Especial Família Gracie: Sede de treino do UFC, Maracanã foi palco histórico há 63 anos

Em 23 de outubro de 1951, Hélio Gracie desafiou o lendário judoca Masahiko Kimura, em um combate que marcou época nas artes marciais

Kimura (esq.) e Hélio (dir.)  antes da grande luta. Foto: Reprodução

Kimura (esq.) e Hélio (dir.) antes da grande luta. Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (24), o Estádio do Maracanã sediará os treinos abertos do UFC 179, no Rio de Janeiro (RJ). Mais do que a presença do maior evento de MMA em um dos mais importantes palcos do esporte mais popular do planeta, o encontro remonta 63 anos atrás, quando o palco da final das Copas do Mundo de 1950 e 2014 também sediou um grande evento de artes marciais.

O ano era 1961 e o jiu-jitsu ainda não tinha o nome e o respeito internacional dos dias de hoje e, justamente por isso, o jovem Hélio Gracie quis demonstrar o potencial desta arte marcial importada e adaptada por sua família a todo o mundo.

PUBLICIDADE:

Para isso, Hélio enfrentou o lendário judoca faixa preta Masahiko Kimura, discípulo direto do fundador da primeira escola de judô Jigoro Kano, em um embate de duas artes marciais derivadas do jiu-jitsu japonês.

O contexto

PUBLICIDADE:
Os irmãos Hélio e Carlos Gracie. Foto: Reprodução

Os irmãos Hélio e Carlos Gracie. Foto: Reprodução

Esta não seria a primeira vez que Hélio Gracie enfrentaria um pupilo de Jigoro Kano. Alguns anos antes do duelo contra Kimura, ele já havia empatado duas vezes contra Geo Omori e empatado uma e vencido a outra contra Yukio Kato. Os combates, no entanto, não tiveram ampla cobertura da imprensa. Assim, os irmãos Hélio e Carlos esperavam capitalizar ainda mais sobre a visita da seleção japonesa de Judô em 1951.

PUBLICIDADE:

A dupla então foi atrás dos jornais e espalhou que os japoneses vieram ao Brasil exibir um estilo incompleto, que se trataria apenas de uma “parte” do jiu-jitsu. Além disso, eles condenaram a prática do judô esportivo, que, além de tudo, ainda contrariaria a premissa original das artes marciais: seu uso em situações de combate.

A estratégia deu certo, chamou a atenção dos nipônicos e o jornal Diário da Noite do dia 3 de setembro de 1951 trouxe a seguinte manchete esportiva: “O Japão jogará no Brasil o prestígio de seu jiu-jítsu”, conforme citado pelo jornalista Fellipe Awi no livro “Filho teu não foge à luta” (2012).

Hélio Gracie

PUBLICIDADE:
Hélio Gracie (foto) faleceu em 2009, aos 95 anos. Foto: Reprodução

Hélio Gracie (foto) faleceu em 2009, aos 95 anos. Foto: Reprodução

Filho mais novo dos oito herdeiros de Gastão e Cesalina Gracie, Hélio nasceu em Belém (PA) no dia 1º de outubro de 1913. Foi na adolescência que teve seu primeiro contato com o jiu-jitsu, introduzido à sua família por Esai Maeda (também conhecido como “Conde Coma”). Hélio e seu irmão mais velho Carlos, aluno direto de Maeda, são apontados como os pais do jiu-jitsu brasileiro – ou Gracie jiu-jitsu.

Se a flexibilidade e a possibilidade de um lutador mais fraco superar outro mais forte sempre foram os motes do jiu-jitsu desde sua origem, tais conceitos cresceram exponencialmente com Hélio Gracie. Franzino e dono de uma saúde frágil, Hélio aplicou de forma ainda mais eficiente o princípio de alavanca à arte-suave. Sua iniciação como mestre de jiu-jitsu rendeu uma história que é repetida à exaustão e amplamente difundida no meio do esporte.

