Matheus Nicolau justifica cancelamento de luta e acusa Manel Kape de não bater o peso de forma intencional

O lutador brasileiro fez duras críticas a falta de profissionalismo do seu rival e não poupou palavras ao dizer que o angolano não cumpriu seu compromisso com a balança de forma proposital, para obter vantagem dentro do octógono

M. Nicolau e M. Kape se enfrentariam no UFC Vegas 84 (Foto: Divulgação/UFC)

Um dos confrontos mais esperados do UFC Las Vegas 84, que aconteceu no último sábado (13), o duelo entre Matheus Nicolau e Manel Kape acabou não acontecendo após o angolano não bater o peso para a divisão peso mosca (até 56,7kg). Em entrevista à ‘Ag. Fight’, o atleta brasileiro fez críticas pesadas ao seu rival e o acusou de falhar balança de forma proposital para obter vantagem dentro do octógono.

Veja Também

Khabib Nurmagomedov posa ao lado de Ibrahimovic. Foto: Reprodução/Instagram/@Ibra_official

“Cheguei lá para a pesagem e depois que bati o peso vieram falar que o Manel estava chegando com o peso estourado. Até então não sabíamos o quanto era. Falei: ‘Beleza, vamos esperar e ver como ele vai chegar’. Ele chegou com 3,5 pounds (cerca de 1,5kg) acima faltando meia hora, então nem teria mais tempo para ele perder. Vi que ele chegou e não estava nada debilitado, eu estava muito mais desidratado que ele, bater 57 kg não é nada fácil, é desgastante, requer dieta restrita por muito tempo. Manel não deu sinal nenhum de desidratação, estava com a cara inchada ainda. Foi ali que senti que isso foi parte de um plano de jogo, não foi a primeira vez que ele fez isso. A gente tem percebido a vantagem que os atletas têm tido quando não batem o peso. Isso faz diferença na luta em si e na saúde. Estava muito bom para ele. Ao meu ver, ele fez tudo de caso pensado”, acusou Nicolau.

PUBLICIDADE:

Além das críticas ao seu rival, Matheus sugeriu que as Comissões e o UFC comecem a penalizar de forma mais dura o lutador que não cumpre a sua obrigação com a balança.

“Acho que essa é a parte que tem que ser mudada. Porque para o atleta que não bate o peso, está muito conivente, ele não tem punição nenhuma. A única punição que é a máxima que pode ser dada pela Comissão Atlética é perder 25% da bolsa de aparecer na luta, a bolsa de vitória ele nem perde porcentagem. Então fica muito conivente para um cara fazer isso. Ele não entra (na luta) perdendo ponto, não entra perdendo nada. Se ele ganhar a luta, não aparece que ele venceu mas estava acima do peso, e vida que segue”, reclamou o brasileiro.

PUBLICIDADE:

Número cinco do ranking dos moscas, Matheus agora vive uma indefinição em relação ao seu futuro na organização. Sem lutar desde abril de 2023, o brasileiro tenta se recuperar do nocaute sofrido para Brandon Royval que freou sua ascensão de seis vitórias seguidas na carreira.

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC 298 Resultados do UFC Las Vegas 86 Resultados do UFC 297 Resultados do UFC Las Vegas 84 Veja como foram as comemorações de Ano Novo dos lutadores de MMA