Acerto de contas: Alex Poatan tem chance de vingar mentor Glover Teixeira diante de Jiri Prochazka no UFC 295

Brasileiro encara algoz de mentor em compromisso que confirmará o novo campeão nos meio-pesados

Poatan ao lado de Glover Teixeira

G. Teixeira (esq.) posa com A. Poatan (dir.). Foto: Reprodução/Instagrma

Além da chance de ampliar o legado no MMA profissional, o compromisso de Alex Poatan no UFC 295 tem sabor ainda mais especial. Neste sábado (11), o brasileiro sobe no octógono e disputa o cinturão vago nos meio-pesados (até 93kg.) diante de Jiri Prochazka. O desafio, porém, pode sacramentar a vingança a Glover Teixeira, que teve seu reinado encerrado no confronto diante do tcheco na temporada 2022.

Desde sua estreia no UFC, Poatan tem traçado trajetória de sucesso. Com apenas três apresentações na empresa, o lutador se credenciou à disputa do cinturão dos médios diante de Israel Adesanya, sua vítima nos tempos de kickboxing.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Prochazka Alex Poatan

No desafio, Alex chocou o mundo ao nocautear o então campeão no último round. Na revanche imediata concedida ao nigeriano, o paulista foi superado e confirmou a migração aos meio-pesados.

Na nova categoria, Poatan não só tem a oportunidade de repetir o sucesso da divisão anterior, mas também de alcançar o feito de seu principal mentor no MMA, Glover Teixeira. Com a lenda brasileira como referência no esporte, Alex estreou na categoria contra Jan Blachowicz, vítima do treinador na disputa de título em 2021.

PUBLICIDADE:

Assim como Glover, Alex também teve sucesso diante do polonês. Tendo Teixeira como espelho, o paulista precisará alterar o roteiro escrito pelo mineiro na categoria para o embate diante de Prochazka.

Como campeão dos meio-pesados, o mentor de Poatan teve Jiri como primeiro desafiante ao seu reinado. Contra o perigoso tcheco, o veterano teve performance convincente e dominou o oponente por grande parte do confronto.

PUBLICIDADE:

Restando pouco mais de 30 segundos para o fim do confronto, Glover acabou sucumbindo ao rival, sendo finalizado e destronado. A revanche entre os lutadores acabou confirmada pelo UFC, mas, por ironia do destino, Prochazka acabou sofrendo grave lesão nas vésperas do desafio, que aconteceria no fim de 2022, e deixou o compromisso.

A revanche entre Teixeira e Jiri acabou não saindo do papel. Com a aposentadoria de Glover no início de 2023, resta a Poatan o papel de vingar o professor.

Caso vença Prochazka, além de ‘acertar as contas’ pelo mentor, Alex voltará a repetir parte dos feitos de Glover. Se passar pelo tcheco, o brasileiro se tornará campeão do grupo e integrará a seleta lista de combatentes que somaram cinturões em grupos distintos na organização.

PUBLICIDADE:

Quer ganhar uma luva autografada por Charles do Bronx?

O SUPER LUTAS e a Roobet fazem um sorteio e você não precisa gastar nada para participar.

Clique aqui para acessar o link, preencha seus dados, leia o regulamento e boa sorte.

PFL compra Bellator para bater de frente com UFC + Chimaev desafia Poatan

Leia Mais sobre: , , , , ,


Resultados das Finais – PFL Resultados do UFC Las Vegas 82 Principais resultados do Bellator 301 Lutadores campeões em duas categorias do UFC Resultados do UFC 295