Já no Rio de Janeiro, Hélio se aproveitou do atraso de Carlos para o treino de um aluno chamado Mário Brandt, um funcionário do Banco do Brasil, e iniciou a aula. Algum tempo depois, o irmão finalmente chegou. Desculpou-se com Brandt, mas ouviu do discípulo que a partir de agora ele gostaria de tomar aulas com Hélio.

Desde muito jovem, sua primeira luta de vale-tudo aconteceu quando tinha apenas 18 anos, Hélio Gracie se dedicou a outra arte fundamental para o desenvolvimento do jiu-jitsu: a promoção. Em suma, a estratégia se resumia a uma série de desafios públicos aos principais nomes das demais artes marciais, reforçados por um trabalho eficiente de mídia, com declarações polêmicas e que quase sempre rendiam manchetes. E foi exatamente assim que Hélio acertou aquela que se tornaria a luta mais famosa de sua carreira.

A luta

No dia 23 de outubro de 1951, uma terça-feira, 20 mil pessoas, entre elas o presidente Getúlio Vargas, compareceram ao Maracanã, que há pouco mais de um ano havia sido palco do Maracanazzo, para acompanhar o duelo entre Hélio Gracie e Masahiro Kimura.

Apesar de ser ligeiramente mais baixo do que Hélio, Kimura era cerca de 35 kg mais pesado do que o brasileiro – o que fazia daquele combate, em uma analogia usada pelos próprios Gracies, um duelo de “Davi contra Golias”.

As provocações de Kimura, que chegou a declarar se consideraria derrotado caso não vencesse Hélio em menos de três minutos, não chegaram a ser um problema, mas as condições climáticas sim. Devido a uma forte chuva, a luta, organizada às pressas, quase não aconteceu. Mesmo confirmado, o evento começou com mais de uma hora de atraso.

Antes mesmo do início do combate, nos microfones, Hélio Gracie já deu a entender que uma vitória seria difícil e salientou o espírito esportivo. Parecia, então, que o objetivo do brasileiro era atingir o japonês, ferindo-o no ego, como destacou a reportagem de “O Cruzeiro”, reproduzida por Reila Gracie no livro “Carlos Gracie” (2008).

“O japonês fica dentro da guarda de pernas de Hélio, mas a rompe em seguida, usando força e técnica, atravessando o seu volumoso tórax no peito do brasileiro. A defesa clássica de Gracie foi superada pelos músculos de Kimura, que desengatou com os joelhos as alavacas protetoras do nacional, realizando, assim, a primeira montada. Gracie concentrou-se na defesa. Teria que realizar um superdesdobramento técnico para resistir aos possantes arrancos do gigante amarelo”.

E assim o fez. Em um “superdesdobramento”, Hélio resistiu mais do que os três minutos anunciados por Kimura. Na verdade, Gracie levou o combate até o segundo round, quando foi arremessado de forma violenta ao solo e chegou a desmaiar por alguns instantes.

Mesmo recobrando os sentidos, Hélio já estava imobilizado e sem forças para resistir à chave de braço quase indefensável aplicada por Masahiro Kimura. Até então conhecida como Ude Garami, a finalização passaria a ser chamada de Kimura daí em diante.

Mesmo diante do iminente fim e sentindo uma dor lancinante, Hélio se recusou a bater em desistência e o combate só foi encerrado quando o irmão Carlos jogou a toalha, temendo por sua integridade física.

Apesar do resultado da luta ser de vitória para Masahiko Kimura, tanto para os Gracies quanto para a imprensa da época, a luta foi vista como uma demonstração de coragem, força e habilidade do brasileiro, e Hélio foi tratado como o “vencedor moral”. Mas mais do que isso, a partir daquela luta, a história do jiu-jitsu e das artes marciais, no Brasil e no mundo, jamais seria a mesma.

Assista abaixo a trechos da luta entre Hélio Gracie e Masahiko Kimura:

Leia Mais sobre: ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4