Antes do UFC 300, relembre as dez melhores disputas de cinturão da história da organização

UFC 300, neste sábado, conta com três lutas por títulos e 12 campeões e ex-campeões em ação

Robbie Lawler e Rory MacDonald em disputa de cinturão (Foto: Reprodução/Twitter)

Neste sábado (13), o histórico UFC 300 proporciona aos fãs três disputas de cinturão em um evento que conta com 12 campeões e ex-campeões em ação ao longo das 13 lutas confirmadas.

Visando esquentar o clima para o UFC 300, a equipe do SUPER LUTAS se reuniu e elegeu as dez maiores e mais marcantes disputas de cinturão da história do Ultimate. Vamos à lista:

PUBLICIDADE:

10- Matt Hughes x Frank Trigg 2 – UFC 52

Matt Hughes derrotou Frank Trigg no UFC 52 (Foto: Reprodução/YouTube)

Abrindo a lista, voltamos quase 20 anos no tempo até o UFC 52, realizado em abril de 2005, em Las Vegas. Em revanche pelo cinturão dos meio-médios (até 77,1 kg), Matt Hughes e Frank Trigg protagonizaram uma das maiores lutas por título da categoria.

PUBLICIDADE:

Atingido por um golpe baixo não visto pelo árbitro no início da luta, Hughes sobreviveu por quase dois minutos à tempestade imposta por Trigg. Recuperado, o campeão carregou o desafiante nos ombros pelo octógono em um momento icônico antes de arremessá-lo ao chão e finalizar a luta com um mata-leão.

9- Anderson Silva x Chael Sonnen 1 – UFC 117

Anderson Silva finaliza Chael Sonnen no UFC 117. Foto: Reprodução/Twitter @UFC_Brasil

PUBLICIDADE:

Considerado uma das maiores lendas da história do MMA, Anderson Silva é o recordista de vitórias consecutivas de o segundo atleta com mais defesas de cinturão seguidas no UFC, mas as coisas poderiam ter sido bem diferentes se não fosse o triângulo salvador contra Chael Sonnen no UFC 117, em agosto de 2010.

Defendendo o título dos médios pela sétima vez na ocasião, o ‘Spider’ não encontrou resposta para o jogo de wrestling de Sonnen. Após quatro rounds e meio de amplo domínio do desafiante, o brasileiro ‘tirou da cartola’ um triângulo salvador e forçou o rival a dar os três tapinhas.

8- Robbie Lawler x Carlos Condit – UFC 195

Lawler_X_Condit_2

Robbie Lawler e Carlos Condit proporcionaram uma guerra no UFC 195 (Foto: Twitter/UFC)

PUBLICIDADE:

Aviso: esta não será a única vez que Robbie Lawler aparece na lista. Responsável pelo período mais violento dos meio-médios (até 77,1 kg), o campeão defendeu o título pela segunda, e última, vez no UFC 195, em janeiro de 2016, contra Carlos Condit.

Como de costume para ambos, Lawler e Condit proporcionaram aos fãs uma guerra sangrenta de cinco rounds, que acabou em vitória do campeão na decisão dividida dos juízes.

7- Frankie Edgar x Gray Maynard 3 – UFC 136

F. Edgar superou G. Maynard no UFC 136 (Foto: Divulgação/UFC)

A mais emocionante e equilibrada trilogia da história do UFC não poderia ficar de fora da lista. Meses após empatarem em uma batalha apoteótica que ainda está por aparecer nesta lista, Frankie Edgar e Gray Maynard se enfrentaram pela terceira vez no UFC 136, em outubro de 2011.

Após sobreviver a uma blitz de Maynard no primeiro round, Frankie Edgar deu a volta por cima, nocauteou o rival no terceiro round, defendeu o cinturão dos leves (Até 70,3 kg) e encerrou a trilogia perfeita, com uma vitória para cada lado e um empate.

6- José Aldo x Chad Mendes 2 – UFC 179

Aldo (esq.) e Mendes (dir.) travaram guerra no UFC Rio 5. Foto: Divulgação/UFC

A maior luta da história do peso pena (até 65,7 kg) aparece na sexta posição da nossa lista. Anos após nocautear Chad Mendes com a marcante joelhada no UFC 142, no Rio de Janeiro, José Aldo voltou a enfrentar o rival em solo carioca, no UFC 179, em outubro de 2014.

