisão peso pena (até 65,7kg) segue tendo um campeão absoluto e, aparentemente, não deverá ser destronado tão cedo. Na unificação dos cinturões contra o mexicano Yair Rodriguez, Volkanovski dominou o embate do começo ao fim, superou a maior envergadura do campeão interino e com maior potência e sabendo a hora certa de conseguir as quedas.

PUBLICIDADE:

No terceiro round, Volkanovski botou Yair para baixo e em um potente ground and pound, fez o mexicano ficar em posição fetal e sem defesa, obrigando o árbitro a interromper o combate Desde maio de 2013, apenas Islam Makhachev conseguiu ter a mão levantada após dividir o cage com o australiano. O campeão peso pena segue aterrorizando a divisão até 65,7kg e agora deverá ter o espanhol Ilia Topuria, que o encarou na saída do octógono, como próximo rival.

Moreno x Pantoja

A. Pantoja comemora conquista do cinturão do UFC (Foto: Instagram/@ufc)

PUBLICIDADE:

Apenas 28 dias após a aposentadoria de Amanda Nunes, o Brasil voltou a ter um cinturão do UFC. O confronto válido pelo cinturão dos moscas envolvia uma rivalidade antiga entre Brandon Moreno e Alexandre Pantoja, com um retrospecto favorável de duas vitórias a favor do lutador brasileiro.

Dentro do octógono, Moreno trabalhava com o volume e velocidade em um boxe de altíssimo nível, que deixava Pantoja atordoado e sem conseguir acompanhar o ritmo. Disposto a não deixar o cinturão escapar, Alexandre passou a atacar com mais potência e investir nas quedas. Mesmo com a dificuldade de manter Moreno preso ao solo, as quedas ajudaram a pontuar os rounds a favor do brasileiro nos momentos de equilíbrio.

PUBLICIDADE:

Ao fim, vitória de Pantoja na decisão dividida, com dois juízes marcando 48-47 a favor do brasileiro. Entretanto, o juiz Ben Cartlidge marcou um absurdo e inacreditável 49-46 para Moreno, o que chocou os fãs e a imprensa especializada, mesmo após o triunfo de Pantoja.

No placar geral: 3×0 para Pantoja. E a pergunta que não quer calar é: ‘CPF na nota, Moreno?

Whittaker x Du Plessis

D. Du Plessis vibra após nocautear R. Whittaker (Foto: Instagram/@ufc)

PUBLICIDADE:

Antes do UFC 290, o sul-africano Dricus Du Plessis era zebra nas casas de apostas na proporção de 4 para 1. No entanto, não dá para negar que a missão era bastante complicada: desde fevereiro de 2014, ainda na divisão dos meio-médios (até 77,1kg), Robert Whittaker só havia sido derrotado em duas oportunidades e para o mesmo homem: o nigeriano Israel Adesanya.

Dentro do octógono, Du Plessis provou que não é mais promessa e sim uma realidade. O sul-africano não temeu o ex-campeão e brutalizou Whittaker com um nocaute no terceiro round, chocando o público presente na T-Mobile Arena. Dricus não só derrubava um importante porteiro do peso médio (até 83,9kg), como se garantia como próximo rival do atual campeão Israel Adesanya, que subiu ao octógono para encará-lo ao fim do combate.

Outros destaques do card

Robbie Lawler se aposentou no UFC 290. Foto: Reprodução/Instagram

Abrindo o card principal, Bo Nickal não tomou conhecimento do estreante Val Woodburn. Mesmo sendo um prospecto conhecido pelo seu Wrestling, Nickal emendou dois cruzados em sequência. O primeiro, balançou o jamaicano. O segundo o fez ir à knockown e antes mesmo do norte-americano pensar nos golpes de misericórdia, o árbitro entrou na frente e interrompeu o combate, garantindo a segunda vitória do astro em ascensão, em duas lutas no Ultimate.

No fechamento do card preliminar, o ex-campeão dos meio-médios (até 77,1kg) Robbie Lawler emocionou os fãs desde a sua entrada no octógono. Fazendo sua última luta como profissional do esporte, o ‘Ruthless’ foi homenageado na semana do UFC 290 e já havia anteriormente garantido sua vaga no Hall da Fama da organização.

Dentro do octógono, Lawler seguiu emocionando os fãs e encerrou sua carreira ao melhor estilo…ROBBIE LAWLER. Com apenas 39 segundos, o norte-americano acertou um upper seguido de um golpe de direita em Niko Price, que caiu de forma imediata com os joelhos dobrados no chão. O público na T-Mobile Arena foi à loucura com o nocaute e com as imagens dos melhores momentos da carreira de Lawler, que foram transmitidos no telão do ginásio e fizeram o ex-campeão ir às lágrimas mais uma vez.

Melhor card preliminar dos últimos tempos?

V. Petrino sorri após finalizar M. Prachnio (Foto: Twitter/@ufc)

O card preliminar do UFC 290 já pode ser considerado um dos melhores dos últimos anos, melhor inclusive, que muito card principal de outros eventos. Das oito lutas da primeira parte do espetáculo, seis terminaram em nocaute ou finalização e as que foram para a decisão dos juízes também deixaram os fãs de pé na arena ou no sofá de casa.

Merecem destaques as atuações do sul-africano invicto Cameron Saaiman, que nocauteou o estreante Terrence Mitchell no primeiro round, em duelo da divisão peso galo (até 61,2kg). Os brasileiros Vitor Petrino e Denise Gomes também deram show em suas lutas e ajudaram a manter o 100% de invencibilidade dos atletas tupiniquins no card do UFC 290.

Vitor dominou o polonês Marcin Prachnio do início ao fim e finalizou o seu rival com um katagatame no terceiro round. Já Denise Gomes quebrou a banca ao nocautear a mexicana invicta Yasmin Jauregui com apenas 20 segundos de confronto e emendar sua segunda vitória seguida com as luvas do Ultimate.

Mudança fatal? Makhachev ignora alerta e pode ter fim trágico nos meio-médios!

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89