Amanda Ribas cresce, mas cede à experiência de Rose Namajunas na luta principal do UFC Vegas 89

Publicidade

Em duelo de alto nível no UFC Las Vegas 89, Amanda Ribas deu tudo de si, mas acabou derrotada por pontos para a ex-campeã peso palha (até 52,1kg.) Rose Namajunas na noite deste sábado (23). A promessa brasileira começou hesitante, mas se encontrou na luta e cresceu de rendimento a partir do terceiro round ao mostrar grande evolução técnica. No entanto, a experiência e precisão foram determinantes para a vitória da norte-americana.

Amanda Ribas, que faz parte do top 10 nas duas divisões, agora soma 12 vitórias e cinco derrotas em sua carreira. No peso mosca, ela tem um cartel de dois  triunfos e três reveses, com vitórias sobre Paige VanZant e Viviane Araújo, e derrotas para Katlyn Chookagian, Maycee Barber e Rose Namajunas.

Publicidade

Veja Também

Popó segue ativo e provoca Belfort no boxe. Foto: Reprodução/Instagram/@popofreitas

Rose Namajunas, ex-campeã peso palha, agora tem 12 vitórias e seis derrotas em seu cartel. Na divisão dos moscas, ela soma um resultado positivo e outro negativo, com uma derrota para Manon Fiorot e uma vitória sobre Amanda Ribas.

Amanda Ribas cresce na luta, mas perde por pontos para Rose Namajunas no UFC Vegas 89

O primeiro assalto foi marcado pela intensidade das duas atletas. Amanda Ribas foi pra cima e marcava bem o tempo, mas Rose Namajunas contragolpeava e acertava o rosto da brasileira com frequência. A brasileira, conforme seu pai, Marcelo Ribas, pedia, investiu na queda, mas viu a rival não ficar por baixo.

Publicidade

A ex-campeã foi atingida e chegou a balançar, mas prontamente deu a resposta com facilidade. Na aproximação, Amanda deu uma queda do judô, mas viu Namajunas fazer a raspagem. Por cima, a ‘Thug’ chegou à meia-guarda e soube aproveitar bem a posição com cotoveladas e socos até o fim do round.

Amanda Ribas perde para Rose Namajunas no UFC Vegas 89. Foto: Reprodução/Twitter/UFC News

A volta ao segundo assalto também teve o protagonismo de Rose, que acertava diretos com facilidade e atingia o rosto em cheio de Amanda. A brasileira, por sua vez, respondia com chutes rodados e frontais, sempre na linha da cintura da norte-americana. A ex-campeã entrou em queda, mas Ribas fez a defesa com uma joelhada. Oitava do ranking, a promessa ainda buscou duas vezes colocar a rival no chão, mas foi adiantada pela ‘Thug’, que fazia bem a defesa e caía por cima.

Publicidade

Com a promessa no intervalo de que nocautearia Namajunas, Amanda voltou mais agressiva, com intensidade e aproximação. A ex-campeã do UFC, por sua vez, era mais precisa e sabia aproveitar os contra-ataques com precisão. Faltando dois minutos, Ribas buscou duas quedas e, em ambas, foi rechaçada por Rose. Porém, ela insistiu e chegou no chão na meia-guarda. Após bater e abrir o caminho, a brasileira chegou às costas, mas não teve tempo para trabalhar.

Amanda Ribas encontrou a distância no quarto round e crescia de rendimento. Ágil, ela ouvia o corner e repetia com maestria cada pedido. Aparentemente mais cansada, Rose Namajunas não negava trocação, mas investiu e surpreendeu com uma queda no centro do octógono. No final, com apenas 30 segundos para o soar do gongo, a mineira tentou um triângulo, mas sem sucesso.

Para o último, a conversa entre Marcelo e Amanda Ribas era de que só o nocaute interessava. E isso fez com que a brasileira entrasse mais ligada, em busca de pressão e golpes significativos. Rose Namajunas, mais experiente, se defendia e tinha facilidade para entrar com o contragolpe. A luta permaneceu equilibrada até o final, com as duas lutadoras erguendo os braços. Ao final da contagem, a norte-americana foi declarada vencedora na decisão unânime dos juízes (48-47, 49-46, 48-47).

Resultados do UFC Las Vegas 89

CARD PRINCIPAL

Peso mosca (até 56,7 kg): Rose Namajunas derrotou Amanda Ribas na decisão unânime dos juízes (49-46, 49-46, 48-47)

Peso pesado (até 120,2 kg): Karl Williams derrotou Justin Tafa por decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)

Peso médio (até 83,9 kg): Edmen Shahbazyan derrotou AJ Dobson por nocaute técnico (socos) aos 4m33s do R1

Peso galo (até 61,2 kg): Payton Talbott derrotou Cameron Saaiman por nocaute técnico (socos) aos 21s do R2

Peso pena (até 65,7 kg): Youssef Zalal derrotou Billy Quarantillo por finalização (mata-leão) aos 1m50s do R2

Peso pena (até 65,7 kg): Fernando Padilla derrotou Luis Pajuello por finalização (guilhotina) aos 2m45s do R1

CARD PRELIMINAR 

Peso leve (até 70,3 kg): Trey Ogden derrotou Kurt Holobaugh na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso pena (até 65,7 kg): Julian Erosa derrotou Ricardo Carcacinha por finalização (guilhotina) a 2min15s do R1

Peso galo (até 61,2 kg): Miles Johns derrotou Cody Gibson na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso pena (até 65,7 kg): Jarno Errens derrotou Steven Nguyen na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso galo (até 61,2 kg): Dariya Zheleznyakova derrotou Montserrat Rendon na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso mosca (até 56,7 kg): André Lima derrotou Igor Severino por desclassificação (mordida) a 2min52s do R2

Peso pesado (até 120,2 kg): Mick Parkin derrotou Mohammed Usman na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Todos os golpes e resultados do UFC Ao Vivo e em Tempo Real

Publicado por
Redação SUPER LUTAS