Ao contrário do rápido desfecho do primeiro duelo, o segundo confronto foi uma verdadeira guerra de cinco rounds, marcada por alternâncias de domínio e emoção do início ao fim. No final das contas, o vencedor foi o mesmo. José Aldo defendeu o título dos penas pela última vez na decisão unânime dos juízes.

5- Israel Adesanya x Kelvin Gastelum – UFC 236

Adesanya (dir.) bate Gastelum (esq.) no UFC 236. Foto: Reprodução / Facebook @ufc

O nosso top 5 é inaugurado pela única disputa de cinturão interino da lista. Em abril de 2019, Israel Adesanya e Kelvin Gastelum se enfrentaram na luta principal do UFC 236, premiada com o título de melhor luta do ano.

Em duelo marcado por violência e reviravoltas, Israel Adesanya chegou perto de ser nocauteado no quarto assalto, mas resistiu e garantiu a vitória na decisão unânime dos juízes.

4- Frankie Edgar x Gray Maynard 2 – UFC 125

Frankie Edgar e Gray Maynard empataram no UFC 125 (Foto: Divulgação/UFC)

Para a quarta posição, retornamos à trilogia entre Frankie Edgar e Gray Maynard, desta vez mais especificamente para a segunda luta entre ambos, no UFC 125.

Derrotado por Maynard em 2008, Edgar voltava a encontrar o rival em sua segunda defesa de cinturão no peso leve. O campeão sofreu múltiplos knockdowns no primeiro round, mas sobreviveu, deu a volta por cima e cresceu no duelo, que acabou empatado na decisão dividida dos juízes.

3- Jon Jones x Alexander Gustafsson 1 – UFC 165

Jones (esq.) e Gustafsson (dir.) travaram luta nomeada como a melhor de 2013. Foto: Divulgação/UFC

Abrimos o pódio com o primeiro grande e real desafio enfrentado por Jon Jones em seu dominante reinado nos meio-pesados (até 93 kg), contra Alexander Gustafsson, no UFC 165, em setembro de 2013.

Com cinco defesas de cinturão na bagagem, Jones enfrentava pela primeira vez um adversário com características físicas ao menos semelhantes às suas. Os dois protagonizaram um duelo sangrento marcado pelo equilíbrio. Ao fim de duros cinco rounds, ‘Bones’ saiu com a vitória na decisão unânime.

2- Weili Zhang x Joanna Jedrzejczyk – UFC 248

J. Jedrzejczyk (esq.) e W. Zhang (dir.) travaram uma das melhores lutas da história do MMA. Foto: Reprodução/Twitter @UFC

Engana-se quem pensa que a lista se encerraria sem nenhuma luta feminina. No UFC 248, em março de 2020, Weili Zhang, protagonista da luta co-principal do UFC 300, defendia o cinturão pela primeira vez contra a ex-campeã Joanna Jedrzejczyk.

Violência é a definição do que Weili e Joanna proporcionaram aos fãs ao longo dos 25 minutos do duelo, que é considerado por muitos como a maior luta feminina da história do UFC. No final das contas, vitória da chinesa na decisão unânime dos juízes.

1- Robbie Lawler x Rory MacDonald 2

robbie-lawler-rory-macdonald-ufc.jpg

Lawler e MacDonald fizeram a maior disputa de cinturão da história (Foto: Reprodução/UFC)

Robbie Lawler não é tratado como ‘Rei da Violência’ à toa. O ex-campeão dos meio-médios (até 77,1 kg) aparece novamente na nossa lista, desta vez na posição mais alta do pódio, por sua primeira defesa de cinturão, contra Rory MacDonald, no UFC 189, em julho de 2015.

Lawler e MacDonald, que já haviam protagonizado duelo extremamente equilibrado dois anos antes, entregaram aos fãs o maior show de violência e emoção da história da organização. Após diversas alternâncias de protagonismo e muito sangue no octógono, o campeão conseguiu o nocaute no quinto round para defender o título.

Leia Mais sobre: , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89